Wednesday, December 30, 2009

O Formato da Sombrancelha - Yin Yang


Posted by Picasa

As sombrancelhas são uma particularidade do ser humano. Os animais não tem sombrancelhas. Segundo o Prof. Jong Suk Yum, "a sombrancelha é o ponto de observação da vida longa ou curta, da prosperidade ou do declínio e, dependendo do seu formato, conferem às pessoas a impressão de mansidão, doçura ou rudeza.

Quando zangada, a pessoa fica com as sombrancelhas erguidas.
Quando triste, estreita as sombrancelhas.
Quando a tristeza desaparece, as sombrancelhas voltam ao normal.
Elas oferecem também meios para se reconhecer uma pessoa com tendência a inteligência ou a tolice." (Diagnóstico Visual do Homem.)

O Prof. Michio Kushi, em seus estudos sobre dianose, publicados no livro Diagnóstico Visual , ensina que as sombrancelhas mostram a história da vida de uma pessoa. Dividindo a sombrancelha em 3 partes, do centro para a periferia, a primeira delas mostra a vida quando bebê, a do meio a vida de adulto e a parte final a vida numa idade avançada.

O ângulo das sombrancelhas (ascendente ou descendente) é determinado em grande parte, pela alimentação da mãe durante a vida intrauterina.

O significado das sombrancelhas:
Grandes: Tendência de se viver até uma idade avançada.
Pequenas: Tendência de maiores cuidados na velhice.

Pelos grossos, compridos e grande quantidade: prenúncio de uma vida muito feliz e saudável.
Pelos finos: Necessidade da pessoa buscar sua felicidade de modo mais intenso.

Se ao longo da sombrancelha houver uma falha, uma separação dos pelos, significa que nessa altura da vida a pessoa experimentará uma grande crise. É semelhante à reflexologia relativa a uma quebra na linha da vida na palma da mão.


Sombrancelhas largas e espessas são Yang. A ingestão de alimentos de origem vegetal causa sombrancelhas maiores e mais grossas.


Sombrancelhas finas são Yin. O consumo de carne afina os pelos das sombrancelhas e diminui o seu tamanho. Excesso de alimentos adocicados ou de açúcar torna as sombrancelhas mais finas e eventualmente elas tendem a desaparecer.

Distância entre as sombrancelhas
Próximas:  se a distância entre as sombrancelhas é muito pequena, é sinal de pessoa Yang. Esse tipo de pessoa é muito tenaz, e na meia-idade pode apresentar problemas de saúde.
Distantes: se a distância entre as sombrancelhas é grande, é sinal de pessoa Yin. Esse tipo de pessoa sofre menos quando existe separação nas relações familiares.




Se as sombrancelhas arqueiam para cima, ascendentes, indicam disposição para a ira e podem indicar também uma mãe que comeu muita carne.

A palavra japonesa para ira, significa literalmente, "elevar as sombrancelhas."

São de característica Yang (figura A).










 Se as sombrancelhas arqueiam para baixo (descendentes), indicam uma disposição pacífica; são as sombrancelhas da Paz.

Indicam uma alimentação vegetariana e com frutas.

A tradicional imagem do imperador vista em muitas gravuras tem sombrancelhas longas, arqueadas para baixo e bastante afastadas dos olhos - uma indicação de receptividade, disposição pacífica e discernimento supremo (figura B).









Labels: , , ,

Monday, December 28, 2009

Pálpebras o que elas podem revelar de você? Yin Yang

Pálpebras


As pálpebras são partes dos olhos e servem para demonstrar o estado de espírito de alguém.
Possuem um controle interno extraordinário, pois, quando batem, os olhos segregam um líquido para unta-las.

Em pessoas rudes, ásperas e grosseiras elas murcham e minguam.

Significado das pálpebras

Ambas, superior e inferior, largas: bom sina! Entre os orientais são mais comuns pessoas de pálpebras largas, e por isso desenvolvem melhor a percepção.

Pálpebras superiores mais largas: quando as pálpebras superiores são mais largas, mais coradas, de espessura normal e um pouco levantadas, demonstram que a pessoa possui grandeza de coração e de mente, desenvolvem muito a percepção e tem possibilidade de viver muito tempo.

Pálpebras superior e inferior estreitas: quando ambas as pálpebras são estreitas em relação à face, podem indicar pessoas com alguma dificuldade em abertura de mente. Em geral, são pessoas mais rápidas com maior dificuldade de expressão. Entre os ocidentais predominam as pálpebras estreitas e por isso eles desenvolvem melhor a imaginação. São mais fantasiosos.

Pálpebras inferiores inchadas: As pálpebras inferiores são muito ligadas à vida sexual. Quando se apresentam inchadas, intumescidas, revelam a possibilidade de ter grande prole. Mulheres grávidas, ou no período menstrual em geral também apresentam essa característica.

Inchaço ao redor dos olhos: particularmente nas pálpebras superiores podem indicar cálculos na vesícula. Quando as pedras são eliminadas, o inchaço desaparece imediatamente.

Inchaço logo abaixo dos olhos e das pálpebras pode indicar pedras no rins ou dificuldades de circulação do sangue.

Espinhas no interior das pálpebras, o chamado terçol, indicam o consumo em excesso de proteínas animais.

Uma pálpebra cujo interior é quase branco indica anemia, sendo a cor vermelha o normal.


Pálpebras escuras significam cansaço. Na antiguidade achava-se que a vida desregrada, a malandragem e a prostituição é que levavam as pálpebras a ficarem escuras. Hoje em dia, a sociedade moderna considera bela a pálpebra escura e as mulheres costumam pintar.

Labels: , , ,

Sunday, December 27, 2009

O que são as linhas vermelhas na parte branca do olho?


Posted by Picasa
Presença de vasos sanguíneos na esclerótica
A presença de linhas vermelhas na parte branca o olho é um sintoma importante.

O aparecimento de vasos sanguíneos na esclerótica, ou porção branca do olho, pode indicar fraqueza do orgão correspondente à seção onde estão localizados esses vasos.

Um vaso na área do cérebro por exemplo,
(veja o mapa das íris abaixo)
pode revelar que este orgão tem um vaso interno expandido.



Este mapa com um D no meio, representa a Íris Direita.


Na infância, o ser humano não apresenta vasos sanguíneos na parte branca do olho, mas na medida em que vai envelhecendo, muitos desses vasos aparecem, principalmente quando a pessoa está cansada. Isso significa que os vasos sanguíneos, bem como a circulação ficaram expandidos. Os vasos sanguíneos então aparecem movendo-se mais em direção à periferia, em vez de tenderem para o interior, tal como durante os primeiros anos de vida.

Quando os olhos apresentam linhas vermelha e um ponto no fim do vaso, a cor do ponto é importante. Um ponto vermelho pode indicar a presença de coágulo sanguineo no orgão correspondente à área onde se situa o ponto. Um ponto escuro pode indicar a formação de pedras.


Este mapa representa a correlação da Íris Direita com o corpo.

Muitas vezes, as áreas correspondentes ao estômago, rins e baço, tem uma suspeita de formação de pedras ou manchas de muco a sua volta, indicando que neste caso no interior desta área, podem estar se desenvolvendo depósitos de gordura.

Se ao longo da margem da parte branca do olho há depósitos de cor amarelada, isso indica que o corpo possui ácidos gordurosos em excesso, causados provavelmente pela ingestão de alimentos gordurosos e ovos em demasia.

O que representam as manchas na parte branca dos olhos?

Manchas avermelhadas na porção branca indicam a possibilidade de problemas com a corrente sanguínea ou o sistema circulatório.
Manchas amareladas na porção branca indicam a possibilidade de problemas com os orgãos do tubo digestivo médio.
Manchas escuras ou até mesmo pretas na porção branca indicam a possibilidade de problemas com os rins e o sistema de excreção.
Manchas azuladas e da cor de púrpura indicam a possibilidade de problemas com o sistema nervoso.

Quando a parte branca dos olhos apresenta uma cor avermelhada proeminente, pode ser um sinal de disfunção do fígado, sobrecarregado devido a um excesso de alimentos de origem animal.

Quando esta cor avermelhada está espalhada por todo o olho, pode ser sinal de um mau funcionamento de todas as partes do corpo.



Este mapa com um E no meio representa a Íris Esquerda.

O hábito de piscar os olhos seguidamente significa um esforço do organismo para descarregar o excesso de Yin. O normal é o necessário é piscar os olhos cerca de 3 vezes por minuto.

Os bebês que tem Yang suficiente em geral piscam pouco.

Quais são os tipos principais de olhos em relação ao seu tamanho?

Olhos grandes são Yin. As pessoas com olhos grandes demonstram em geral muita sensibilidade, bondade e amizade espontânea. São otimistas e apaixonantes. Em geral, seu ponto fraco é a propensão para resfriados. Convém a estas pessoas absterem-se de leite e seus derivados na idade adulta.



Este mapa representa a correlação da Íris Esquerda com o corpo.

Olhos pequenos demonstram afastamento, fechamento e melancolia. As pessoas de olhos pequenos em geral demonstram menos senso do imediato do que pessoas de olhos grandes, mas são no entanto eminentes, pertinazes e seguras nas tomadas de posição. A princípio podem se mostrar arredias e amargas, mas com o tempo revelam-se superiores e profundas.

Olhos salientes caracterizam pessoa que observam rapidamente, muitas vezes entretanto faltando minuciosidade. Este tipo de olhos indicam um a condição Yin e podem indicar alguma disfunção na tireóide.
Olhos fundos: Os olhos fundos em geral são apresentados por pessoas com ângulo de observação curto, mas profundo. São realistas, espertas e caracterizam geralmente os tipos intelectuais.

Labels: , , ,

Friday, December 25, 2009

Olho junto e o Yin e Yang


Posted by Picasa
O que o olho junto pode representar segundo o Yin e o Yang?


Olho Junto
Quando as íris estão voltadas para a direção do nariz, é um sinal Yang, podendo indicar acidose sanguínea e pressão alta.

Pode-se aprender muito sobre uma pessoa examinando a forma e a posição dos seus olhos, pois eles são a janela da alma.

Além de ser as janelas da mente, os olhos são também os fiscais do corpo, pois captam o exterior, filmando-os na mente e revelando o que se passa no interior do ser.

O método de detectar doenças através do exame do olho é chamado de Iridologia.

Segundo a tradição budista japonesa, a essência do corpo apresenta-se no rosto e a essência do rosto está nos olhos, pois estes revelam o bem e o mal que o ser humano tem dificuldade em ocultar.

Conforme um interessante estudo do Professor Michio Kushi, publicado no livro Diagnóstico Visual,

O olho esquerdo mostra a influência de vosso pai,
O olho direito mostra a influência de vossa mãe.

Se o olho esquerdo é menor que o direito, então vosso pai era mais Yang e ativo que a vossa mãe.
Se o olho direito é menor do que o esquerdo, então vossa mãe era mais Yang e ativa que o vosso pai.

Olho separado


Quando as íris estão voltadas para a direção das orelhas, é um sinal Yin, podendo indicar aumento absoluto ou relativo de hidróxidos, óxidos e metais alcalinos no organismo.
A técnica oriental de identificação do SAMPAKU - ou desequilibrio Yin, é bastante conhecida no oriente, principalmente no Japão, e tem conquistado uma ampla credibilidade, pois com esse tipo de análise visual a margem de acertos tem se mostrada muito grande.

Os orientais identificam a pessoa sampaku como aquela carregada por um excesso de Yin, derivado de uma alimentação abusiva e inadequada, vida desregrada, hábitos irregulares, etc.
Essa condição pode colocar a pessoa em rota de colisão com o destino podendo ocorrer desfechos trágicos.

E quanto aos recém-nascidos?
Nos recém nascidos, é normal as íris se apresentarem bem embaixo, com a parte branca dos olhos aparecendo em cima, como um sol nascente num começo de vida. Alguns meses mais tarde, esta condição muda e as íris ficam mais centradas.

E quanto aos idosos?
Nos mais idosos, a parte branca do olhos aparece em baixo, como um sol poente de um final de vida.

E nos adultos?
Quando uma pessoa adulta apresenta esta condição, ela possui um desequilibrio Yin, caracterizando o sampaku. Neste caso, seus orgãos podem estar enfraquecidos e seus reflexos podem ficar muito lentos, havendo forte propensão para acidentes.
Se uma íris está voltada para a direção do nariz e a outra está na sua posição normal, ou seja, no centro do olho, isso pode indicar tendência para a diabete.

O brilho nos olhos

O interesse em aguma coisa aumenta o brilho nos olhos, mas o desinteresse, o cansaço, a exaustão, o aborrecimento, fazem desaparecer esse brilho.

Os sábios tem nos olhos o brilho de quem tem algo dentro de si, enquanto que os olhos dos ignorantes apresentam-se geralmente sem brilho.

É por isso que os entrevistadores das empresas buscam tanto o brilho nos olhos dos candidatos. Eles sabem intuitivamente que este indicador é muito poderoso e sobre o qual a pessoa se revela naturalmente inexistindo espaço para a mentira.
Quando a pupila do olho se torna muito grande, é sinal de que as batidas do coração estão fora do normal.
Uma lua na parte superior da íris ou um anel branco em seu redor indica um mau funcionamento no triplo aquecedor.

Triplo aquecedor segundo a medicina oriental é controle dos sistemas Respiratório, Digestivo e Extretor e é o regulador da energia do corpo.


Labels: , ,

Wednesday, December 23, 2009

Minha orelha é prospera? Yin Yang


"As orelhas são uma medida total da condição humana", dizem George Ohasawa e Michio Kushi", e por esta razão são orgãos importantes par o diagnóstico visual, quando são observadas então a sua forma, localização e espessura.

O lobo tem orelhas pontiagudas, características de um excessivo consumo de carne. Quando na primeira infância a pessoa se alimenta de cerais, existe a tendência de suas orelhas se desenvolverem para baixo, formando um lóbulo maior.

Os antigos diziam que o tamanho e a forma das orelhas dependem também dos hábitos nutricionais de sua mãe durante o período da gestação, nos 3 primeiros meses da gravidez, quando as orelhas se desenvolvem. Após o bebê nascer, e até cerca dos 10 ou 12 anos, podem ser efetuadas mudanças graduais, via alimentação, sem contudo mudar a estrutura da orelha.


A figura 1 mostra uma orelha com a parte superior mais desenvolvida indicando também excesso de proteínas (animal ou vegetal).

A figura 2 mostra uma orelha onde a parte de cima e de baixo estão bem desenvolvidas, que é considerado pelos antigos como sendo a orelha ideal

A figura 3 mostra uma orelha com a parte média muito desenvolvida e a superior e inferior nem tanto, caracterizando a orelha "biscoito". Essa forma de orelha pode ser acentuada por excesso de consumo de hidratos de carbono, especialmente açúcar.

Existe uma atividade chamada auriculoacupuntura que se utiliza dos pontos da orelha com as suas correlações com diversas partes do corpo no tratamento. É muito usada por exemplo para ajudar a deixar de fumar, com a chamada aplicação do ponto na orelha.

Os lóbulos das orelhas são a parte mais fria do corpo. Quando queimamos o dedo no fogo da cozinha em alguma panela o ato reflexo é imediatamente segurar o lóbulo da orelha para resfriar rapidamente o dedo e evitar que a queimadura progrida. No Oriente, eles ainda puxam um pouco o lóbulo da orelha para baixo com força para aliviar a dor da queimadura.

Dizem que os brincos servem para puxar os lóbulos da orelhas para baixo e assim num ato reflexo proporcionar menos dor e mais alegria de viver. Os minerais e a agua acumulam-se no lóbulo e determinam o seu desenvolvimento.

Os orientais consideram a orelha da estátua de Buda a ideal. Elas começam ao nível do olho e vão até o nível da boca com um lóbulo proeminente, que segundo os antigos representa a prosperidade.

Orelhas grandes podem indicar que os orgãos internos estão contraídos. Dizem os antigos que o crescimento do lóbulo da orelha está associado ao desenvolvimento do cérebro, porem muitos cientistas e gênios da atualidade apresentam lóbulo da orelha pequeno ou quase inexistente.

É interessante observar que , segundo o Dr. Yum , os animais pequenos, como o rato e o coelho precisam ter orelhas grandes porque são indefesos e necessitam estar alertas a qualquer ruído. Já os animais grandes como o tigre, o leão e o urso, possuem orelhas pequenas porque tem meios mais eficazes de defesa.

Se as orelhas são compridas desde cima até embaixo, isso pode significar um discernimento muito claro.

As orelhas que ultrapassam o limite da boca são Yin.
As orelhas que se elevam acima da linha dos olhos são Yang.

Orelhas coladas à cabeça podem indicar que o campo de recepção de vibrações é muito grande.
Orelhas puxadas para trás e agarradas na cabeça, de modo que não sejam visíveis quando se olha a pessoa de frente, podem indicar que seu portadores podem ser bons líderes e governantes da sociedade, pois em geral, pessoas com estas características são pacientes, procuram julgar apropriadamente e procuram ouvir de tudo.
Orelhas mais visíveis descoladas da cabeça, podem indicar uma natureza introspectiva, com tendência à meditação.
Orelhas grossas podem indicar sensibilidade e temperamento afável.

Um abraço querido leitor!
Votos de um Feliz Natal e um ano de 2010 pleno de Saúde, Harmonia e Prosperidade!

Labels: , ,

Saturday, December 19, 2009

Quero mudar o meu nariz - Yin Yang


Um estudo realizado por Jong Suk Yum sobre as formas do rosto no Yin Yang oriental fornece algumas observações sobre o nariz:
"Os animais inferiores tem o sentido do olfato, não tem propriamente um nariz, e sim um focinho, uma cavidade. Nariz mesmo só se diz do homem. A medida que os animais vão atingindo uma certa superioridade, o focinho vai lhe aparecendo mais saliente.
Nariz grande é melhor sinal, segundo os antigos, do que nariz pequeno demais principalmente para os homens. É também interessante observar que o nariz fino é característica de vários homens inteligentes e de mente desenvolvida, embora base larga também seja sinal de grande capacidade de realização.
Ainda segundo Yum, o "desenvolvimento do nariz é mais lento do que o das outras partes do nosso rosto. Normalmente, o nariz continua a se desenvolver até aproximadamente os 25 anos de idade.
Nas crianças de desenvolvimento normal o nariz é pequeno e baixo; o contrário denota desenvolvimento precoce, prematuro."


É natural querer mudar a forma do nariz. Um rosto nobre, belo, tem sempre como elementos o nariz e os olhos harmoniosos e sistemáticos.


O livro chinês Suei-Hsing classificou 24 tipos de nariz há 135 anos antes de Jesus Cristo.


Entre os tipos mais comuns deste estudo estão:


- Nariz alto. É sinal de grande desejo de progredir na vida. Desejo de conseguir notoriedade. Busca da fama.
Denota um caráter delicado porem determinado.


- Nariz baixo. É sinal de grande aptidão física. Habilidades manuais e esportivas. Denota resistência e sociabilização.


- Nariz pequeno e curto. Quem tem o nariz pequeno geralmente possui o dedo mínimo e os pulmões de tamanho um pouco menor. Dizem que mãos, pés e nariz grande denotam genitália de tamanho maior no caso dos homens. Em geral homens de nariz pequeno tendem a ser mais impacientes.


- Nariz grande e comprido. É sinal de convicção no pensamento, humanidade e longevidade. Indica muito vigor.


- Nariz largo. Caráter vigoroso, valente, tem desejos de conseguir bens materiais.


- Nariz estreito. Denota tendência a certa timidez. Pode ter um personalidade um pouco mais nervosa mais sujeita ao estresse do dia-a-dia.


Sinais sintomáticos


Os estudos orientais sobre a diagnose visual dão muita importância ao nariz, pois este pode indicar muitos sintomas, além de poder ser um sinal claro de saúde e vigor.


O Professor Michio Kushi faz as seguintes observações a esse respeito:
- O nariz, pela reflexologia, pode indicar alguma condição do coração e dos pulmões. A ponta do nariz indica o coração. Se a ponta do nariz se apresentar fina e pontiaguda, então o coração é muito Yang. Se a ponta do nariz estiver vermelha e inchada pode indicar muita atividade no coração, condição muito comum entre as pessoas que bebem muito álcool.


- Um nariz que se apresenta dilatado pode indicar que o coração também se apresenta dilatado por excesso de bebida ou comida. Segundo os observadores chineses antigos existe uma estreita relação entre o tamanho do nariz e a quantidade de alimentos ingeridos. Se houver uma reentrância na ponta do nariz isto pode indicar que as válvulas do coração tem dificuldades em se contrair.


- Um nariz grande e arredondado indica uma condição Yin.
- Um nariz pequeno e achatado indica uma condição Yang.


- Se a área entre o nariz e o lábio superior estiver inchada e arredondada, isto pode indicar que existe excesso de muco no estômago, fígado e pâncreas.


- Em geral as fossas nasais (narinas) podem indicar a condição dos pulmões. Narinas bem desenvolvidas e "arejadas" podem indicar pulmões fortes e bem desenvolvidos. Quando ficam flácidas podem indicar alguma fraqueza nos pulmões.


- Um nariz inchado, que se apresenta oleoso ou brilhante pode indicar um excessivo consumo de proteína animal. Se existem veias vermelhas na ponta do nariz, pode ser indício de pressão sanguínea alta.



Labels: , , ,

Wednesday, December 16, 2009

Yin Yang - Linhas Faciais - O que as marcas de expressão podem revelar?


Posted by Picasa
Linhas Faciais

Os seres humanos tem varias linhas estampadas na face.
Segundo a reflexologia YIN YANG temos:
Geralmente, as linhas horizontais são devidas à alimentação YIN (ingestão demasiada de líquidos, frutas e leite.) ou por excesso de alimento.
Geralmente, as linhas verticais são devidas à alimentação YANG (muito sal, carne, peixes, etc.)

As linhas verticais entre os olhos e na parte superior do nariz, indicam problemas no fígado e na vesicula biliar. Uma linha vertical nesta área revela que o baço está sobrecarregado. Duas linhas verticais nesta área indicam excesso de YIN no figado, especialmente óleos.

No nariz ou na boca, não deve haver qualquer fissura ou rachadura. Quando isto se verifica, reflete uma fraca coordenação entre os dois lados do corpo.

Uma fissura no nariz indica que os dois lados do coração não estão em equilibrio. Revela pouca vitalidade.

Três linhas horizontais na testa indicam um bom desenvolvimento do cérebro e uma grande atividade mental.

Se essas linhas são paralelas, revelam uma atividade mental bem coordenada. Se estas linhas tomam diferentes direções indica um raciocínio randômico com tendência para pensar muitas coisas ao mesmo tempo.

Mudanças na coloração da pele.


Cores Faciais

Cada cor manifestada na pele denuncia uma certa condição do corpo. Essas manifestações podem ser observadas sob duas formas: marcas ou sinais bem definidos - tais como manchas, pontos, linhas - ou coloração geral da pele.

Diferentes grupos de pessoas tem cores dominantes diferentes, mas em todas as pessoas doentes aparecem as mesmas características.

Tudo depende de um bom treinamento para se perceber estes sinais. Nas pessoas de pele negra, por exemplo, pode-se ver essas cores nas mãos, no rosto e nos olhos.

A cor amarela indica problemas de baço, pâncreas, fígado, estômago e vesícula. Esses órgãos são freqüentemente afetados por excesso de doces, açucar etc.

A pele branca, especialmente leitosa, é muito comum atualmente, devido ao consumo excessivo de produtos lácteos. Pode indicar deficiência ou escassês de sangue (anemia).

A palidez indica uma condição YIN dos pulmões. Pode também revelar asma ou outros problemas respiratórios, inclusive alergia e fraqueza geral.

A cor vermelha indica sempre uma condição YANG e eventualmente problemas no coração. Ela pode aparecer em todo o corpo, apenas em algumas partes, ou manifestar-se através de erupções cutâneas e espinhas (conseqüência de má fermentação nos intestinos causadas por toxinas). Se, no inverno, o rosto e o nariz ficam vermelhos, isso significa estagnação no sangue e problemas de circulação. O homem é, na essência, vermelho.

A coloração esverdeada na pele é rara, exceto nas partes muito YIN do corpo como as veias. Quando aparece indica redução da caracteristica animal e maior tendência da característica vegetal.

Pele muito verde pode indicar tendência para tumores e é típica de pessoas que estão se tratando de câncer.

Quando colorações azuladas e arroxeadas substituem o tom esverdeado das veias - pelo consumo exagerado de açúcar refinado, bebidas frias, refrigerantes, sorvetes -, trata-se de um sinal perigoso.
A cor arroxeada no nariz denuncia um coração muito dilatado e pressão alta.

Cores escuras indicam o mau funcionamento dos rins, que sobrecarregados apresentam dificuldades para filtrar o sangue, em decorrência da presença de resíduos. Os rins, então ao invés de passar estes resíduos para a urina, devolvem-nos ao sangue, e estas toxinas podem se acumular por todo o corpo, surgindo na pela a coloração marrom-escura.

Um abraço, querido leitor!

Labels: ,

Saturday, December 12, 2009

Yin Yang - O que os rostos podem revelar ?


Posted by Picasa

O rosto funciona como um parâmetro. Possui tanto uma funcão estética como captadora, pois todos os orgãos ali presentes funcionam harmoniosamente, como um conjunto de antenas ligadas para captar as mensagens que chegam do mundo exterior.

Cada homem é um mundo e tem características próprias, mas num exame mais profundo dos seres humanos, verifica-se que eles tem algo em comum, podendo-se estabelecer certos grupos com peculiaridades semelhantes.

Tais peculiaridades juntas tem grande significado, podendo até determinar o estado geral de saúde e o prenúncio de muitas doenças.

Olhar os aspectos exteriores e peneirar no mais íntimo do homem é tarefa de observação e paciência oriental.

Segundo as observações de Jong Suk Yum, no seu livro Diagnóstico Visual do Homem, é interessante notar tambem que, quando uma pessoa está prestes a receber ou viver uma alegria ou tristeza,  para um bom observador os sintomas se farão representar de antemão em seu rosto, pois o sentimento da vida é muito forte e se faz facilmente sentir no rosto humano.

Esse sentimento, quase que profético, não é privilégio de uns poucos formados ou preparados. O acontecimento futuro de coisas boas ou más é evidenciado no semblante que qualquer pessoa, como se as celulas passassem por uma transformação, um reflexo ao sentir a aproximação de alguma coisa extraordinária.

A medicina oriental, com a sua milenar sabedoria, classifica três constituições básicas nas formas do rosto, que revelam de uma simples observação as características fundamentais da pessoa. Outra característica marcante é expressada pelas feições do rosto.

Rosto Yin




O queixo é pontudo e a face forma um triângulo com a base voltada para cima. Em geral caracteriza tipos pensativos.

















Rosto Yang
O queixo é achatado com maxilares fortes e largos. A face forma um triângulo com a base voltada para baixo. É o caso típico de pessoas ativas.

Percebe-se que o os produtores de cinema sabem disso instintivamente quando selecionam atores de mandíbulas baixas e grandes para os papéis de guarda-costas.

Rosto Equilibrado



As feições apresentam-se bastante harmoniosas, mantendo o equilíbrio, sem tendência para os outros dois lados extremos. Caracterizam pessoas harmoniosoas, ordenadas, pacificas e compreensivas.













Feições contraídas


Se toda a face está contraída e as características faciais estão muito próximas umas das outras, a pessoa tem uma constituição Yang. A distância ene os olhos e a boca é relativamente curta, o nariz é contraído e quase achatado, os olhos pequenos.














Feições expandidas




Se todos os traços faciais estão expandidos e as características faciais se apresentam muito separadas, a pessoa tem uma constituição Yin. A distância entre os olhos e a boca e entre as extemidades externas dos olhos é grande; o nariz é alongado e expandido e os olhos são grandes.

Labels: ,

Yin Yang - Redemoinho nos cabelos tem significado? E a Calvice?

Segundo os orientais, o redemoinho - ou a espiral de cabelos no alto da cabeça - é a origem da vida e representa a entrada da força do Céu no corpo.

O corpo desenvolve-se a partir deste ponto e todos os seres humano tem essa espiral, sendo que alguns apresentam duas ou até mais espirais.

A parte frontal da cabeça é mais Yin enquanto que a parte posterior é mais Yang.

 Se o redemoinho começa em direção à fronte, a pessoa é mais Yin.

Se o redemoinho começa em direção à  nuca, a pessoa é mais Yang.

Se o redemoinho está bem no centro da cabeça, é sinal de que Yin e Yang estavam harmonizados no momento do nascimento. Os pais estavam em harmonia fisica e mental. Denota tendência para as artes, pensamento profundo, harmonia e equilibrio em geral.

Se o redemoinho está à direita da cabeça indica disposição ativa e tendência para a vida prática; muito Yang.

Se o redemoinho està à esquerda da cabeça indica uma visão objetiva, analítica e um pensamento sistematizado.

E no caso da Calvice?


Segundo o Prof. Michio Kushi, o cabelo é Yin, e a calvice começa geralmente na parte mais Yin da cabeça, ou seja, na fronte.

A calvice ou queda de cabelos pode tambem ser acentuada por uma dieta excessivamente de doces, frutas, açucares e liquidos que constituem uma dieta Yin.

O couro cabeludo é um aglomerado compacto de celulas Yang e quando estas celulas são distendidas por uma dietaYing, a raiz capilar enfraquece e pode ocorrer uma queda de cabelo.

Existe um ditado italiano que diz que "mendingo não tem careca". Como o mendingo tem que andar muito para conseguir o que comer, ele faz muito movimento e exercícios dos pés evitam a queda dos cabelos.

Para o Dr. Jong Suk Yum, em seu livro Diagnóstico Visual do Homem, "geralmente os homens que passam dos 40 a 50 anos começam a diminuir os cabelos, da frente para trás, chegando a calvice."

Existem diversos tipos de calvice. Cada um deles revela características diferentes.

Calvice apenas no meio denota caráter muito doméstico, pessoa que gosta do lar  e suas atividades. Muito sonhador e idealista se mantem afastado da vida dos outros.

Calvice apenas nas laterais demonstra caráter alegre, de quem gosta de ajudar os outros. Teórico insistente e seguro.

Calvice uniforme. Segundo os antigos testa larga simboliza nobreza e vida longa. Costuma acontecer com pessoas inteligentes, que tem muito senso de humor e imaginação.

Labels: ,

Yin Yang - Reflexologia - O que os cabelos podem revelar ?

O fato dos cabelos tenderem a ser mais encaracolados ou mais lisos pode mudar ao longo do tempo com a alimentação. (Fonte: Seu Corpo, revista Planeta, 1985)



De acordo com a reflexologia, geralmente os cabelos refletem a condição dos cilios intestinais. Portanto um especialista ao examinar o cabelo de uma pessoa pode inferir e deduzir sobre sua capacidade digestiva.

Antigamente os taoistas, para cuidar dos cabelos, os penteavam 120 vezes ao despertar, pois acreditavam que passando o pente muitas vezes nos cabelos, adquiriam melhor visão e circulação do sangue.

De um modo geral, recomenda-se o consumo de algas marinhas como um dos alimentos mais favoráveis aos cabelos. Alimentos à base de hidratos de carbono, por sua vez, ajudam o cabelo a crescer.

O que representam os cabelos fortes?
Em geral indicam que na alimentação entram vegetais e cereais.

O que representam os cabelos fracos?
Quando fracos e macios indicam alimentação continuada de origem animal. Cabelos fracos que podem ser arrancados facilmente indicam em geral uma saúde mais fraca.

O que indicam os cabelos lisos?
Os cabelos lisos indicam maior consumo de vegetais e cereais ou uma alimentação bem equilibrada entre Yin e Yang.

O que indicam os cabelos encaracolados?
Cabelos encaracolados resultam de alimentação extremamente Yang ou extremamente Yin.

O que indicam os cabelos secos?
Cabelos secos resultam do consumo insuficiente de liquidos e indicam carência do oleo de bom colesterol na alimentação.

O que indicam os cabelos úmidos?
Cabelos úmidos resultam do consumo excessivo de liquidos.

O que indicam os cabelos oleosos?
Cabelos oleosos resultam do excesso de consumo de alimentos de origem animal, especialmente produtos a base de leite, açucar e na demasiada ingestão de óleos ou alimentos gordurosos.

O que indicam os cabelos finos?
Cabelos finos indicam constituição ácida do corpo. Os cabelos podem se tornar fracos e pode haver tendência a calvice.

O que indicam os cabelos grossos?
Cabelos grossos indicam constituição alcalina do corpo. Em geral os cabelos grossos embranquecem mais facilmente.

O que pode revelar a queda excessiva de cabelos?
A queda de cabelos é normal. Toda pessoa deixa cair cerca de 150 fios de cabelo por dia que renascem normalmente. Entretanto, uma queda acentuada e contínua de cabelos pode revelar uma alimentação prejudicial aos cilios intestinais. A causa pode ser diversa e pode ser relacionada ao excessivo consumo de leite e seus derivados e ao consumo de uma quantidade excessiva de ovos.

O que significam os cabelos espigados (arrepiados) nas pontas?
Cabelos arrepiados nas pontas revela excesso de Yin. Segundo a reflexologia as pontas arrepiadas dos cabelos revelam a condição dos orgãos sexuais. Isto é, a condição dos testículos no homem e a condição dos ovários na mulher. A pessoa que tem as pontas dos cabelos arrepiados (espigados) é muito emocional e sensível, tendo mais dificuldades em tomar decisões na vida.

Como posso mudar a cor do meus cabelos pela alimentação?
Segundo o Prof. Michio Kushi, é possível mudar a cor dos cabelos de brancos para escuros pela alimentação. Cabelos cinzentos ou brancos na cabeça são sinais de excesso de Yang. Para escurecer os cabelos é preciso eliminar o sal da comida e comer mais vegetais. A transição leva tempo, mas o cabelo aos poucos irá ficando mais escuro.

O que significa o excesso de caspa no cabelo?
O excesso de caspa pode significar excesso de consumo de proteinas principalmente galinha e peixe, além de outros produtos animais.

Um abraço, querido leitor!

Labels: , ,

Friday, December 11, 2009

Yin Yang - Natal - Parte 2

continuação...
" Este é o ensinamento profundo do ciclo do ano. Igualmente é o ciclo mais curto, do dia e da noite. Até o do mais longo de 2160 anos, ou mesmo o de 26.000 anos. A compreensão deste ensinamento mudo ou silencioso, vivido com toda a intensidade íntima do ser, implica em deixarmos de der dualistas; em cessarmos de considerar o Yin indepententemente do Yang ou o Yang independentemente do Yin; em não excluirmos um trazendo o outro; em não separa-los de maneira absoluta.

Inexiste frente sem dorso e inexiste dorso sem anverso. Ver so Yin ou só o Yang, negligenciar ou preferir um ao outro, evitar a sua coexistência ou sucessão, é ser iludido ou iludir a si mesmo; é ser atingido pela cegueira espiritual ou no mínimo carecer da visão do espírito.

Em consequência disso, pode surgir a intolerância, a arrogância, o orgulho, o exclusivismo, o fanatismo, que em suma nada mais são do que a manifestação da ignorância, da ignorância de Yin e Yang, da sua interdependência e complementaridade, ignorância da vida e de suas mutações."

Um abraço querido leitor.

Labels:

Thursday, December 10, 2009

Yin Yang - Natal - Parte 1

Natal
(Paris, dez.1966 por Jean Baudry)
Após 40 anos com adaptações do editor deste blog. Considerar que o texto foi escrito no hemisfério Norte onde em Dezembro é inverno (Yin).

O Natal é uma festa de Alegria, de Renovação, de Nascimento Eterno.

Dentro do Yin mais profundo, na época do ano onde os dias são mais curtos e quando as trevas e o frio triunfam, o germe oculto do Yang começa efetivamente com o seu crescimento.

A partir do solstício (dia mais curto do ano) do inverno, os dias se alongam pouco a pouco.

É verdade que o fenômeno ainda é muito restrito, quase imperceptível, pois a vitória da luz sobre as trevas é muito lenta, e o frio ainda persistirá por muito tempo, chegando até a ser mais rigoroso.

Portanto é bem verdade: o Yang nasce, seu germe desperta e traz em si as esperanças dos dias quentes, ensolarados, plenos de vitalidade.

Assim, o Ano Novo começa no inverno. O Natal é o Ano Novo, o alfa de um novo ciclo, de novo anel espiroide. O Natal é a concepção e a Renovação, que se manifestarão na primavera em março-abril.

Sempre o Yang sucede ao Yin e o Yin sucede ao Yang. Alcançado o seu máximo de crescimento, o Yin contem o germe do Yang. No seu máximo, o Yang contem o germe do Yin. Nos seus limites o Yin se transmuta em Yang e o Yang se transmuta em Yin. Inexiste Yin sem Yang e inexiste Yang sem Yin.

O Yin e o Yang são contrários opostos e aparentemente inimigos, mas complementares, realmente indispensáveis um ao outro.

O Yang é um aspecto doYin.
O Yin é um aspeceto doYang
Yin é Yang. Yang é Yin.

Labels:

Wednesday, December 9, 2009

Yin Yang - As 6 formas de cabeça

De forma geral uma cabeça grande ou pequena tem relação com o resto do corpo e com a vida.
Uma cabeça grande revela uma constituição Yin.
Uma cabeça pequena revela uma constituição Yang.

Para os orientais a cabeça é o comandante do corpo, é a última que se deita e a primeira que se levanta, cumprindo uma de suas funções básicas que é de dirigir o corpo.

Segundo os autores Prof. Jong Suk Yun e Michio Kushi, do livro Diagnóstico Visual do Homem, existem 6 formas básicas de cabeça que são determinadas pelo desenvolvimento do cérebro.
1- Cabeça Equilibrada
2- Cabeça Teórica
3- Cabeça Idalista
4- Cabeça Convicta
5- Cabeça Rígida
6- Cabeça Intelectual

1- Cabeça Equilibrada
Quando a cabeça é divida verticalmente à altura das orelhas e apresenta a parte da frente maior do que a de trás, representa uma forma equilibrada, pois na parte da frente se concentra a atividade racional e na parte de trás a atividade emocional. Nesta pessoa pode haver mais facilmente o controle da razão sobre a emoção.

2- Cabeça Teorica
Quando a cabeça é divida verticalmente à altura das orelhas e apresenta duas partes iguais, representa a emoção e a razão no mesmo nível. Se a cabeça for mais arredondada poderá prevalecer a simpatia e a amizade. Se for mais comprida a tendência será da pessoa ser mais teórica do que emotiva.

3- Cabeça Idealista
Quando a cabeça é dividida verticalmente à altura das orelhas e apresenta uma elevação na parte superior. Isto poderá ser uma tendência para a nobreza e bom raciocínio. Em geral, pessoas com estas características podem apresentar convicção e fé destacadas. Em alguns casos pode haver tendência para a teimosia e a obstinação, confiando mais em si mesma do que nas outras pessoas e julgando que está agindo sempre bem.

4- Cabeça Convicta
Quando a cabeça é dividida verticalmente à altura das orelhas e apresenta um alongamento maior na parte de trás, esta pessoa poderá ser alguém de fortes convicções.

5- Cabeça Rigida
Quando a cabeça é dividida verticalmente à altura das orelhas e apresenta uma elevação forte no topo da cabeça (assim como a figura estilizada de um marciano ou extraterrestre), esta pessoa poderá ter decisões firmes. Em geral pessoas com estas característica podem ser severas, ativas e de intenções firmes e claras.

6- Cabeça Intelectual
Quando a cabeça é divida verticalmente à altura das orelhas e apresenta um maior desenvolvimento frontal, em geral as pessoas com estas característica tendem a desenvolver mais o lado racional. Em geral se concentram mais na razão do que na emoção.

Labels:

Monday, December 7, 2009

Tipos de diagnose da Medicina Oriental

Existem 4 tipos de diagnoses na medicina oriental.
São denominados em Japonês como:
1- Bo-shin - diagnose pela observação, utilizando os olhos e a intuição e examinando detalhadamente todas as partes do corpo
2- Bun-shin - diagonse pela audição e olfato, utilizando a atenção concentrada no paciente.
3- Mon-shin - diagonse pela conversa, a chamada anamnese atual, é perguntar o que o paciente sente, sobre seu trabalho, situação familiar, narração do seu caso, etc.
4- Setsu-shin - diagnose pelo tato, tomada de pulso, pontos de pressão, etc.

Na medicina oriental, a diagnose é considerada como o próprio tratamento, pois sintomas, diagnóstico e tratamento são diretamente ligados e é sempre realizada considerando-se a condição global do paciente.

Cada doença é diagnosticada tendo em mente a doença e todo o organismo.
No diagnóstico é imprescindível a utilização do princípio único do Yin Yang.

O Bo-shin baseia-se somente na observação, pois o olho é o orgão sensitivo mais desenvolvido no ser humano.

Como todas as disciplinas orientais, esse tipo de diagnóstico requer muitos anos de estudo e prática para ser considerado o mais elevado devido à sua universalidade.

A condição mais importante na aprendizagem desta técnica é ter habilidade para determinar na primeira olhada a condição geral do paciente.

Até o modo de andar deve ser levando em conta. Por exemplo, uma pessoa saudável anda com os pés paralelos. Os dedos dos pés apontados para dentro indica que a pessoa apresenta sinais de contração relativa a uma constituição Yang, enquanto que andar sobre os calcanhares ou com os dedos dos pés apontados para fora indicam uma constituição Yin.

Perna torta é uma indicação de excesso de consumo de carne ou sal.
Andar nas pontas dos pés inclinando-se para a frente é um sinal de constituição Yang.

Uma postura ereta é Yang. Uma postura curva é Yin.

Labels:

Diagnose visual - História


Posted by PicasaShoulao, deus chinês da vida longa.
O estudo dos caracteres dos seres humanos nasceu na Antiguidade. Seu estudo iniciou na antiga India, levando-se inicialmente em conta as rugas do corpo humano. Depois migrou para a China como meio de se fazer diagnósticos.
Conta a tradição que o médico Pien-Chiao encontrou o grande profeta Chang-Sang e dele recebeu os segredos dos diagnósticos através dos caracteres das pessoas.
Após 30 dias de meditação Pien-Chiao chegou a cidade de Chin, onde encontrou um grande tumulto devido à morte de Chien-Tzu, mãe do rei.
Ao examina-la concluiu que seu estado era catatônico e que passada a crise ela reviveria e de fato isso aconteceu em poucas horas dando grande prestígo a Pien-Chiao.
Diz a lenda que em seguida Pien-Chiao rumou para a cidade de Hu, onde curou o principe herdeiro.
Seguiu então para Chi, onde encontrou o rei Hung-Kung que aparentava boa saúde e vigor, mas Pien-Chiao disse que logo morreria. O rei riu-se da predição no início, ficando indignado depois, mas diz a lenda que a previsão se concretizou.
A partir deste e de outros casos narrados, a fama de Pien-Chiao se espalhou por toda a China, levando a um colega seu, Chi-i a sentir tanta inveja dele a tal ponto que Chi-i que o assassinou.
Este acontecimento histórico está narrado no livro Shi-Chi, de Ssu-Ma-Chien, 146-66 a.C.
Com o decorrer do tempo, essa técnica de diagnose visual espalhou-se pelo oriente, vindo a se concentrar na China.

Labels: , , ,

Yin Yang - Tipos de pessoas

Nada na Natureza é totalmente Yin ou totalmente Yang.
Quando o domínio é pequeno chama-se pequeno Yin ou pequeno Yang.
Quando o domínio é grande chama-se grande Yin ou grande Yang.

Há ainda uma outra subdivisão do princípio Yin Yang, útil para fins do estudo da diagnose visual.
Pode-se classificar as pessoa em "cheias" e "vazias". Trata-se de uma medida de volume de energia.
Pessoas do tipo "cheio" tendem a ter muita energia.
Pessoas do tipo "vazio" tendem a ter pouca energia e consequentemente tem menor resistência às doenças.

Temos então 4 tipos básicos de pessoas:
1- Pessoa Yang - Cheia:
É um tipo ativo, de cor vermelha, geralmente gordo, com tendências para problemas cardíacos; tem pressão alta e tendência para ter um AVC - Acidente Vascular Cerebral.
Yang - Cheio significa orgãos ativos em excesso. Um tratamento possível é estimular os intestinos para eliminar toxinas do organismo.

2- Pessoa Yang - Vazia:
É um tipo ativo, de cor marron-escura, gerlamente magro, com tendência a ter problemas nos rins. Um tratamento possível é manter pés e tronco aquecidos e a cabeça mais fria do que o tronco.

3- Pessoa Yin - Cheia:
É uma pessoa pouco ativa, de cor amarelada ou azulada, com tendência a ter problemas de figado.
Um tratamento possível é estimular o movimento de modo a fazer a pessoa transpirar.

4- Pessoa Yin - Vazia:
É uma pessoa bem inativa, de cor pálida ou branca, com tendência a ter problemas de pulmão ou anemia.
Um tratamento possível é buscar a harmonização do individuo, por exemplo através da alimentação equilibrada.

Todos esses fatores devem ser levados em conta na indicação da dieta, no preparo das ervas e outros tratamentos externos como a acupuntura, o shiatsu, a quiropatia, etc.

Labels:

Yin Yang - Produtos do leite

Os produtos do leite são difíceis de serem enquadrados nesta classificação Yin Yang.
O leite de cabra é Yang.
O queijo roquefort que é feito de leite de cabra é Yang.

O iogurte é muito Yin.
O leite de vaca e a maioria dos queijos estão no meio.

O homem é um animal Yang e esta é a razão pela qual ele é tão facilmente atraido por alimentos Yin que são a maioria dos laticínios.

Mesmo quando o homem consome uma grande quantidade de alimentos Yang. Estes atraem os alimentos Yin.

Em termos de mentalidade, alimentos Yin tendem a causar emoções e pensamentos Yin de medo e insegurança.

Já os alimentos Yang causam emoções e pensamentos Yang de agressividade e enfrentamento.

O equilibrio Yin Yang tende a conduzir a harmonia.

Labels:

Sunday, December 6, 2009

Yin Yang - Alimentos e bebidas

Alimentos e bebidas na classificação Yin e Yang

+ Pouco Yang
++ Medio Yang
+++ Muito Yang

*  Pouco Yin
** Medio Yin
*** Muito Yin
FRUTAS
Tâmara ***
Abacaxi***
Mamão***
Manga***
Mexerica***
Tangerina***
Laranja***
Banana***
Nota: A banana ouro e a banana da terra são as mais balanceadas
Figo***
Pera**
Pêssego**
Lima**
Melão**
Amêndoa**
Amendoim**
Castanha de caju**
Azeitona +
Morango +
Castanha +
Cereja +
Maça++

CEREAIS
Milho*
Centeio*
Cevada*
Aveia*
Aveia em flocos*
Trigo*
Painço*
Arroz integral +
Trigo integral ++

VEGETAIS
Cogumelo shitake***
Berinjela***
Tomate***
Batata-doce***
Batata inglesa***
Pimentão***
Feijões*** (exceto azuki)
Pepino***
Aspargo***
Espinafre***
Alcachofra***
Palmito***
Cogumelo***
Ervilha**
Aipo**
Lentilha**
Repolho Roxo*
Beterraba*
Brócolis*
Acelga*
Repolho branco*
Dente de leão (folha e haste) +
Alface +
Escarola +
Couve +
Rabanete +
Alho +
Cebola +
Nabo +
Abobora ++
Cenoura ++
Bardana (gobô) ++
Agrião ++
Cará +++

BEBIDAS
Com mel e melado ***
As que contiverem açúcar ***
Café ***
Sucos de Frutas***
Champanhe***
Vinho***
Cerveja**
Chopp**
Agua mineral *
Chá de tomilho*
Chá de hortelã*
Chá de Artemísia +
Ban chá +
Café de cevada +
Leite de cereais +
Chá de 20 raizes (Mu) ++
Chá habu ++
Chá de dente de leão ++
Chá de raiz de ginseng +++
Chá de dente de leão com bardana +++

DERIVADOS DE LEITE
Iogurte***
Coalhada***
Nata ***
Requeijão***
Queijos Brancos ***
Manteiga***
Leite**
Queijo tipo Camembert**
Queijo tipo Gruyére**
Queijos amarelos*
Queijo tipo Gorgonzola +
Queijo do Reno+
Leite de Cabra ++

PRODUTOS ANIMAIS
Carne de porco**
Carne de boi **
Carne de galinha*
Carne de pato +
Carne de peru +
Salsicha +
Ovo ++

FRUTOS DO MAR
Ostra*
Marisco*
Polvo*
Enguia*
Carpa*
Bacalhau*
Linguado*
Lagosta*
Truta*
Camarão +
Sardinha +


OLEOS
Oleo de milho**
Oleo de amendoim**
Oleo  de coco**
Azeite de oliva **
Oleo de girassol *
Oleo de gergelin*
Oleo de soja*
Gorduras e Margarina *

Labels:

Saturday, December 5, 2009

Yin Yang na Orientação da Saúde

O princípio Yin Yang é uma ferramenta muito útil na orientação da saúde.


É uma bussola que guia o homem apontando a direção da vida.
Esta posição pode ajudar o homem a encontrar sua posição no universo e conduzi-lo à saúde e felicidade, capacitando-o a analisar os alimentos de consome e seus benefícios no organismo e na mente.

Qualquer coisa pode ser analisada em termos de Yin Yang. Isto é outra maneira de dizer que tudo neste mundo é relativo.

Pela observação, lógica e intuição, os seguintes fenomenos são classificados nas seguinte categorias:
Yang
Tempo
Movimento
Interior
Masculino
Sólido
Quente
Animal
Yin
Espaço
Repouso
Exterior
Feminino
Líquido
Frio
Planta

Labels:

Yin Yang - Os 7 Princípios

Da antiga filosofia de Yin e Yang, o escritor George Ohsawa, introdutor da Macrobiotica no Ocidente, extraiu sete princípios e doze teoremas que resumem o modo de operar e a inter-relação Ying e Yang.


Os sete princípios da ordem do Universo:

1- Todas as coisas são diferenciações da infinidade una.
2- Tudo se encontra em estado de mudança.
3- Todos os antagonismos são complementares.
4- Não há nada idêntico no universo.
5- Tudo o que tem uma frente tem um dorso.
6- Quanto maior for a frente maior será o dorso.
7- Tudo o que tem um começo tem um fim.

Os 12 teoremas do Princípio Unificador:








1- A Natureza Universal é constituida de polos Yin (negativo) e Yang (positivo).
2- Ying e Yang surgem e volta do e para o mundo infinito, revesando-se entre eles, paralizando ou dinamizando.
3- As índoles de Yin e Yang são complementarmente contrárias.
Yin tem a força centrífuga e da expansão.
Yang possui a força centrípeta e de contração.
Juntos produzem energia e todos os fenômenos.
4- Yin atrai Yang e Yang atrai Yin.
5- Ying repele Yin e Yang repele Yang.
6- A Natureza é a aglomeração de atomos que evolucionam em espiral, sustentando a harmonia do Yin e do Yang em diversas proporções.
7- Todos os fenomenos são efêmeros, mudando constantemente a sua constituição de de componentes Yin e Yang.
8- Tudo comporta polaridade. Nada é exclusivamente Yin ou Yang.
9- Na Natureza não existe nenhum ente neutro. Sempre sucede a transformação do Yin para o Yang e vice-versa.
10- A atração natural aumenta na medida que a diferença entre as indoles Yin e Yang for maior.
11- Se Yin chegar ao extremo evoluciona para Yang. Se Yang chegar ao extremo evoluciona para Yin.
12- A Natureza possui Yang por dentro e Ying envolvendo esse Yang.

Labels:

Yin Yang Os opostos complementares

O estudo da medicina oriental está intimamente ligado à teoria do Yin e Yang.
A premissa básica é que tudo no universo existe num continuo estado de mudança. Esta mudança se exprime em termo do Yin se tornar Yang e do Yang se tornar Yin. Ambos são relativos e não absolutos.

Tudo no universo existe em oposição complementar:
- Sem o frio não existiria o calor
- Sem o topo não existiria a base
- Sem a resistência não haveria o movimento

Tao Te Ching: "Do um, surgiu o dois e do dois todas as coisas nasceram."

Se a tendência de qualquer movimento é de contração (força centripeta), então a força dominante é Yang. A força de contração origina densidade, atividade, calor, peso, velocidade, etc.

Se a tendência de qualquer movimento é de expansão (força centrífuga), então a força dominante é Yin. A força de expansão origina menor densidade, menor atividade, menor calor, leveza, menor velocidade, etc.

Os extremos Yin e Yang transmutam-se um no outro.  A contração levada ao ponto extremo produz um tendência para a expansão e vice-versa.

Esse pulsar da vida governa toas as coisas, desde o modo como as marés enchem e vazam e as plantas crescem numa sequência de intregração e de diferenciação, até a orbita dos planetas em seu movimento em torno do sol.

No corpo, há a expansão e a contração do coração,
O encher e o esvaziar dos pulmões,
A contração e a distenção dos músculos.

Labels:

Friday, December 4, 2009

O Corpo Humano e a Natureza

Tan-Chi
1281-1358

A forma arredondada da cabeça humana assemelha-se ao céu, a abóboda celeste.
A forma plana do nossos pés assemelha-se ao solo, a forma plana do chão onde pisamos.

O céu tem 4 estações. Nós temos dois braços e duas pernas, ou seja, 4 membros.
O céu tem 5 elementos. Nós temos 5 visceras.
O céu tem 8 ventos. Nós temos 8 partes.
O céu tem 9 estrelas grandes. Nós temos 9 cavidades.
O céu tem 12 horas. Nós temos 12 meridianos.
O céu tem 24 forças. Nós temos 24 diafragmas.
O céu tem 360 graus. Nós temos 366 ossos e articulações.
O céu tem Sol e Lua. Nós temos o discernimento.
O céu tem dia e noite. Nós temos que dormir e despertar.
O céu tem trovão e relâmpago. Nós temos alegria e ódio.
O céu tem chuva e orvalho. Nós temos choro e lágrimas.
O céu tem o negativo e o positivo. Nós temos o frio e o quente.
A Terra tem agua em suas fundações. Nós temos os vasos sanguíneos.
A Terra tem arvores, grama e minerais. Nós temos cabelos, pelos e dentes.

A Terra tem os 4 elementos: Areia, Agua, Fogo e Vento e todos vivem em harmonia.
Nos temos:
1- A Justiça para com o pai.
2- A Caridade para com a mãe.
3- A Amizade para com o irmão mais velho e o respeito para com o irmão mais novo.
4- A Piedade para com o velho.
Todos estes elementos harmonizam a nossa vida.

(Adaptado do livro Diagnóstico Visual do Homem de Michio Kushi.)

Labels:

Biometria avançada. Identificação de presença de vida e estado de saúde

Conhecer o próprio corpo é uma técnica milenar.
A aplicação deste conhecimento através de softwares e equipamentos tem permitido atualmente a identificação humana inequivoca como a usada através das impressões digitais nas eleições. Além disso características humanas únicas permitem com que esta identificação seja realizada de modo absolutamente seguro.
Entretanto as pesquisas vão mais além. Já é possivel através de aparelhos de leitura da iris humana mais avançados detetar a presença de vida através de características tambem únicas porem mutaveis que acompanham a parte imutável da iris dos olhos.
Isto apresenta a grande vantagem de reduzir drasticamente o risco de fraudes como o uso de uma fotografia, de um olho de vidro ou até mesmo do olho de um morto.

No caso do holograma de uma maçã,  ao cortarmos o holograma em dois, teremos duas imagens de maça uma em cada holograma.
Se cortarmos novamente em quatro, teremos 4 imagens de maça e assim sucessivamente.
Com as células do corpo humano ocorre algo semelhante, pois cada célula tem a identificação do DNA único do grupo de células a que pertence.
A biometria avançada caminha no sentido de identificar de modo único e inequívoco o indivíduo, identificar a presença de vida e além disso identificar o estado de saúde, ainda de modo muito primitivo porem em desenvolvimento.
Para isto os pesquisadores da atualidade se valem de uma das mais úteis heranças deixadas pelos antigos: o código para decifrar a linguagem do corpo com finalidades de diagnóstico.
Vivendo em integração com a natureza e o cosmo e respeitando a capacidade de recuperação própria se seu corpo, o homem antigo desenvolveu uma medicina holística que ao contrário de dividir o homem em orgãos e sistemas, fazia de seu corpo uma unidade integrada, saudavel quando todos os orgãos e sistemas se relacionam harmonicamente. Assim ele aprendeu que uma doença nunca chega sem anunciar-se por sinais externos.
Observar, perceber alterações, relacionar estas alterações no tempo e correlacionar com estados fisiológicos.
Eis aí um bom começo para resgatar a antiga arte de ler o corpo e aplicar este conhecimento de modo prático no dia a dia.
Segundo a tradição budista japonesa, a essência do corpo apresenta-se no rosto e a essência do rosto está nos olhos.
Conforme um interessante estudo do professor Michio Kushi, publicado no livro Diagnóstico Visual, há muitos anos, "o olho esquerdo mostra a influência de vosso pai. O olho direito mostra, por outro lado, a influência de vossa mãe. Se o olho esquerdo é menor que o direito, então vosso pai era mais yang e ativo que vossa mãe; se o olho direito é menor que o olho esquerdo, então vossa mãe era mais yang e ativa que o vosso pai." Michio Kushi é considerado um dos pais da Macrobiótica.
Como todo o oftalmologista sabe, o ser humano nunca usa seus dois olhos com a mesma intensidade ou para a mesma função, pois sempre usa um deles para focalizar e o outro para criar profundidade.
Nem todas as pessoas, entretanto usam o mesmo olho para focalizar e há um metodo fácil para determinar qual deles é utilizado para esta função: estenda a mão a sua frente e alinhe-a com um ponto na parede em frente. Mantenha os dois olhos abertos. Sem mover o braço, feche o olho esquerdo e depois abra-o. Feche então o olho direito, abrindo-o em seguida. O olho que mostra a mão fora do ponto onde ela é vista com os dois olhos abertos é o mais fraco, enquanto o olho que permite ver sua mão no mesmo ponto é o mais forte.
A parte esquerda do olho e a porção inferior são mais yang, enquanto que a parte direita e a porção superior são mais yin. Cilios longos são yin e cilios curtos são devidos ao consumo excessivo de proteínas animais que destroem as qualidades yin.
Um provérbio japonês diz que os olhos de um homem dever ser como um arco, pois sua natureza é yang, e os da mulher como um anel, por ser yin, exteriormente.