Wednesday, June 27, 2012

Qual a origem da danca

Qual a orígem da dança?

Fonte: Wikipedia

http://pt.wikipedia.org/wiki/Dan%C3%A7a

A dança é uma das três principais artes cênicas da Antiguidade, ao lado do teatro e da música. No antigo Egito já se realizava as chamadas danças astroteológicas em homenagem a Osíris. Na Grécia, a dança era frequentemente vinculada aos jogos, em especial aos olímpicos.[1] A dança se caracteriza pelo uso do corpo seguindo movimentos previamente estabelecidos (coreografia) ou improvisados (dança livre).[2] Na maior parte dos casos, a dança, com passos cadenciados é acompanhada ao som e compasso de música e envolve a expressão de sentimentos potenciados por ela.
A dança pode existir como manifestação artística ou como forma de divertimento ou cerimônia. Como arte, a dança se expressa através dos signos de movimento, com ou sem ligação musical, para um determinado público, que ao longo do tempo foi se desvinculando das particularidades do teatro.
Atualmente, a dança se manifesta nas ruas em eventos como "Dança em Trânsito", sob a forma de vídeo, no chamado "vídeodança", e em qualquer outro ambiente em que for contextualizado o propósito artístico.

Índice

História da dança

Apresentação de um grupo de dança.
A história da dança cênica representa uma mudança de significação dos propósitos artísticos através do tempo.
Com o Balé Clássico, as narrativas e ambientes ilusórios é que guiavam a cena. Com as transformações sociais da época moderna, começou-se a questionar certos virtuosismos presentes no balé e começaram a aparecer diferentes movimentos de Dança Moderna. É importante notar que nesse momento, o contexto social inferia muito nas realizações artísticas, fazendo com que então a Dança Moderna Americana acabasse por se tornar bem diferente da Dança Moderna Européia, mesmo que tendo alguns elementos em comum.
A dança contemporânea como nova manifestação artística, sofrendo influências tanto de todos os movimentos passados, como das novas possibilidades tecnológicas (vídeo, instalações). Foi essa também muito influenciada pelas novas condições sociais - individualismo crescente, urbanização, propagação e importâncias da mídia, fazendo surgir novas propostas de arte, provocando também fusões com outras áreas artísticas como o teatro por exemplo.

Dança e educação

A dança no contexto educacional brasileiro aparece como conteúdo da disciplina Artes e nas atividades Ritmicas e Expressivas da Educação Física . A dança é trabalhada na escola como atividade e linguagem artística, forma de expressão,socialização, como conceito e linguagem estética de arte corporal e Cultura Corporal de Movimento Humano. Também pode ser utilizada de forma instrumental, assim como a ginástica, os esportes e as lutas, enfocando o aspecto bio-fisiológico, e forma de atividade para condicionamento físico, visando bem estar e saúde em clubes, academias e demais espaços de lazer
Existem cursos de baicharelado em Dança que qualificam profissionais de dança, seja o artista bailarino, dançarino ou coreógrafo.
O ensino da dança nas escolas brasileiras é abordado dentro do conteúdo das Artes, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (fonte www.mec.gov.br)constitui componente curricular obrigatório, contemplando para o ensino fundamental Artes Visuais, Dança, Música e Teatro, e, para o ensino médio, além destas linguagens já citadas, há a inclusão das Artes Audiovisuais. (PCN - BRASIL, 2000, p. 46)[3]
A abordagem da dança dentro do contexto da educação física é complementar e deve auxiliar no preparo físico para que os profissionais de artes possam atuar.
A dança é uma área de conhecimento autônoma, até mesmo dentro das Artes, e é preciso ser respeitada e reconhecida como tal. A formação para professores e artistas de dança é adquirida nos cursos superiores de dança (bacharelados e licenciaturas) e a profissão é regulamentada pela Lei 6.533/78 a Lei do Artista. [4]

Classificação e gêneros

Várias classificações das danças podem ser feitas, levando-se em conta diferentes critérios.

Estudos e técnicas de dança

No início dos anos 1920, os estudos de dança (dança prática, teoria crítica, análise musical e história) começaram a ser considerados uma disciplina acadêmica. Hoje, esses estudos são parte integrante de muitos programas de artes e humanidades das universidades. No final do século XX, o reconhecimento do conhecimento prático como equiparado ao conhecimento acadêmico levou ao aparecimento da [pesquisa prática]] e da prática como pesquisa. Uma grande variedade de cursos de dança estão disponíveis, incluindo:
Graus acadêmicos estão disponíveis desde o bacharelado até o doutorado e também programas de pós-doutorado, com alguns estudiosos de dança fazendo os seus estudos como estudantes maduros depois de uma carreira profissional de dança.

Competições de dança

Uma competição de dança é um evento organizado em que os concorrentes executam danças perante um juiz ou juízes visando prêmios e, em alguns casos, prêmios em dinheiro. Existem vários tipos principais de competições de dança, que se distinguem principalmente pelo estilo ou estilos de dança executados. Os principais tipos de competições de dança incluem:
Hoje, há vários concursos de dança na televisão e na internet.

Ballet de repertório

Ver também

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
WikiquoteCitações no Wikiquote
CommonsCategoria no Commons

Referências

Labels: , ,

Tuesday, June 26, 2012

Morre ultima da especie das tartarugas gigantes


Morre George Solitário, última tartaruga gigante de sua Tartaruga gigante dos Galápagos morre


Por Pedro Sibahi | 25/06/2012 - Atualizada às 16:50
Fonte:  http://www.bio-ideias.com/2012/06/morre-ultima-tartaruga-gigante-das.html 
Tartaruga gigante era última da espécie
Tartaruga gigante era última da espécie
Foto: putneymark/Flickr
1 
No domingo (24), de Junho de 2012 morreu a última tartaruga gigante de Galápagos da subespécie chelonoidis nigra abingdoni. O animal, conhecido como George Solitário (Lonesome George), era natural da ilha Pinta, que compõe o arquipélago, mas vivia na estação de pesquisa Charles Darwin, na Ilha de Santa Cruz. 

De acordo com estimativas de pesquisadores, a tartaruga de 90 quilos tinha mais de 100 anos. Acredita-se que o animal tenha morrido por causas naturais, mas seu corpo foi preservado para ser analisado em autópsia.

George era o último exemplar de uma subespécie que foi dizimada por conta da interferência humana no arquipélago. Colonizadores de diversas épocas trouxeram animais, como cabras e porcos, que destruíram o habitat natural do réptil, reduzindo drasticamente sua população.

Apesar de não haver mais exemplares conhecidos na natureza, análises de DNA realizadas em 2007 indicaram que a Ilha Isabela, parte de Galápagos, poderia abrigar espécies selvagens similares à de George, mas nenhuma foi vista até hoje. 

Em 2009, uma tartaruga chamada Tony, do Zoológio de Praga, também foi apontada como possível exemplar de chelonoidis nigra, por causa do formato e cores de sua carcaça. Ela nasceu em 1960, e está no zoológico desde 1972, mas sua espécie não foi confirmada.

A tartaruga George se tornou um símbolo do Arquipélago de Galápagos e da luta pela recuperação do meio ambiente na região. A eliminação das cabras e porcos nas ilhas do arquipélago, terminada definitivamente em 2006, foi estimulada pela ameaça ao réptil. 

O animal também foi alvo de um grande esforço para a continuidade da espécie, com duas tentativas frustradas de cruzamento com tartarugas similares em 2008 e 2009, trazidas de ilhas vizinhas. Infelizmente os ovos que nasceram não se desenvolveram completamente e a tartaruga gigante de Galápagos acabou extinta com a morte de George. 

Labels: , , , ,

Monday, June 25, 2012

O que e Durchlaufzeit tempo de producao

O que é Durchlaufzeit, tempo de produção?
Tambem chamado de  Throughput em Inglês.

Tempo de produçãoFonte: Wikipedia
http://de.wikipedia.org/wiki/DurchlaufzeitO tempo de trânsito (tempo de processamento Inglês, ou simplesmementge o tempo de processamento) é o tempo que leva para uma entidade ao passar através de um sistema.  

O cálculo do tempo de avanço depende do sistema particular e dos tipos de entidade.

Conteúdo

1- 
tempo de espera na produção
    
2-  redução do tempo de ciclo
    
3 - Lei de Little
    
4-  Ver também
    
5-  ReferênciasTempo de produção no processo produtivoDentro do fabrico, o tempo de avanço é  a quantidade de tempo necessária para o início do processamento até a conclusão de um produto.  


Especificamente, o tempo de avanço é composto de tempo de preparação, o tempo de processamento e o tempo de espera.Como parte da sequência que o problema é resolvido por programação, os três períodos são o como se segue:

    
O tempo de espera é o tempo de espera do produto indesejável ​​no sistema de produção.


    
O tempo de processamento é o tempo que é necessário industrialmente para o fabrico do produto.


 Este inclui, portanto, tempo parado deliberadamente, tal como a secagem depois da pintura.

    
O tempo de configuração é derivado a partir da propriedade de alguns recursos de ser capaz de executar diversas operações.  


Para isso, o recurso deve, contudo, ser colocado em bom estado (pronta).  

 

Um exemplo simples é um processador de alimentos, que está equipado apenas com a lâmina certa para um tratamento proposto.Tempo de funcionamento de acordo com REFABasicamente, temos diferentes tipos de REFA:

1-
As pessoas (Ação - Stop - Relax): E um período de contrato relacionado com a atividade.


 2-  
O equipamento (Uso - Pausa) e equipamentos associados, juntamente com o tempo necessário para o tempo de configuração e afetação do tempo


 3-  
O objeto de trabalho (modificar, testes, demoras, acompanhamentos).

Uma vez que a distinção é irrelevante para o tempo de ciclo, e os tempos para testes e os recursos são definidos de forma simétrica, fala-se do tempo de processamento como um termo de implementação.  


Aqui estão as principais condições para  implementar o tempo de execução.



O tempo de processamento real pode ser estendido ao longo do planejado por um termo complementar, formado a partir do tempo de interrupção de falha e contingentes passagens adicionais.

Para o tempo de processamento por vários sistemas de trabalho adicionados aos seus tempos de processamento individuais com a adição de cada intervalo, o convés, armazenamento e transporte vezes entre os sistemas de trabalho representada.  



Isto faz com que a Refa, dada a incerteza factual acima, na definição habitual (exatamente quando começa o processo: Ocorre  emissão de uma disposição  de contrato de construção ao passo que o primeiro material é concluído exatamente quando a conclusão do produto na disposição de tratamento final é despachada ... ) para dar uma indicação clara do que pertence ao tempo de ciclo e o que não. 

Para usar como exemplo,  uma medida de tempo de ciclo pode ser dividida em tempo médio de fluxo e de trabalho relacionado com o tempo de processamento.  

Neste contexto o tempo de ciclo é o tempo para a produção de complexos de ordem inteira.


 Reduzir o tempo de resposta

O objetivo na fabricação, e este deverá sempre ser,  é o de manter o custo de uma ordem de produção tão baixo quanto possível.  



Isto pode ser conseguido, por entre outros meios, reduzindo o tempo de transferência, entretanto nesta redução a qualidade da produção não deve ser afetada.

    
Existe, em primeiro lugar a possibilidade de aumentar a capacidade de um local de trabalho.  


Pela maior capacidade pode ser produzido mais no mesmo tempo (rendimento).  

O conceito é útil apenas em pontos de estrangulamento (ver: Teoria das Restrições, gargalo (logística) e programa de produção).


    
Por outro lado, o rendimento pode ser aumentado por uma maior intensidade (por exemplo, aumentando a potência elétrica), porque a relação entre o tempo processamento e de transferência é inversa.


 As possibilidades são geralmente baixas, mas, como é geralmente o melhor desempenho dos equipamentos é o do melhor ritmo para as pessoas que já estão no pipeline.

 
    
Para salvar o tempo de configuração, semelhante aos contratos a serem feitos imediatamente,  estes podem ser combinados em um único trabalho (muitos dos casos).  


O resultado não é o tempo de preparação para cada posto de trabalho, mas somente para o primeiro.  

Ao aumentar o tamanho do lote, o tempo médio de processamento por peça irá ser reduzido no sistema de trabalho individual, e os tempos de processamento para ordens e o tempo médio de processamento podem aumentar significativamente devido ao fato de haver tempos de espera extra e os tempos de espera são sempre indesejáveis.

O dimensionamento de lotes também afeta a flexibilidade e a capacidade de entrega.


    
O potencial principal reside, portanto, na organização de processamento de pedidos e organização do trabalho.  



Por exemplo, considere e feito na produção em série do  conceito de fluxo de uma só peça sobre a redução do tempo de ciclo.

    
Os tempos de transporte podem ser (ligeiramente) reduzidos pelas instalações de produção quando estas estão localizados sensatamente e quando são utilizados sistemas de alta velocidade.



    
São formados (fabricação do lote transporte lote <>) de uma grande quantidade de produtos parciais para o transporte,  estes já podem ser processados através da sobreposição de operações, em um primeiro sub-sistema de trabalho de B, enquanto um sistema de trabalho produz o segunda sub-lote. Idealmente, você está de volta em um fluxo de produção por peça.



Lei de LittleDe acordo com a lei temos a seguinte relação entre o tempo de entrega, o inventário e transferência:PLT = \ frac {} {taxa em processo}em que:DLZ: tempo de ciclo (unidade: tempo) 



Literatura

    
Joachim Käschel, Tobias Teich: Gestão da Produção, 1 Ed, GUC Verlag, 2004, ISBN 3-934235-19-0


Categorias:

    
Trabalho Estudo
    
Planejamento e organização
    
Gestão da Produção
    
Logística de Produção

Labels: , , , , , ,

Thursday, June 21, 2012

Atingi mais de um milhao de visitas no Blogger

Estimado leitor,









Graças ao seu continuado interesse e visitação ultrapassei hoje, 21 de Junho de 2012 a marca de mais de um milhão de visitas às minhas páginas Blogger.

Confira na estatística abaixo este resultado.
Muito obrigado, estimado leitor. Volte sempre,
Jorge Purgly


Labels: , , ,

Tuesday, June 19, 2012

O que e pictograma


Pictograma

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.











Confira a figura em tamanho maior abaixo.
Atualmente, o uso do pictograma tem sido
 muito frequente naUm pictograma
 ou pictógrafo[1](do latim pictu - pintado + grego
 γράμμα - carácter, letra)
 é um símbolo que representa um objeto
 ou conceito por meio de desenhos figurativos.
Pictografia é a forma de escrita pela qual
 idéias e objetivos são transmitido
através de desenhos. Suas origens na
 antiguidade são a escrita
 cuneiforme e dos hieróglifos
mas sua principal origem na
 modernidade foi o sistema de 
representação pictórica internaciona
l desenvolvido em Viena pelo 
movimento ISOTYPE.











































 sinalização de locais públicos, 
na infografia, e em várias
 representações esquemáticas 
de diversas peças dedesign gráfico.
 Embora os pictogramas pareçam 
ser absolutamente auto-explicativos
 e universais, em realidade, eles
 possuem limitações culturais.
 Em se tratando de pictogramas
 de banheiro, onde o sexo é
 diferenciado por uma representação
 de uma figura feminina usando uma saia,
 ocorre problemas de identificação por
 usuários não-ocidentais. 
Estudos mostraram que homens 
de culturas em que o uso de saias
 masculinas é comum
, como alguns povos árabes,
 têm dificuldade em compreender
 a diferenciação entre sexos
 em pictogramas ocidentais.


Para saber mais, clique em mais informações, abaixo.


[editar]Origem do pictograma moderno

O primeiro sistema de representação
 pictórica internacional
 foi desenvolvida pelo movimento
 ISOTYPE, que teve início
 nos anos de 1920, encabeçado
 por Otto Neurath, em Viena
. Os desenhos dos pictogramas
 modernos são uma evolução
 das gravuras de Gerd Arntz
 que participou do ISOTYPE trabalhando para Otto Neurath.
tipógrafo franco-suiço Adrian Frutiger 
criou uma série de estudos
 sobre pictografia moderna, 
e desenhou toda a sinalização
 do aeroporto Charles de Gaulle.
Em 1964, Masaru Katsumi 
criou os pictogramas dos
 olimpíadas de Tóquio
um dos primeiros sistemas de
 pictogramas influenciados pelo ISOTYPE 
aplicados à sinalização.
Em 1972, o designer alemão 
Otl Aicher criou os
 pictogramas dos olimpíadas 
da Alemanha de 1972,
que também tiveram um impacto 
na forma estética da sinalização pública.
Em 1976, o American Institute of Graphic Arts criou,
 para o departamento de transporte norte-americano,
 um sistema de sinalização pictográfico que se tornou
 o padrão internacional no uso de pictogramas.
Um exemplo de forma como o pictograma tem se
modificado são os Poptogramas (2005)
 do designer brasileiro Daniel Motta 
que uniu, com humor, a linguagem 
do pop art com a dos pictogramas, 
provavelmente influenciado pelo trabalho
 de Keith Haring

Labels: ,

Tuesday, June 12, 2012

Ordem do Merito da Alemana Outorgado ao meu ex Diretor da Siemens Hans Gerhard Schorer

Discurso do Embaixador Wilfried Grolig por ocasião da Outorga da Ordem do Mérito da República Federal da Alemanha ao Sr. Hans Gerhard Schorer (11.09.11, Curitiba)

Fonte  http://www.brasil.diplo.de/Vertretung/brasilien/pt/11__Presse/Discursos/Discurso__Embaixador__Hans_20Gerhard_20Schorer.html

 

Digníssimo Senhor Hans Gerhard Schorer,
Prezada Senhora Luiza Schorer,
Prezados Familiares,
Excelentíssimo Senhor Governador,
Demais Excelências,
Prezado Cônsul Honorário Hoffrichter,
Em toda a sua vida, o Senhor sempre prestou um valioso trabalho em prol dos laços que unem o Brasil e a Alemanha. 


Apesar de ter nascido em São Paulo, sua constante foi e é a estreita ligação com a Alemanha, com a língua, a cultura e a indústria alemãs. 

Após concluir o curso de Engenharia Elétrica, o Senhor conquistou logo ascensão profissional e, com sua contratação em 1973 pela Siemens em Munique, seu contato com a Alemanha foi consolidado. 

Após seu retorno ao Brasil, o Senhor assumiu, voluntariamente, funções com muito engajamento em diretorias escolares, em áreas universitárias, em federações, entidades de classe e na Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, cujo trabalho foi sempre apreciado. 

O Senhor sempre considerou uma importante tarefa a promoção de jovens na amizade teuto-brasileira. 

De1989 a 1991, o Senhor atuou como Presidente da entidade mantenedora do Colegio Humboldt, a escola alemã em São Paulo. 

Com sua transferência para o Paraná para a estruturação do departamento de Tecnologia, competente para todo o Brasil e sua nomeação como diretor em 1991, seu engajamento social foi também transferido para Curitiba, onde deu prosseguimento imediato a esse engajamento. 

Foi membro do Conselho Consultivo do Centro Federal de Educação Tecnológica e atuou como membro do Conselho de Desenvolvimento da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Durante muitos anos, o Senhor foi membro da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, filial de Curitiba e diretor de1998 a 2004.  

Para saber mais, clique em Mais informações, abaixo




Esse engajamento estendeu-se para o Conselho Consultivo da Universidade Federal do Paraná. 

Em todas essas funções, o Senhor sempre atuou no sentido de orientar o desenvolvimento e conquistar a confiança nas relações Brasil-Alemanha. 

O ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso reconheceu seu merecimento e o homenageou com a “Ordem Nacional do Mérito Científico".

O fato de lhe oferecerem em 2001 o cargo de Cônsul Honorário alemão em Curitiba, foi meramente uma consequência lógica de seu longo engajamento. 

Essa função o Senhor executou exemplarmente e com muita dedicação durante 10 anos, até 2010, empenhando todas as suas forças, denotando grande profissionalismo, engajamento e muita responsabilidade. 

Assim, o Senhor não só prestou uma grande contribuição para a Alemanha, como também uma contribuição essencial para as excelentes relações Brasil-Alemanha.
Cônsul Honorário – esse não é um cargo pura e simplesmente honorário: essa é uma função que, de certa forma, muda sua vida para sempre. 

Cônsul Honorário é um cargo vitalício. 

Parece-nos que o Senhor já sabia disso há muito, e acho que isso não o entristece. 

Gostaria de acrescentar: nós, a Embaixada, o Consulado Geral de São Paulo e seu sucessor, Senhor Hoffmeister, estamos contentes que seja assim, e esperamos que continue se dedicando às relações Brasil-Alemanha.
Todos nós sabemos: com essa função de Cônsul Honorário, todos os dias há algo de novo: empenho incansável na ajuda consular à turistas alemães em dificuldades, assessoramento e apoio a alemães que vivem na área de sua jurisprudência em questões, por exemplo, relacionadas a passaporte e visto, em questões relacionadas à Alemanha ou a instituições alemãs, inclusive ajuda prática a alemães com algum tipo de problema jurídico e que devem cumprir pena de reclusão no Brasil.

Ser Cônsul Honorário significa também questionar-se todos os dias: como Cônsul Honorário, como posso contribuir ativamente para as relações Brasil-Alemanha? Como posso trabalhar para aprofundar a amizade que une o Brasil e a Alemanha?
Essas também são áreas que puderam desfrutar de seu extraordinário trabalho.

Isso era evidente nas grandiosas festas em comemoração à Data Nacional. 

 Podemos mencionar igualmente o maravilhoso evento no Teatro Guaíra com a Orquestra Sinfônica do Paraná, regida por um maestro alemão e com música alemã em 2009, ou também as festividades por ocasião dos 180 anos da imigração alemã no Paraná. 

Não podemos deixar de citar seu empenho em prol da cultura e da língua alemãs em excelente cooperação com o Instituto Goethe.

 E, não menos importante, seu constante empenho como empresário e ativo colaborador nas boas relações econômicas entre os dois países no âmbito da Câmara de Comércio e Indústria que persistem até hoje.


Cabe também aqui mencionar as inúmeras “pequenas” ajudas no dia-a-dia do trabalho consular que, apesar de quase não serem consideradas em comparação com a gama de tarefas de um Cônsul Honorário, exigem sua dedicação, seu empenho e, principalmente, seu tempo.

 Aqui também podemos atestar sua real disponibilidade e empenho.

Gostaria aqui de agradecer também àqueles que sempre o apoiaram na execução de seu trabalho: sua família, seus amigos e seus colaboradores.

Prezado Sr Schorer,
"Esses são apenas alguns exemplos de sua longa e persistente atuação como Cônsul Honorário em tudo que diz respeito à ligação desses dois países e são um bom motivo para nos reunirmos e comemorarmos.

Por isso o Presidente da República Federal da Alemanha condecora-o com a Cruz de Mérito e incumbiu-me de lhe entregar as insígnias, o que faço com muita alegria.

Em nome da República Federal da Alemanha, tenho agora a honra de entregar-lhe a medalha e a certidão da Ordem do Mérito.

Meus mais sinceros parabéns por essa condecoração e meus agradecimentos pelos valiosos serviços prestados."

Labels: , , , , , , ,