Feliz Natal 2011, Festa das Luzes, Hanukkah, Feliz Ano Novo
Feliz Natal 2011, Festa das Luzes, Hanukkah, Feliz Ano Novo!
Boas Festas do Ano que se finda e do Ano Novo que se inicia em todo o mundo!
Em 25 de dezembro, o Natal é comemorado em todo o mundo.
Embora nominalmente seja um feriado cristão, o Natal também é amplamente comemorado por muitos não-cristãos.
O Natal, também é conhecido como o Dia de Natal ou Christmastide.
É um feriado anual que marca e homenageia o nascimento de Jesus de Nazaré, a figura central do cristianismo, que é a base para o ano Domini, no sistema de datação, que teria ocorrido entre 7 e 2 aC (antes de Cristo).
Igrejas ortodoxas orientais nacionais, incluindo as da Rússia, Geórgia, Egito, Ucrânia, Macedónia, Sérvia e do Patriarcado Grego de Jerusalém, marcam suas festas usando o antigo calendário juliano, e o dia 25 de Dezembro neste calendário atualmente corresponde ao dia 07 de janeiro sobre o mais amplamente utilizado calendário gregoriano, que é o usado pela maioria dos países ocidentais.
Os cristãos acreditam que Deus fez o Natal quando enviou o seu Filho ao mundo, e que este levou todos os pecados da humanidade sobre seus ombros.
Nos primeiros anos do cristianismo, a Páscoa era o feriado principal; o nascimento de Jesus não era celebrado.
No quarto século, autoridades da Igreja decidiram instituir o nascimento de Jesus como um feriado.
Chamado pela primeira vez de a Festa da Natividade, o costume se espalhou para o Egito pelo ano 432 de nossa era, e para a Inglaterra até o final do século VI.
Até o final do século VIII, a celebração do Natal tinha se espalhado por todo o caminho em direção à Escandinávia.
Para saber mais, clique em Mais Informações, abaixo.
Entre os países com forte tradição cristã, uma variedade de celebrações de Natal têm se desenvolvido que incorporam as culturas regionais e locais.
Para muitos cristãos, participar de um serviço religioso desempenha um papel importante no reconhecimento da temporada.
O Natal, junto com a Páscoa, é o período de atendimento mais alto de visitação anual na igreja.
Reuniões de família e a troca de presentes são uma tradição generalizada do feriado.
Dar presentes ocorre no dia de Natal ou - em muitos países - na véspera de Natal, um dia antes dia de Natal, 24 de dezembro, que é uma festa culturalmente significativa para a maioria do mundo ocidental e é amplamente observada como um feriado total ou parcial, em antecipação do Natal.
Outros consideram a prática de dar presentes em 6 de dezembro, Dia de São Nicolau, ou 06 de janeiro, Epifania.
"Silent Night"-O coral do Lar das Crianças Makumbi no Zimbábuecom os coristas do Oratório London School Schola:
"Silent Night" (em alemão: Stille Nacht, heilige Nacht) é uma das canções mais populares do mundo Natal.
Todos os anos é cantada em muitas línguas diferentes em todo o mundo.Sua popularidade se deve a sua melodia pacífica e sua simples narração do conto de Natal.
A letra original da canção foi escrita na Áustria pelo padre Joseph Mohr e da melodia foi composta pelo austríaco Franz Xaver Gruber diretor.Em 1859, John Freeman Young (segundo Bispo, Diocese Episcopal da Flórida) publicou a tradução em Inglês que é mais frequentemente cantada hoje.
O Natal como conhecemos hoje é uma invenção vitoriana da década de 1860.
Provavelmente a festa mais celebrada no mundo moderno, o Natal é um produto de centenas de anos de tradições seculares e religiosas de todo o mundo.
Várias figuras mitológicas semelhantes, conhecidas como São Nicolau, o Pai Natal e Papai Noel, entre muitos outros nomes, estão associadas com o ato de trazer presentes para as crianças durante o Natal.
O impacto econômico do Natal é um fator que tem crescido ao longo dos últimos séculos em muitas regiões do mundo.
Natal tem relacionado alguma controvérsia, sendo esta principalmente restrita às preocupações de um foco público sobre temas seculares de Natal, como Papai Noel e do ato comercial de presentear ao invés do que é algumas vezes expressa pelos cristãos como a "razão para a temporada", a comemoração do nascimento de Jesus.
______________________________________________________________
Natividade - por Lorenzo Lotto, 1523
A História do Natal
A história do Natal é encontrada na Bíblia, no Evangelho segundo Mateus (1:18 - 2:18) e no Evangelho segundo Lucas (1:26-56, 2:1-40).
Também é mencionado em Isaías.
Mateus narra a história em grande parte a partir da perspectiva de José, incluindo os sonhos que ele tinha e sua genealogia da família. Neste evangelho o "Reinado" de Jesus é o assunto principal.
Começando com a genealogia Kingly davídica através de José e da vinda dos Reis Magos (Sábios) que estão procurando o novo rei. Também a reação do rei Herodes está em Mateus.
Os eventos em Lucas são dados do ponto de vista de Maria.
O anjo Gabriel aparece a Maria e anuncia a vinda da criança.
Genealogia de Maria também é dada em Lucas (3:23-38); ela também era um descendente de David, mas não da realeza em linha direta.
O capítulo 2 começa com a história do Natal que todos estão familiarizados, com:
"Naqueles dias saiu um decreto da parte de César Augusto, determinando que todo o mundo deve ser registrado em um recenseamento.
2 "Este foi o primeiro registro quando Quirino era governador da Síria.
3 "E todos deviam alistar-se, cada um em sua própria cidade. E subiu também José da Galiléia, da cidade de Nazaré, à Judéia, à cidade de Davi, chamada Belém, porque era da casa e linhagem de David,
5 "Ia ser registrado com Maria, sua esposa, que estava grávida.
6 "E, enquanto eles estavam ali, chegou o momento de ela dar à luz.
7 "E deu à luz seu filho primogênito, e envolveu-o em panos e o deitou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem.
"E na mesma região havia pastores no campo, que guardavam o seu rebanho durante a noite.
"E um anjo do Senhor apareceu-lhes, e a glória do Senhor refulgiu ao redor deles, e eles ficaram cheios de temor.
10"E o anjo lhes disse: "Não temais, porque eis aqui vos trago boa nova de grande alegria que será para todo o povo.
"Para vós nasceu hoje, na cidade de Davi um Salvador, que é Cristo o Senhor.
"E isto será um sinal para vocês: vocês vão encontrar um bebê envolto em panos e deitado numa manjedoura "."
"E, de repente, apareceu com o anjo uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus e dizendo:
"Glória a Deus nas alturas,e paz na terra entre aqueles com quem Ele está satisfeito! "
A História do Natal
Uma longa tradição artística tem crescido de produção em representações da natividade pintada no mundo da arte.
Presépios são tradicionalmente definidos em um celeiro ou estábulo e incluem Maria, José, o menino Jesus, anjos, pastores e os Reis Magos: Baltazar, Melchior e Gaspar, que se disse terem seguido a estrela, conhecida como a Estrela de Belém, que os levou até o estábulo onde o Messias tão esperado nasceu neste mundo e que apresentaram os presentes: ouro, incenso e mirra para o menino na manjedoura.
O nascimento virginal de Jesus é um dogma do cristianismo e do islamismo, que sustenta que Maria concebeu Jesus milagrosamente, permanecendo virgem.
Enquanto o "nascimento de uma virgem" pode ser um fato comum ", a concepção de virgem" seria a informação mais precisa.
Esta doutrina tem sido uma crença universalmente aceita na igreja cristã por volta do século segundo, e tem sido mantida pelo anglicanismo, a Igreja do Oriente, a Ortodoxia Oriental, o protestantismo e o Catolicismo Romano.
Ele está incluído nos dois mais utilizados credos cristãos, que afirmam que Jesus "se encarnou pelo Espírito Santo e da Virgem Maria" e "nasceu da Virgem Maria".
______________________________________________________________Natal e XmasO termo "Xmas", uma forma popular abreviada da palavra Natal que se origina a partir do uso da letra grega chi para representar "Cristo" (Χριστός), tem sido um tema específico de controvérsia.
A palavra Natal originou-se como um composto que significa "massa de Cristo".É derivado do Inglês Médio "Christemasse" e do Inglês Antigo "Cristes maesse", uma frase registada pela primeira vez em 1038."Cristes" é do grego "christos" e "maesse" é de "missa" Latin.
No início de versões gregas do Novo Testamento, a carta Χ (chi), é a primeira letra de Cristo. Desde meados do século 16, Χ, ou a letra X semelhante ao Romano, tem sido usada como uma abreviação para Cristo. Assim, Xmas é muitas vezes usado como uma abreviação para o Natal.
A igreja primitiva usou as duas primeiras letras de Christos no alfabeto grego "chi" e "rho" para criar um monograma (símbolo) para representar o nome de Jesus.
Isto parece um X com um p pequeno no topo.
O símbolo de um peixe é por vezes utilizado pelos cristãos.Isto vem do tempo em que os primeiros cristãos tiveram que se encontrar em segredo; pois os romanos queriam matá-los (antes do Imperador Constantino tornar-se um cristão).
Jesus tinha dito que queria fazer "pescadores de homens" e seus seguidores, para que as pessoas pudessem se identificar entre si começaram a usar esse símbolo.
Quando dois cristãos se reuniam, uma pessoa riscava no chão a metade de uma forma de peixe básica (muitas vezes usando os pés na poeira no chão) e a outra pessoa desenhava a outra metade do peixe.A palavra grega para peixe é "Ikthus" ou "Ichthys".
Há cinco letras gregas na palavra. Pode-se também fazer uma sentença de crenças cristãs
"Ie-sous Christos Theou huios So-te-r 'que em português significa" Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador ".
A segunda letra desses cinco é letra X ou Christos!
Assim, Xmas também pode significar o Natal, mas também deve ser pronunciado CHRISTMAS 'Natal', em vez de 'exmas "(www.whychristmas.com)!.
______________________________________________________________
Transportar uma tora, por Robert Chamgers de 1832
Festivais pagãos e Solstício de Inverno
Existem muitas teorias diferentes a respeito de porque o Natal é comemorado em 25 de dezembro.
A metade do período, isto é, o meio do inverno tem sido um momento de celebração em todo o mundo.
Séculos antes da chegada do homem chamado Jesus, os europeus primitivos celebravam a luz e o nascimento da vida nos dias mais sombrios do inverno.
O Solstício de Inverno é o dia onde há o menor espaço de tempo entre o nascer do sol e a definição do por do sol.
Acontece em 21 de dezembro ou 22.
Muitos povos se alegravam durante o solstício de inverno, quando o pior do inverno foi deixado para trás e eles poderiam olhar para a frente com dias mais longos e horas extras de luz solar.
Os primeiros cristãos poderiam ter dado a este festival um novo significado - para celebrar o nascimento do Filho de Deus "o Filho invicto '(Na Bíblia uma profecia sobre o salvador judeu, que os cristãos acreditam que é Jesus, é chamado de" Sol da Justiça ". )
O Solstício de Inverno e os pagãos nos antigos festivais de inverno romano chamados "Saturnalia" (um feriado em honra de Saturno, o deus da agricultura) e "dies natalis Solis Invicti" tinham lugar em Dezembro.
Também na época do solstício de inverno, os romanos observaram a Juvenalia, uma festa em homenagem as crianças de Roma.
Além disso, os membros das classes superiores, muitas vezes comemoravam o aniversário de Mitra, o deus do sol invencível, em 25 de dezembro.
Acreditava-se que Mithra, um deus infantil, nasceu de uma rocha.
Para alguns romanos, o aniversário de Mithra era o dia mais sagrado do ano.
Odin, o Wanderer, por Georg von Rosen, 1886
Em germânico antigo, povo honrava o deus pagão Odin durante o feriado de meio do inverno.
Eles estavam com medo de Odin, como eles acreditavam que ele fez vôos noturnos através do céu para observar o seu povo, e então decidia que poderiam prosperar ou perecer.
Por causa de sua presença, muitas pessoas optaram por ficar dentro de casa.
Na Escandinávia, o Yule Norse comemorado a partir de 21 de dezembro, o solstício de inverno, através de janeiro.
Em reconhecimento do retorno do sol, pais e filhos traziam para casa troncos grandes (Yule logs), que seriam incendiados.
O povo de festa até que o log queimado, o que poderia levar até 12 dias.
Os vikings acreditavam que cada faísca do fogo representou um porco novo ou bezerro que teria nascido durante o próximo ano.
______________________________________________________________
O Papa Gregório XIII (1502-1585)
Calendários diferentes
O calendário gregoriano, também conhecido como o calendário ocidental ou o calendário cristão, é o calendário internacionalmente aceites civil.
Foi introduzido pelo Papa Gregório XIII, depois que o calendário foi nomeado, por decreto assinado em 24 de fevereiro de 1582,
Antes desta vez o 'Roman "ou Julian Calendar foi usado (em homenagem a Júlio César).
A motivação para a reforma gregoriana foi que o calendário Juliano assume que o tempo entre os equinócios de primavera é 365,25 dias, quando na verdade ele é cerca de 11 minutos a menos.
Por causa da Reforma Protestante, no entanto, muitos países da Europa Ocidental inicialmente não seguem a reforma gregoriana, e mantiveram a sua moda antiga sistemas. Eventualmente, outros países seguiram a reforma de uma questão de coerência, ou parcialmente adotaram o calendário gregoriano.
Júlio César (100-44 aC)
Igrejas Ortodoxa Copta um, incluindo os ofRussia, Georgia, Egito, Ucrânia, Macedónia, Serbiaand o Patriarcado Grego de Jerusalém marca festas usando o antigo calendário juliano.
25 de dezembro no calendário que atualmente corresponde a 07 janeiro no mais amplamente utilizado calendário gregoriano.
Igrejas ortodoxas orientais também usam seus próprios calendários, que são geralmente semelhante ao calendário juliano.
A Igreja Apostólica Armênia celebra a natividade em combinação com a Festa da Epifania em 6 de janeiro.
Igrejas armênias habitualmente usam o calendário gregoriano, mas alguns usam o calendário juliano e, assim, celebrar o Dia de Natal em 19 de janeiro, e véspera de Natal em 18 de janeiro (de acordo com o calendário gregoriano).
Em alguma parte do Reino Unido, 06 de janeiro ainda é chamado de "Velho do Natal", como este teria sido o dia que o Natal teria comemorado em, se a agenda não tinha sido mudado.
Algumas pessoas não querem utilizar o novo calendário como eles pensaram que 'enganado' los de 10 dias.
______________________________________________________________
Maria e Jesus numa manjedoura, início dos anos 1900 ilustração da Bíblia pela OA StemlerData de nascimento de JesusAs contas nascimento nos evangelhos do Novo Testamento de Mateus e Lucas não mencionam uma data ou época do ano para o nascimento de Jesus.No cristianismo ocidental, tem sido tradicionalmente comemorado em 25 de dezembro como Natal (no tempo litúrgico do Christmastide), uma data que pode ser rastreada, logo no ano 330 entre os cristãos romanos.Antes disso, no Cristianismo Oriental, do nascimento de Jesus era geralmente celebrada no dia 07/06 (tarde da noite em 6 de janeiro), como parte da festa da Teofania, também conhecido como Epifania, que comemora não só do nascimento de Jesus, mas também por seu batismo João no rio Jordão e eventos adicionais, possivelmente em sua vida.
O batismo de Jesus era originalmente visto como mais importante do seu nascimento, como este foi quando ele começou seu ministério.Mas logo as pessoas queriam um dia separado para comemorar seu nascimento.A igreja em geral, adotaram o Natal muito mais tarde do Epiphany, e antes do século 5 não houve consenso a respeito de quando ele deve vir no calendário, se em 06 de janeiro ou 25 de dezembro.
A primeira data gravada de Natal que se celebra em 25 de dezembro estava em 336AD no tempo do Imperador Constantino theRoman (ele foi o primeiro imperador romano cristão).
Poucos anos depois o Papa Júlio I declarou oficialmente que o nascimento de Jesus seria comemorado no 25 de dezembro.Alguns consideram isso como uma tentativa de cristianizar as celebrações pagãs que já aconteceu nesta época do ano.Por 529, 25 de dezembro tornou-se um feriado civil e por 567 a 12 dias a partir de 25 de dezembro para o Epiphany foram feriados.
Anunciação - por Fabrizio Boschi, do século 17Uma tradição muito cedo Christian disse que o dia em que Maria foi informada de que ela teria um bebê muito especial, Jesus (isso é chamado de Anunciação) foi em 25 de março - e ainda é comemorado hoje na 25 de marco.Nove meses após o 25 de marco é 25 de dezembro.
25 de março foi também o dia alguns cristãos algumas início pensei que o mundo tinha sido feito e também o dia em que Jesus morreu quando ele era um adulto.
Cronologia de Jesus descreve a tentativa de estabelecer uma cronologia histórica para os eventos da vida de Jesus retratado nos quatro evangelhos canônicos (que aludem várias datas para eventos diversos).
Determinados eventos na cronologia de Jesus, como descrito nos Evangelhos pode ser uma referência cruzada com festas judaicas (o judaísmo foi a principal religião de Israel na época do nascimento de Jesus), e para a posse dos governantes históricos e sumos sacerdotes.
No entanto, outros eventos, tais como os anos específicos do nascimento de Jesus ea morte não pode ser determinado com precisão.
Jesus nasceu antes ou 4 aC (quando Herodes, o Grande morreu) ou em 6 AD (quando o Censo histórico de Quirino foi realizado).
A data tradicional, 25 de dezembro 1 aC, é uma combinação entre uma escolha simbólica (para o dia do ano) e um cálculo de Dionísio Exiguus (para o ano em si).
O Novo Testamento não fornece nenhuma informação sobre a data do nascimento de Jesus.
A data tradicional é 25 de dezembro, que é pleno inverno na Judéia.
Porque o relato de Lucas diz que os pastores estavam ao ar livre com seus rebanhos que por vezes tem sido sugerido que isto implica uma data primavera, verão ou outono.
No entanto, o clima da Palestina é muito leve e em ovinos fato estão autorizados a forragem ainda em dezembro.
No entanto, hoje, com ou sem a data de nascimento de Jesus é em 25 de dezembro não é considerada uma questão importante nos principais denominações cristãs, em vez do acreditar que Deus fez enviou seu filho para o mundo que levou todos os pecados da humanidade em seu ombros, é considerado o principal propósito de celebrar o Natal.
______________________________________________________________
Celebrações históricas
Foi por volta de 350 dC, o bispo de Roma, o papa Julius I, declarou que o Natal ser comemorado em 25 de dezembro a cada ano.
Romanos cedo, no entanto, não poderiam professar abertamente sua religião como o cristianismo havia crescido em sangue e lágrimas, em Roma.O fim do ano 300 viram a conversão do imperador Constantino ao cristianismo e do estabelecimento do cristianismo como religião oficial do Império Romano.
Pelo 4 º século dC a religião passou a ser seguido por grandes massas da humanidade.
Esta comunidade sentiu a necessidade de celebrar o nascimento de Cristo como um festival em uma combinação de tradições cristãs, pagãs e folk.
Durante o período medieval (c.400AD - c.1400AD) Natal era um tempo de festa e folia.
Foi um festival predominantemente secular, mas que continha alguns elementos religiosos.
Natal Medieval durou 12 dias a partir véspera de Natal em 24 de dezembro, até a Epifania (Dia de Reis) em 06 de janeiro.
A Igreja tentou coibir práticas pagãs e os costumes populares foram dadas sentido cristão.
Carols que tinham começado como música para as celebrações pagãs, como verão e a colheita foram tomadas pela Igreja.
Ao final do período medieval o canto de canções de Natal se tornou uma tradição.
A partir de meados do século 17 até o início do século 18 os puritanos Christian suprimiram as celebrações de Natal na Europa e América.
O movimento puritano começou durante o reinado da rainha Elizabeth da Inglaterra (1558-1603).
Eles acreditavam em estritos códigos morais, muita oração e fechar abaixo da escritura do Novo Testamento.
Os peregrinos, separatistas inglêses que vieram para a América em 1620, foram ainda mais ortodoxos em suas crenças puritanas e, como resultado, o Natal não se tornou um feriado nos Estados Unidos mais cedo.A partir de 1659-1681, a celebração do Natal foi realmente proibido em Boston.
Por outro lado, no assentamento Jamestown, o Capitão John Smith informou que o Natal era apreciado por todos e a data passou sem incidentes.
Após a Revolução Americana, muitos costumes ingleses cairam em desuso, incluindo a celebração do Natal.
Na verdade, o Congresso estava em sessão de 25 de dezembro de 1789, o primeiro Natal sob nova Constituição dos Estados Unidos.
Natal não foi declarado feriado federal até 26 de junho de 1870.
Na Era Vitoriana (1837-1901) as celebrações de Natal tornaram-se altamente populares.
O Natal vitoriano foi baseado em nostalgia para Natais passados.
Um Dickens "A Christmas Carol (1843) com ideais inspirados do que o Natal deve ser, capturando a imaginação das classes médias britânicas e americanas.
Uma breve execução do filme de 1951 "A Christmas Carol", estrelado por Alastair Sim
Um Conto de Natal é uma novela de autor Charles Dickens, em Inglês publicado pela primeira vez por Chapman & Hall em 19 de Dezembro de 1843.
A história fala de transformação ideológica, ética e emocional do azedo e mesquinho Ebenezer Scrooge, após as visitações sobrenaturais de Jacob Marley e dos fantasmas de Natais Passado, Presente e Ainda por Vir.
______________________________________________________________
Árvores de Natal
A árvore de Natal é uma árvore conífera evergreen, isto é, sempre verde, mesmo no inverno, decorada, real ou artificial, e uma tradição associada à celebração do Natal.
A tradição da árvore como uma decoração evergreen no Natal começou em Livonia e na Alemanha no século 16.
A árvore de Natal é tradicionalmente levada para a casa e estão decorada com luzes de Natal (originalmente velas), enfeites, guirlandas, enfeites, e bastões de doces durante os dias em torno do Natal.
Um anjo ou estrela é colocada no topo da árvore, representando o exército de anjos ou a Estrela de Belém da Natividade.
A tradição da árvore de Natal teria sido criada em torno de mais de mil anos antes do nascimento de Jesus.
Enquanto uma árvore de Natal é um espetáculo popular em lares cristãos de hoje, a Igreja se opôs amplamente a elas na Idade Média.
Na verdade, as árvores de Natal não se tornaram populares até meados do século 19.
Antigas tribos germânicas foram as primeiras a usar árvores e outros evergreens, sempre verdes, para celebrar o solstício de inverno, ou Yule, que ocorre todos os anos entre dezembro dos dias 20 e 23.
Em outras culturas pagãs, tais como a dos druidas e celtas, as árvores também eram usadas assim como o seu visco, seiva, como símbolos da vida eterna e para homenagear a primavera chegando.
O registro mais antigo de uma árvore perene a ser utilizado e decorado (mas sem luzes) para o Natal é 1521 na região alemã da Alsácia.
O primeiro indício do uso moderno da árvore de Natal aconteceu no século 8.
St. Boniface, encomendado pelo Papa Gregório II, foi tentar converter tribos germânicas ao cristianismo e enfrentou diversas dificuldades, incluindo o uso generalizado de símbolos pagãos.
Um desses símbolos era o abeto.
Porque ele se parece com um triângulo, St. Boniface surgiu com a idéia de usá-lo como um símbolo da Santíssima Trindade.
No início do século 19, o costume se tornou popular entre a nobreza e se espalhou para cortes reais, tanto quanto a Rússia. Princesa Henrietta de Nassau-Weilburg introduzido a árvore de Natal para Viena em 1816, eo costume espalhou em toda a Áustria nos anos seguintes. Na França, a primeira árvore de Natal foi introduzida em 1840 pela duquesa d'Orléans.
"O Christmas Tree" é uma canção de Natal de origem alemã ("Oh Tannenbaum").A melhor versão conhecida foi escrita em 1824 pelo professor organista Leipzig, e Ernst Anschütz compositor.A melodia é uma melodia folclórica de idade:
Na Grã-Bretanha, a árvore de Natal foi introduzida pelo príncipe Albert, marido alemão nascido da rainha Victoria, que introduziu a tradição do Castelo de Windsor em 1834.
A árvore de Natal não fazer o seu caminho para a América até o final de 1800, em parte devido à penalização da Igreja da prática.
Com o advento da eletricidade, árvores de Natal começou a aparecer em praças públicas, parques e bairros.
______________________________________________________________
Pai Natale outros lendário dom de trazer figuras
Uma série de figuras de ambos origem cristã e mítico têm sido associados com o Natal e os sazonais doação de presentes.
Pai Natal é o nome usado em muitos países de língua Inglês para uma figura simbólica associada ao Natal.
Uma figura semelhante com o mesmo nome (em outras línguas) existe em vários outros países. Pai Natal é dito ao desgaste (estes dias) um terno vermelho brilhante, mas em tempos vitorianos e Tudor, ele usava um terno verde-claro.
Pai Natal era tipificado como o espírito de alegria no Natal, mas não era ele quem trazia um presente, nem particularmente era associado com as crianças.
As representações pré-modernas do bom doador da história da igreja, era São Nicolau.
Nicholas viveu no século IV e foi bispo de Myra, na Lícia, que é agora uma parte da Turquia.
Após a morte do pai do hiswealthy diz-se que Nicholas usou sua herança para ajudar aqueles em necessidade. Seus atos de bondade e misericórdia eram lendárias e ele se tornou conhecido em toda a cristandade como um homem santo.
O dia da festa de São Nicolau em 06 de dezembro é um feriado da igreja e um festival para crianças em muitos países na Europa, relacionadas com lendas sobreviventes do santo, e particularmente a sua reputação como um portador de presentes. Em muitos países, a figura de São Nicolau também foi misturado com o folclore local.
Devido à associação moderna com o Natal, São Nicolau é também um santo padroeiro do Natal.
(Veja mais sobre Saint Nicholas aqui).
Pai Natal remonta pelo menos até o século 17 na Grã-Bretanha, e fotos dele sobreviver daquela época, retratando-o como um homem bem nutrido alegre barbudo vestido com um longo, verde, robe pele-alinhado.
Ele simbolizava o espírito de alegria no Natal, e se refletiu como o "Fantasma do Natal Presente", no clássico de Charles Dickens festiva Um Conto de Natal.
Pré-modernas representações do dom doador da história da igreja e do folclore, nomeadamente St. Nicholas e Sinterklaas, fundiu-se com os britânicos personagem Pai Natal para criar o personagem conhecido por britânicos e americanos como Papai Noel.
______________________________________________________________
Presente de Natal-Bringers em todo o mundo
Europa e América do NorteEm toda a Europa e América do Norte, Santa Claus é geralmente conhecido como tal, mas em alguns países o nome do ofertante, atributos, data de chegada, e até mesmo a identidade varia.
Áustria: Christkind ("menino Jesus", muitas vezes falsly traduzida em Inglês como "Kris Kringle")Bélgica: "Santa Claus", chamado Père Noël pelos falantes de francês e Kerstman ("Pai Natal") por falantes do holandês.Bulgária: Дядо Коледа (Dyado Koleda, "Avô Natal"), com a versão russa emprestada de Дед Мороз (Djed Moroz, "Avô Gelo") que está sendo um pouco mais difundida nos tempos Socialista a partir do final da Segunda Guerra Mundial até 1989 e ainda nos dias de hoje favor.Canadá: Santa Claus (entre os falantes de Inglês); Le Père Noël ("Pai Natal"), entre falantes de francês.Croácia: Djed Božićnjak ("Avô de Natal"), ou Djed Mraz (Avô Gelo), Mali Isus ("Baby Jesus") para os cristãos religiosos.República Checa: Ježíšek (diminutivo de Ježíš ("Jesus")Dinamarca: Julemanden, ("O Homem do Natal"). Julemanden vive na Groenlândia.Estónia: Jõuluvana ("Velho do Natal")Finlândia: joulupukki ("Cabra Yule")França: Le Père Noël ("Pai Natal")Alemanha: Weihnachtsmann ("O homem do Natal") ou Christkind ("Menino Jesus") (no sul da Alemanha)Grécia: Άγιος Βασίλης ("São Basílio")Hungria: Na Hungria, os anjos estão trazendo os presentes de Natal ou o Menino Jesus ("Jézuska ou Kis Jezus");Islândia: Jólasveinar. Em contos islandês, há 13 papais-noéis.Irlanda: Daidí nd Nollag ("Pai Natal") entre os falantes da IrlandaItália: Babbo Natale ("Pai Natal"), às vezes substituído por Gesù Bambino ("Baby Jesus"), a fim de dar a este personagem dom de trazer uma conotação mais católico.Letónia: Ziemassvētku vecītis
Liechtenstein: ChristkindLituânia: Kalėdų SenelisLuxemburgo: KlaussenhoferMacedónia: Dedo MrazHolanda: "Santa Claus", chamado Kerstman ("O homem do Natal"), é comemorado recentemente por algumas pessoas no dia de Natal.
Noruega: Julenissen, um homem pequeno e idosos. um anão de NatalPolónia: Swiety Mikołaj / Mikołaj ("Saint Nicholas")Portugal: Pai Natal ("Pai Natal")Roménia: Mos Craciun ("Old Man Christmas")Rússia: Дед Мороз (Ded Moroz, "Avô Gelo"). Presentes estão dando às crianças na festa de Ano Novo.Escócia: Bodach nd Nollaig (Scots Gaelic: Velho do Natal)Sérvia: Deda Mraz (Деда Мраз - Avô Gelo) - renomeado de Bozic Bata (Божић Бата - Irmão de Natal) durante os tempos comunistas após a Segunda Guerra Mundial e se mudou de Natal para Ano Novo para evitar qualquer ligação religiosa.Eslováquia: Ježiško (Refere-se ao recém-nascido (bebê) Jesus);Eslovénia: BozicekEspanha: Papá Noel (Pai Noel), o Tió de Nadal na Catalunha; Olentzero no País Basco. A mais comum e tradicional de Natal figura presente-dando em Espanha são "Los Reyes Magos" ("The Three Kings", "magos").Suécia: Jultomten ("The Gnome Yule / Christmas")Suíça: ChristkindTurquia: Noel Baba ("Pai Noel") Além disso, Noel Baba é amplamente pensado para trazer apresenta novo ano na Turquia, devido à população predominante do país muçulmano. Natal é celebrado entre as comunidades cristãs.Turquemenistão: Ayaz babaReino Unido: Papai Noel, também conhecido como o Pai Natal se eles eram originalmente duas pessoas completamente diferentes, e Pai Natal originalmente não trazem presentes.Estados Unidos: Santa ClausWales: Corn SionAmérica LatinaArgentina: Papá Noel, El Niño Dios ("filho de Deus")Brasil: Papai NoelChile: Papai Noel é chamado de "Viejito Pascuero" (Antigo homem de Natal)Colômbia: El Niño Dios ("filho de Deus"), Papa NoelCosta Rica: San Nicolás ou Santa Claus (pronunciado "Santa Clos")República Dominicana: Santa Clos / Papá Noe. No entanto, tradicionalmente, presentes de Natal são dadas pelos Três Reis (Los Tres Reyes Magos) em 06 de janeiro e não no Natal.Equador: El Niño Dios ("filho de Deus"), Papá NoelMéxico: Santa Claus (pronunciado "Santa Clos"); El Niño Dios ("filho de Deus",) e também Los Tres Reyes Magos.Peru: Papá NoelPuerto Rico: Jesús (Natal, Los Tres Reyes Magos (O dia de Reis), Santa Clos.Venezuela: Niño Jesús ("Menino Jesus"); San Nicolás ("Santa").Depende da região.Pessoas na Ásia Oriental e Central, em particular os países que adotaram culturas ocidentais, também celebram o Natal e as tradições ofertante transmitida a eles a partir do Ocidente.
______________________________________________________________
O norte-americano de Papai Noel
A versão americana da figura do Pai Natal recebeu sua inspiração e seu nome da lenda holandesa de Sinter Klaas (uma forma curta de Nikolaas Sint, holandês para São Nicolau), trazida por colonos para New Amsterdam (nome histórico para Nova York) no século 17.
Já em 1773 o nome apareceu na imprensa americana como "St. A Claus ", mas foi o escritor popular Washington Irving que deu aos americanos, os primeiros detalhes sobre a versão holandesa de São Nicolau. Em sua História de Nova York, publicado em 1809 sob o pseudônimo Diedrich Knickerbocker, Irving descreveu a chegada do santo a cavalo (não acompanhado por Black Peter) cada véspera de São Nicolau.
Este holandês-americano Saint Nick alcançado sua forma totalmente americanizada em 1823 no poema "A Visit From Saint Nicholas" mais comumente conhecido como "The Night Before Christmas" pelo escritor Clement Clarke Moore.
Moore incluiu detalhes como os nomes das renas; risos de Papai Noel, winks, e acena com a cabeça, e o método pelo qual Saint Nicholas, referido como um elfo, retorna pela chaminé. (Frase de Moore "estabelece o dedo lado de seu nariz" foi elaborado diretamente da descrição de Irving 1809.)
"Foi The Night Before Christmas"também chamado de "A Visita de St. Nicholas" (1822)É tradição em muitas famílias americanas a ler o poema a cada véspera de Natal.
A data de primeira publicação foi a 23 de dezembro, 1823e foi um sucesso imediato.
A versão seguinte é lido por Harry E. Humphreye é tirado de um 1915 Edison Azul Amberol Cilindro:
A imagem americana de Santa Claus foi mais elaborada pelo ilustrador Thomas Nast, que desenhou um redondo Pai Natal para as edições da revista Harper entre 1860 e 1880.
Nast acrescentou detalhes, tais como a oficina do Papai Noel no Pólo Norte (na Europa, Papai Noel / Santa Claus é muitas vezes disse a residir nas montanhas de Korvatunturi, na Lapónia, Finlândia) e da lista do Papai Noel das crianças boas e más do mundo.
A versão humana do tamanho de Santa Claus, mais do que o elfo do poema de Moore, foi retratado em uma série de ilustrações para propagandas da Coca Cola introduzido em 1931, que introduziu e fez o vermelho de Santa Suits um ícone.
Renas de Papai Noel são uma equipe de renas voadoras tradicionalmente realizada para puxar o trenó de Papai Noel e ajudá-lo a entregar presentes de Natal.
Os nomes citados são da rena Dasher e Dancer, Prancer e Vixen, Comet e Cupid e Donder e Blitzen.
Eles são baseados naqueles versos usados no poema Uma visita de Natal de 1823 de St. Nicholas.
Rudolph, a rena de número nove, com um nariz vermelho e brilhante, foi inventado em 1939 por um escritor de publicidade, para a empresa Montgomery Ward.
De acordo com esta história, o nariz vermelho e brilhante de Rudolph fez dele um pária social, entre as outras renas.
No entanto, uma véspera de Natal, Papai Noel estava tendo muita dificuldade em fazer seu vôo ao redor do mundo, porque era muito nebuloso.
Quando o Papai Noel foi até a casa de Rudolph para entregar seus presentes notou o nariz vermelho que reluzia no quarto escuro e decidiu que poderia ser uma lâmpada improvisada para guiar o seu trenó.
Ele perguntou Rudolph levar o trenó para o resto da noite, Rudolph aceitou e voltou para casa um herói por ter ajudado o Papai Noel.
Rudolph história é uma história de Natal popular.
Rudolf a rena com nariz vermelho "- cantada por Dean Martin
Papai Noel desce chaminés, na noite antes do Natal para deixar seus presentes nas meias das crianças estabelecidos na prateleira da lareira é.
______________________________________________________________
Alguns Christmas Carols & Tradiçõesem diferentes países
Central e do SulNa Europa Central e nações sul-americanas, que têm uma população bastante grande cristão, o Natal ou presépio é a principal decoração em casas na época do Natal.Tradicionais canções espanholas (ou Villancicos) são uma obrigação para a maioria de língua espanhola famílias quando se trata de celebração de feriados, e especialmente o Natal.Vilancetes originou por volta do século 15 ou 15 e foram uma forma lírica comum durante o período do Renascimento na Península Ibérica.
Este poema lírico não foi originalmente definido para música, mas de horas extras passou a ser cantado em diferentes configurações e passou a ser associada com a música de acompanhamento.
Los Peces En El Rio - Villancicos - tradicional espanhola Carol
A coisa interessante sobre carols espanhol cantado durante o tempo de Natal é que esses Villancicos particular foram muitas vezes cômico na natureza e foram projetados para fazer as pessoas rirem, especialmente no que se reuniram durante as festas de Natal.______________________________________________________________
Na Argentina, vermelho e branco guirlandas são usadas para decorar casas.Depois de assistir a Missa do Galo, argentinos têm uma refeição, torradas uns dos outros, dançar e ir para fora para ver fogos de artifício.A refeição pode ser carne de porco assada ou peru, tomates recheados, tortas, pães e pudins de Natal.Bebidas, como suco de maçã e feita a partir de diferentes frutos são usados para o brinde.Presentes de Natal são abertos na véspera de Natal, pouco antes da família se retira para a cama.______________________________________________________________
Natal costumes no Brasil provêm de diversos grupos étnicos que compõem o país.A língua nacional do Brasil é o Português.
O presépio é chamado de Presépio e pode ser encontrado comumente apresentado em casas, igrejas e lojas.
Papai Noel ou Pai Noel, reside na Groenlândia e traz presentes no Natal.Diz-se usar roupas de seda porque o Natal ocorre durante o verão quando se está muito quente no Brasil.______________________________________________________________
No Chile, o Papai Noel é o Pai Natal e é conhecida como 'Viejito Pascuero.Ele chega de uma maneira semelhante, mas ligeiramente diferente do Papai Noel porque sua rena é puxado por um táxi.Os chilenos usam pequenas figuras feitas de barro para colocar perto da árvore de Natal em uma exibição chamada Pesebre para mostrar a história da Natividade.O jantar de Natal tradicional inclui sopa de frango com batatas recheadas, cebola e milho na espiga.Outro item favorito é um pão de Natal que é chamado de pan de Pasqua e que é feito com doces e frutas.______________________________________________________________
Natal na Colômbia é essencialmente uma celebração religiosa.Apresenta são trazidas pelo El Niño Jesus / Niño Dios (Menino Jesus) em vez de Papá Noel (Pai Natal), cujo dom dando papel tem sido subestimado alguns pela Igreja. No entanto, o Papai Noel ainda é uma figura importante de Natal, como decorações de Santa são comuns, e Santa pode ser vista posando para fotos em shopping centers.
Enquanto decorações de Natal pode ser colocado logo no início de novembro, o início oficial das festividades de Natal da Colômbia acontece em 7 de dezembro, Día de las Velitas, ou "Dia das Velas".À noite, as ruas, calçadas, varandas, alpendres e calçadas estão decorados com velas e lanternas de papel, que iluminam as cidades e vilas em um brilho amarelo para honrar a Imaculada Conceição no dia seguinte, 08 de dezembro.Atividades como eventos musicais e fogo de artifício são planejadas por cidades e realizou durante este tempo.
"Campana Sobre Campana" - A tradicional espanhol Carol:
______________________________________________________________No México, uma árvore de Natal também pode ser configurado em algumas casas, juntamente com o presépio ou Nacimiento.
A árvore de Natal é geralmente uma pequena árvore artificial, chamado Arbolito.Também pode ser tão simples quanto um corte de ramo a partir de um tipo especial de árvore ou um tipo de arbusto que é, então, minimamente decorado.A celebração do Natal primária no México é chamado La Posada.É uma procissão religiosa que dramatiza como José e Maria tentaram encontrar um lugar onde Jesus pudesse nascer.Durante a procissão, os participantes carregam imagens de Maria e José e ir de casa em casa procurando um lugar para ficar.
Feliz Navidad e Las Posadas
Durante a Missa do Galo, que é chamado de la misa del gallo ou 'massa de galo ", os presentes cantam canções de ninar para Jesus.No Natal as crianças recebem presentes Dia, bem como os doces que são enchidos em uma piñata.______________________________________________________________
Celebrações de Natal no Peru são uma combinação de tradições trazidas da Espanha e as tradições da experiência do nativo americano.
25 de dezembro é o grande dia para presentear e receber. No Peru, o grande dia é Noche Buena, ou "Boa Noite", em 24 de dezembro.Nesta noite, depois da missa (para os católicos praticantes) todo mundo vai para casa para abrir os presentes e festa em uma ceia de Natal elaborada preparado de peru assado tradicional.À meia-noite, o brinde com champanhe adultos e crianças levantam seus copos de chocolate quente como fogo de artifício brilham no céu noturno.
Alla Baja Jesucristo - vilancete Navidad Peru
A maioria das refeições servidas no Peru de Natal incluem o peru tradicional, bem como tamales, saladas, purê de maçã e um pão doce chamado Panettone.O chocolate quente é feito geralmente a partir do zero a partir de chocolate derretido escuro rico, canela e cravo.______________________________________________________________
Na Venezuela, o Natal é comemorado com uma série de costumes religiosos e tradicionais.Como um país predominantemente católico, festas de Natal celebramos o nascimento do menino Jesus.As celebrações religiosas começam no dia 16 de dezembro, com massas disse todas as manhãs até 24 de dezembro, quando o serviço religioso é realizada à meia-noite (Misa de Gallo).
A celebração principal ocorre na véspera de Natal, "Noche Buena", como é chamado em espanhol.As famílias se reúnem para apreciar a refeição tradicional do feriado: ". Dulce de lechoza" "hallacas", "pan de jamón",A panela de "jamón" é um pão muito cheio de presunto cozido e passas.O "dulce de lechoza" é uma sobremesa feita de mamão verde e açúcar mascavo, lentamente cozido por horas e servido frio.
Muitas casas colocar uma árvore de Natal, mas o costume é mais autêntica da Venezuela para mostrar um nacimiento (presépio).A mais sofisticada é a nacimiento Pesebre.Isso representa toda uma região, com montanhas, morros, planícies e vales.O ponto central é uma réplica do presépio de Belém.A estrutura é uma estrutura coberta com tela e pintada de acordo.Muitas vezes, a Pesebre torna-se uma verdadeira obra de arte.______________________________________________________________
AUSTRÁLIA
Na Austrália, como em todo o Hemisfério Sul, 25 de dezembro ocorre durante o auge da temporada de verão.
Segundo a tradição, as crianças são avisadas Papai Noel visita casas na véspera de Natal colocando apresenta para as crianças sob a árvore de Natal ou em meias ou sacos, que são geralmente pendurados por uma lareira. Presentes são abertos na manhã seguinte, 25 de Dezembro.Nas últimas décadas muitos novos apartamentos e casas foram construídas sem chaminés de combustão tradicional, porém com algumas inovações a tradição persiste.Lanches e bebidas (incluindo bebidas alcoólicas) pode ser deixado de fora para Santa para consumir durante a sua visita.
Tradicionalmente, a família reúne-se em 25 de dezembro para um almoço de Natal semelhante a um Reino Unido tradicional ceia de Natal (também com influências norte-americanas) que inclui presuntos decorados, peru assado, frango assado, saladas e legumes assados, acompanhados de Champagne, e seguido por frutas mince pies, pavlova, trifle, e pudim de ameixa com manteiga de brandy.Biscoitos de Natal são uma característica da refeição.Bastões de doces são uma confeitaria populares na Austrália no período de Natal.Mais recentemente, conforme apropriado para o clima quente, às vezes no dia, refeições mais leves com peixes e frutos do mar podem ser servidos, juntamente com almoços churrasqueira.No entanto, o assado típico permanece popular.Carols by Candlelight é uma tradição que começou em Melbourne em 1938 e desde então se espalhou ao redor da Austrália e do mundo.No evento as pessoas se reúnem na véspera de Natal, geralmente ao ar livre, cantar cânticos à luz de velas em um evento de estilo em larga escala de concerto.Carols da Austrália Vision pela Candlelight, que acontece no Sidney Myer Music Bowl em Melbourne na véspera de Natal, é televisionado em todo o país e tornou-se uma tradição para muitos australianos para assistir à performance.Carols no Domínio acontece em Sydney no sábado antes do Natal.
Ave Maria - Anthony Callea em Carols by Candlelight
Anthony Callea (que era então jogar Boq em Wicked, Melbourne) e The Boys Nacional 'Choir of Australia cantar Ave Maria em Carols Visão da Austrália By Candlelight, Melbourne, véspera do Natal de 2008.A noite é uma tradição estabelecida de Natal organizado pela Australian Vision Australia, que levanta fundos para e apóia pessoas com baixa visão.Animadores trabalho para nada, é sempre transmitido ao vivo e é uma das maiores transmissões de seu tipo no mundo.______________________________________________________________
FRANÇAA celebração do Natal na França varia conforme a região.A maioria das províncias celebram o Natal em 25 de dezembro, que é um feriado bancário.No entanto, no leste e norte da França, a temporada de Natal começa em 6 de Dezembro, la fête de Saint Nicolas, e em algumas províncias la fête des Rois * é um dos feriados mais importantes da temporada de Natal.
Em Lyon, 08 de dezembro é Lumières la Fête de, quando Lyonnais homenagear a virgem Maria, colocando velas em suas janelas para iluminar a cidade.
Le RéveillonEmbora cada vez menos franceses frequentam la Messe de Minuit na véspera de Natal, ainda é uma parte importante do Natal para muitas famílias.Ele é seguido por uma festa enorme, chamado le Réveillon (do verbo réveiller, para acordar ou reviver).Le Réveillon é um despertar para o significado simbólico do nascimento de Cristo e é o ponto alto da culinária da temporada, o que pode ser apreciado em casa ou em um restaurante ou café que está aberto toda a noite.Cada região na França tem o seu próprio menu de Natal tradicional, com pratos como peru, capão, ganso, galinha, e boudin blanc (semelhante ao pudim branco).
Após Réveillon, é costume deixar uma vela acesa no caso de a Virgem Maria passa.Durante toda a temporada de Natal francês, há especial sobremesas tradicionais:La bûche de Noël (Yule log) - Um bolo em forma de log feito de chocolate e castanhas. Representante do log madeira especial queimado de véspera de Natal ao Dia de Ano Novo no Périgord, que é um resquício de uma celebração pagã Gaul.Le dor calendeau (no sul da França) - é um pão de Natal, da qual uma parte é dada a uma pessoa pobre.
Talvez o mais conhecido tradicionais canções francesas, "Il est né, le divin Enfant!" Que vem da região de Provence.
e: "Petit Papa Noël"
Outro aspecto importante das celebrações de Natal francês é a creche cheia de santons, que é exibido em igrejas e muitos lares.Creches vivem na forma de peças de teatro e espectáculos de marionetas baseado em Natividade são comumente realizadas para ensinar as idéias importantes do cristianismo e da celebração do Natal.Visco está pendurado acima da porta durante a época do Natal para trazer boa sorte ao longo do ano.______________________________________________________________
ALEMANHAO Natal real presentear (em alemão: "Bescherung") geralmente ocorre na véspera de Natal.
Doações podem ser interpostos pela Weihnachtsmann (tradução, "O Natal do homem"), que se assemelha ou São Nicolau ou Santa Claus americano, ou pelo Christkind, uma criança-sprite como quem pode ou não representar o menino Jesus.A árvore de Natal é o primeiro colocado e decorado, na manhã do dia 24.Os dons são então colocados sob a árvore.Muitas vezes, depois do Natal Vésperas na igreja e antes ou depois de uma refeição à noite o pai (ou mãe) entra no quarto onde a árvore está em pé, acende as velas e os anéis de um pequeno sino.Em seguida, as crianças estão autorizadas a entrar no quarto à luz de velas. Em muitas famílias ainda é um costume de cantar canções de Natal ao redor da árvore antes de abrir os presentes.Algumas famílias, especialmente as famílias católicas, assistir a um culto da igreja à meia-noite depois do jantar e troca de presentes.
"Leise rieselt der Schnee" - Softly cai a cada floco de neveA tradicional alemã de Natal carolcomposta por Eduard Ebel cerca de 1900cantado por "Vocal Total" na Igreja Obervellmar
A festa da culinária se desenrola na ceia na véspera de Natal ou no primeiro dia do Natal, e geralmente envolve aves (galinha assada normalmente).Algumas famílias preferem uma refeição mais leve e mais simples na véspera de Natal.Eles comem salada de batata e enchidos, carpa ou uma sopa saudável e comer ganso, pato ou porco assado no dia de Natal.O mais famoso mercado de Natal na Alemanha é o "Nürnberger Christkindl Markt", que é conhecida por seus anjos folha de ouro e produzidos localmente bolos de gengibre.Pelo menos, 375 anos de idade, é um dos mais antigos e com mais de 200 fornecedores participantes a cada ano, é também um dos maiores mercados de Natal (Weihnachtsmärkte) na Alemanha.______________________________________________________________ITÁLIANa Itália, a temporada de Natal começa tradicionalmente com o disparo do canhão do Castelo de S. Angelo.
O Pifferari, que são pastores que vêm das montanhas de Abruzzo e Lácio, desempenhar o seu bagpipes.
Zampogna e Ciaramella di Montefalcone nel Sannio (Molise)L'Ancia Sannita Natale 2007
Presepi é um presépio italiano.Estes são extremamente embelezada.Catedrais, muitas vezes competem para ver quem tem a melhor presepi na cidade.As pessoas vão circular pela cidade e ver a presepi em diferentes igrejas.Cidade do Vaticano, em Roma e cidades maiores, como Nápoles, têm presepi excepcionalmente grande.O de Nápoles é um dos mais famosos.
Um dia antes de véspera de Natal, nada de carne é comido.Um monte de peixe é servido em seu lugar.Um prato de enguias tradicional chamado "Capitone" é servido como um curso tradicional principal.Sobremesas doces, como panetone, torrone, e panforte fazer acentos delicioso para a celebração do Natal.Pandoro é outra sobremesa italiana incrível tradicional servido no Natal.Na Itália, apresenta também são trazidos por La Befana, que chega no meio da noite para encher as meias das crianças.Uma lenda italiana diz que os Reis Magos pararam na casa de uma velha pedindo instruções para ajudá-los a encontrar o menino Jesus.Eles convidaram-lhe para vir com eles como eles procuraram, mas ela recusou a oferta porque ela estava muito ocupada.Ela lamentou a decisão e começou a procurar os Reis Magos eo Menino Jesus.Cada casa em que ela parou, ela deixou um presente para as crianças no caso de o menino Jesus estava lá.Esta lenda levou à tradição da Befana.As crianças colocam seus sapatos perto da lareira, ea Befana é dito para encher os sapatos e as meias com presentes e guloseimas para as crianças boas ou carvão para crianças desobedientes.
O Log Yule é queimado com a família e amigos durante um brinde.
A Urn of Fate, a urna do destino, é uma tigela grande decorativa com um presente para cada pessoa nela. Cada um vai tirando e repondo o presente por sua vez na tigela até encontrar o presente com o seu nome nele.
"Tu Scendi dalle Stelle" - Canzoni di Natale
Embora a pratica de Babbo Natale (Papai Noel), de dar presentes no Natal esteja se tornando mais comum, o principal dia de dar presentes é Epiphany, o 12 º dia de Natal, quando os três Reis Magos deram ao Menino Jesus os seus presentes. ______________________________________________________________
RÚSSIANatal na Rússia é mais amplamente comemorado em 07 de janeiro (25 de dezembro no calendário Juliano usado pela Igreja Ortodoxa Russa).
É um dia de ritual solene e alegre celebração.
Ortodoxos russos observam um jejum vegetariano por seis semanas até véspera de Natal.
A maioria das celebrações ocorre na véspera de Natal, em 06 de janeiro, que está principalmente relacionado com a Missa de Natal.
Em algumas catedrais esta cerimônia pode avançar por muito tempo na noite.
Para a maioria das pessoas, no entanto, a missa vai terminar mais cedo, e as pessoas voltam para casa para o jantar de Natal com suas famílias.
Depois do jantar, as crianças muitas vezes vão de casa em casa cantar, e receber doces como presentes.
Chesnokov de "Apareceu Gabriel" - Coro Ortodoxa Russa a partir de MoscovoSolista: Chernegov-Nomerov Egor (coral dir.)Чернегов-Номеров Егор Глебович
Como uma celebração religiosa, o Natal foi proibido durante a era Soviética.
No entanto, muitas pessoas continuavam a realizar suas celebrações em segredo, embora e tradições russas de Natal tivesse sido em grande parte mantidas vivas por transferir alguns deles para o Dia de Ano Novo.
Desde 1992, o Natal tornou-se novamente uma celebração muito popular na sociedade russa, ao lado do Novi Gord (Ano Novo) e da celebração das férias populares da Rússia.
No entanto, alguns russos observam dois Natais (de acordo com ambos, o Calendário Gregoriano e o Calendário Juliano).
A canção tradicional russa de Natal - (yolochka V lesu rodilas ')
Muitas tradições associadas com um Natal ocidental estão ligadas a estas celebrações do Ano Novo, como árvores de Natal decoradas, ou Yolka (árvores de Ano Novo),
que servem como um símbolo do Ano Novo (A Yolka mais famosa de lugares públicos é aquela na Praça Vermelha de Moscou ), e Pai Frost (Ded Moroz, russo: Дед Мороз).
Pai da Frost, Pai do Inverno, nome que também aparece no idioma local de outros países eslavos.
A tradução literal do nome seria vovô Frost, embora o nome é muitas vezes traduzido como Pai Frost.
O caráter tradicional Ded Moroz, ou um diminutivo Dedushka Moroz desempenha um papel semelhante ao do Papai Noel, trazendo presentes para as crianças em festas de Ano Novo pela Árvore de Ano Novo.
Ele carrega um cajado, usa valenki (estilo tradicional de inicialização russo feito de feltro de lã) e a festa é realizada em toda a Rússia em uma Troika.
A tróica russa é um trenó puxado por três cavalos atrelados a par.
A troika foi um estilo tradicional de transporte de frio.
Passageiros agrupam-se em peles na parte de trás do trenó para se afastar das temperaturas muitas vezes perigosamente baixas.
Ded Moroz é comumente acompanhada por Snegurochka (em russo: Снегурочка), ou 'Snow Maiden, a moça solteira de neve, que é um atributo exclusivo da imagem de Frost Pai - nenhum de seus colegas estrangeiros têm um companheiro similar.
Snegurochka é um personagem de contos de fadas russo.
De acordo com uma história, ela é filha da Primavera e Frost, inverno, que anseia pela companhia dos seres humanos mortais.
Ela cresce e passa a gostar de um pastor chamado Lel, mas seu coração é incapaz de conhecer o amor.
Sua mãe tem pena e dá-lhe essa capacidade, mas assim que ela se apaixona, seu coração aquece e ela derrete.
Esta versão da história foi feita em uma peça de Aleksandr Ostrovski (que estreou em 1873), com música incidental byTchaikovsky.
Modern Snegurochka também é descrito como a neta e ajudante de Ded Moroz.
Tipicamente, Ded Moroz e Snegurochka distribuiam presentes para as crianças, lutando contra a bruxa má, Baba Yaga, que tenta roubar os presentes.
O período após o dia de Natal até o 18 de janeiro é conhecido como Svyatki (Christmastide) que é uma parte muito alegre de celebrações do Natal russo.
Como em outras festas tradicionais, o russo Christmastide caiu em desgraça com as autoridades durante o século 20, mas Svyatki voltou, junto com outros notáveis antigos festivais que fazem parte da cultura russa.
O período de Svyatki é associado com o costume pagão de Koliada e é tradicionalmente um tempo para se disfarçar, brincar carnavais, fazer contos de carol, cantar e adivinhação.
Muitos procedimentos de adivinhação, aos costumes, giravam em torno de perguntas feitas por mulheres solteiras "em busca de sinais sobre os seus futuros maridos" em cera, em espelhos, ou na sombra.
Russia Today: Russian Christmastide Svyatki
Velhos costumes Svyatki são referenciados em alguns dos mais conhecidos clássicos da literatura russa.
A fortuna e suas práticas são descritas em Eugene Onegin de Pushkin, e os mummers fantasiados são descritos em uma cena de Natal de Guerra e Paz de Tolstoi.______________________________________________________________
SUÉCIACelebrações do Natal sueco começam com o primeiro do Advento.
O dia de São Lucy (localmente conhecido como Luciadagen), que é a primeira grande celebração do Natal antes do Natal em si.
Velas elétricas e estrelas brilhantes são colocadas em quase todas as janelas no mês de dezembro, na Suécia.
Como em muitos outros países no Norte da Europa, o Jultomte - Santa Claus (ou simplesmente Tomte) traz os presentes em 24 de dezembro, véspera de Natal, o dia geralmente considerado como Natal.
O Jultomte foi originalmente morador de uma pequena casa invisível de Natal com gnomos ou anões da mitologia nórdica, que vigiavam a casa e seus habitantes.
Uma velha superstição ainda chama para alimentar o Tomte na véspera de Natal com uma pequena tigela de mingau.
Se uma tigela de mingau não é escolhida por ele em algum lugar dentro ou fora da casa, isto vai trazer má sorte para todos da casa no ano seguinte.
O moderno "Tomten", hoje em dia é uma versão do Papai Noel em tecido vermelho e barba branca, exceto que ele não entra na casa pela chaminé, mas bate na porta e pergunta: "finlandeses det nagra snälla har celeiro?" ( existem bons filhos aqui?)
"Nar det lider mot julho" - tradicional sueco Christmas CarolGravado ao vivo na Igreja Botkyrka 21 de dezembro de 2008.Voz Ann-Katrin Hegvold, órgão Rune Karlsson.
Natal na Suécia é, como em qualquer outro lugar, uma ocasião celebrada com alimentos.
Quase todas as famílias suecas celebram em 24 de dezembro com uma mesa de Natal, chamada Natal smörgåsbord (julbord),uma exposição de vários itens de alimentos de Natal.
Quase tudo existe no julbord de Natal: presunto, (julskinka), acompanhado por outros pratos de Natal, tais como almôndegas pequenas, arenque, spareribs, pequenos cachorros quentes, lutfisk, lingüiça de porco, salmão, Janssons frestelse (batata caçarola com anchovas), e pudim de arroz.
O julbord de Natal é servido com julmust e bebidas como vinho quente, cerveja de Natal ou fermentados.
Uma especialidade escandinava é o glogg (vinho quente e temperado com amêndoas e passas), que é servido quente em copos pequenos.
Os pratos diferentes do julbord podem variar em toda a Suécia, do Sul para o Norte.
Empresas tradicionalmente convidam seus funcionários para um jantar ou almoço de confraternização nas semanas antes do Natal, e as pessoas saem em particular para restaurantes que também costumam oferecer julbord no mês de dezembro.______________________________________________________________
UCRÂNIA& "Carol of the Bells""Carol of the Bells" é uma canção de Natal feita e cantada em todo o mundo durante a temporada de Natal.
O trabalho coral em miniatura é originalmente composto pelo compositor ucraniano Mykola Leontovych e também conhecido como "O ucraniano de Bell Carol".
Ao longo da composição, Leontovych utiliza um motivo de quatro notas tirado de uma cantiga antiga pagã de Ano Novo ucraniana conhecida na Ucrânia como "Shchedryk".
Shedrik - Carol dos Sinos
Uma andorinha visita um agricultor e sua família durante oNatal e deseja-lhes felicidade e recompensas em todas as coisas.
"Carol of the Bells" foi estreado em dezembro de 1916 por um grupo coral composto por alunos da Universidade de Kiev.
Foi apresentado ao público ocidental pelo Coro Nacional da Ucrânia durante sua turnê na Europa e nas Américas, onde se estreou nos Estados Unidos em 05 de outubro de 1921 no Carnegie Hall.
Mais tarde, foi adaptado em uma versão em Inglês por Peter Wilhousky na década de 1930, e até hoje é realizada e cantada em todo o mundo durante a temporada de Natal.
Uma versão alternativa Inglêsa ("Ring, Natal Bells") com letras mais baseadas na Natividade foi escrito por Louise Minna Hohman em 1947, também é amplamente realizada.
A música original ucraniana é baseada em uma antiga lenda eslava que cada sino do mundo tocou em honra de Jesus, na noite de seu nascimento.
Esta canção conta a história de uma andorinha voando sobre uma casa a cantar sobre a riqueza que virá com a primavera seguinte.
Os dias festivos do Natal ucraniano segundo o calendário juliano, começam em 06 de janeiro, véspera de Natal, e terminam em 19 de janeiro, "Jordan" ou Epifania.
Sviata Vecheria ou "Santa Ceia" na véspera de Natal é a tradição central das celebrações de Natal em casas ucranianas.
A mesa de jantar, por vezes, tem alguns wisps, folhas, de feno na toalha de mesa bordada como um lembrete da manjedoura de Belém.
Kutia (pudim de doce de grãos) é tradicionalmente servido na mesa de jantar de Natal ucraniana.
Muitas vezes, é o primeiro prato dos tradicionais doze pratos da ceia de Natal (também conhecidos como Svyaty Vechir) e raramente é servido em outras épocas do ano.
Na Ucrânia Ocidental, especialmente na Rutênia dos Cárpatos, devido ao culturismo multi-histórico, o Natal pode ser observado duas vezes, em 25 de dezembro e 07 de janeiro (Dia de Natal), muitas vezes independentemente, se a família pertence à Igreja Greco-Católica ucraniana, (Roman) Igreja Católica , uma das Igrejas Ortodoxa Ucraniana ou uma das denominações protestantes.______________________________________________________________
ESTADOS UNIDOSe CANADANatal é um feriado comemorado extensamente nos Estados Unidos e Canadá.
Tradições de Natal são essencialmente as mesmas que no Reino Unido e na maior parte da Europa, exceto em Quebec e outras áreas onde se fala francês, com o seu réveillon e o Père Noël ("Pai Natal" em francês).
A celebração do Dia de Santo Estêvão no dia seguinte ao Dia de Natal é uma tradição praticada no Canadá, como é na Commonwealth.
Old Saint Nick, mais conhecido como Santa Claus é mais conhecido por viver no Pólo Norte e entrando nos lares das pessoas através de suas chaminés durante a noite antes do amanhecer de Natal para deixar presentes.
Esta inocência é mais conhecida nas crianças, de que Papai Noel tem uma lista de crianças boas e uma lista de crianças impertinentes.
As crianças abrem seus presentes na manhã do dia de Natal.
Crianças na lista, impertinentes, recebem carvão em suas meias, enquanto as crianças que se apresentam com bom comportamento, balas em suas meias, e por baixo de suas árvores de Natal.
Meias são penduradas acima da lareira / manto de Papai Noel para preencher com os presentes.
Uma árvore de Natal está configurada, quando normalmente decorada com ornamentos e enfeites, com algo parecido com uma estrela, ou um anjo no topo da árvore.
Os presentes são deixados sob a árvore pelo Papai Noel.
"Joy to the World" - cantada por Nat King ColePalavras: Isaac Watts baseada no Salmo 98Música: Lowell Mason organizadas porcom base em temas no Messias de Handel
Muitas atrações turísticas de Natal relacionadas, tais como a árvore de Natal do Rockefeller Center e elaboradas vitrines de Nova York são muito visitadas por turistas não-cristãos de todo o mundo.
Natal é comemorado por quase todos, não importa qual religião a pessoa tem.
Dia de Natal é um feriado nacional e federal, tanto nos Estados Unidos e Canadá.
Dia de Natal é o único dia em que quase todos os varejistas, bancos e escritórios governamentais estão fechados.
"The Little Drummer Boy" (Carol do tambor),escrito por Katherine K. Davis - cantada por Bob Seger
"Jingle Bells" é uma das canções de inverno mais conhecido e comumente cantada no mundo.
Ela foi escrita por James Lord Pierpont (1822-1893) e publicado sob o título "One Horse Sleigh Open" em 1857.
Embora seja comumente referido como uma canção de Natal, na verdade foi escrita e cantada de Acção de Graças.
Foi erroneamente rotulado como uma canção de Natal porque ser extremamente popular em Ação de Graças, foi cantada novamente por volta do Natal.
"Jingle Bells" - cantada por Dean Martin
"White Christmas" é uma canção de Irving Berlin rememorando um cenário de Natal à moda antiga.
Segundo o Livro Guinness de Recordes Mundiais, a versão cantada por Bing Crosby é o único best-seller de todos os tempos, com vendas estimadas de mais de 50 milhões de cópias em todo o mundo.
Relatos variam sobre quando e onde Berlin escreveu a canção.
Uma história é que ele o escreveu em 1940, ao lado da piscina do hotel Biltmore em Phoenix, Arizona.
Muitas vezes ele ficava toda a noite a escrever - disse o secretário, "Deixando cair a sua caneta e ser tomado pela música."
Eu acabei de escrever a melhor canção que eu já escrevi - que diabo, eu só escrevi a melhor música que alguém já tenha escrito "!
"White Christmas" - Bing Crosbyde "O Holiday Inn" trilha sonora de 1942
A paz na Terra é um reel-1939 cartoon Metro-Goldwyn-Mayer curta dirigido por Hugh Harman, sobre um mundo pós-apocalíptico povoado apenas por animais.
Dois esquilos jovens pedem seu avô na véspera de Natal, uma histórioa sobre os "homens" que estão na letra "Paz na Terra, boa vontade aos homens."
O esquilo avô, então, diz-lhes uma história da raça humana, concentrando-se sobre as guerras sem fim travada pelos homens.
Em última análise, as guerras do fim, com as mortes dos últimos homens na Terra, com dois soldados atirando um no outro.
Posteriormente, os animais sobreviventes descobrem um exemplar da Bíblia nas ruínas de uma igreja.
Inspirado pelos ensinamentos do livro, eles decidem reconstruir uma sociedade dedicada à paz e à não-violência (usando os capacetes de soldados para a construção de casas).
Peace On Earth. Natal clássico cartoon (MGM 1939)
O cartoon apresenta uma canção original escrita para a melodia de "Hark! O Herald Angels Sing ".
De acordo com o obituário de Hugh Harman no New York Times e Ben Mankiewicz, apresentador do Beco dos desenhos animados, o desenho animado foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz.
No entanto, não está listado no banco de dados oficial de nomeação do Prêmio Nobel.
Mankiewicz também alegou que o cartoon foi o primeiro sobre um assunto sério feito por um grande estúdio.
Em 1994, foi votado # 40 das 50 Greatest Cartoons de todos os tempos pelos membros do campo da animação.
Foi também nomeado para o Oscar 1939 para Assuntos Short (Cartoons).
______________________________________________________________
"Feliz Natal (War Is Over)" - John Lennon
"Happy Xmas (War Is Over)" é uma canção escrita por John Lennon, lançada como single em 1971 por John Lennon, Yoko Ono, e a Plastic Ono Band em Apple Records nos EUA e no Reino Unido.
Embora aparentemente uma canção de protesto sobre a Guerra do Vietnã, tornou-se um padrão de Natal e tem aparecido em vários álbuns de Natal.
Até os dias atuais, a música é o mais prevalente "hino de paz" em todo o mundo.
______________________________________________________________
Desejo a todos os que celebram
FELIZ NATAL
e um feliz ano novo!
Best wishes,
Angela Nilsson
______________________________________________________________Fontes:http://answersforthefaith.com/biblestudy/2007/12/25/bible-study-the-christmas-story/http://www.history.com/topics/christmashttp://en.wikipedia.org/wiki/Gregorian_calendarhttp://en.wikipedia.org/wiki/Chronology_of_Jesushttp://www.whychristmas.com/customs/25th.shtmlhttp://www.bbc.co.uk/religion/religions/christianity/holydays/christmas_1.shtmlhttp://www.the-north-pole.com/history/http://en.wikipedia.org/wiki/Father_Christmashttp://en.wikipedia.org/wiki/Ded_Morozhttp://en.wikipedia.org/wiki/Christmas_worldwidehttp://french.about.com/cs/culture/a/christmas.htmhttp://www.associatedcontent.com/article/2272203/a_traditional_italian_christmas.htmlhttp://en.wikipedia.org/wiki/Christmas_carolhttp://www.spanish-translation-help.com/traditional-spanish-carols.htmlhttp://www.theholidayspot.com/christmas/worldxmas/index.htmhttp://www.californiamall.com/holidaytraditions/traditions-Venezuela.htmhttp://ourdance.info/tag/venezuelas-favorite-christmas-songs/http://www.russian-language-for-lovers.com/russian-christmas.htmlhttp://goeasteurope.about.com/b/2010/01/11/russian-culture-svyatki-russian-christmastide.htmhttp://christmas.lovetoknow.com/Christmas_Traditions_in_Peruhttp://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Christmas_carols
Hanukkah - O Festival das Luzes
H A N U K K A H - O Festival das Luzes
Enviado em 29 de novembro de 2010
por: Angela Nilsson
(Foto © chabad.de)
De 20-28 dezembro de 2011, Hanukkah (Chanucá), também conhecido como o Festival das Luzes, sendo celebrado pelos judeus ao redor do mundo.
É um feriado de oito dias que começa no dia 25 do mês de Kislev de acordo com o calendário hebraico, o que pode ocorrer a qualquer momento no final de novembro para final de dezembro no calendário gregoriano, e continua até o segundo do mês de Tevet .
Em hebraico, a palavra é escrita Hanukkah חנֻכה ou חנוכה, que significa "dedicação" ou "consagração". e é mais comumente transliterado para Inglês como Chanukah ou Hanukkah.
O feriado comemora o milagre que aconteceu depois de um ano judeu, 164 aC , sobre a vitória sobre os sírios helenistas.
Antíoco IV, o rei grego da Síria, que proibiu os judeus, havia proibido a observância do judaísmo, sob pena de morte e forçou os judeus a adorar deuses gregos.
Após a vitória, uma lâmpada do Templo foi iluminada e, apesar de a lâmpada ter óleo para apenas um dia, e ela ficou milagrosamente acesa por oito dias, até que uma nova oferta de oleo pudesse estar preparada.
Para comemorar esse milagre, Hannukah é observado por uma nova iluminação de luz de Hanukkah em um dos Menorah (candelabro) em cada uma das noites dos 8 feriados, progredindo para oito luzes na noite final do Hanukkah.
Hanukkah em suas festividades incluem jogos, troca de presentes para as crianças e de encontros para apreciar os alimentos tradicionais.
Hanukkah é uma festa judaica de singificado menor e seu significado religioso é muito menos relevante do que o de Rosh Hashanah, Yom Kippur, Sucot, a Páscoa, e Shavuot.
Ele é aproximadamente equivalente a Purim em importância.
Por outro lado, Hanukkah é provavelmente uma das mais conhecidas festas judaicas por causa de sua proximidade com o Natal.
Alguns grupos ortodoxos criticam a adoção de muitos costumes do Natal, como dar presentes e decoração, tornando Hanukkah o feriado mais secular do calendário judaico.
Chanukah, Oh Chanukah! - Uma canção Hanukkah tradicionais,cantada por Theodore Bikelprimeiro em iídiche, em seguida, em Inglês, então em hebraico
Hanukkah começou a encontrar uma nova expressão nos anos que antecederam a fundação do moderno Estado de Israel e se tornou um feriado rico com importância histórica, com narrativas de milagre físico e sobrenatural, e um diálogo com a história judaica.
________________________________________________________________
História e Origens
A história de Chanukkah começa no reinado de Alexandre, o Grande.
Alexandre conquistou a Síria, Egito e a Palestina, mas permitiu que as terras sob seu controle continuassem observando suas próprias religiões e de manter um certo grau de autonomia.
De acordo com esta regra relativamente benevolente, muitos judeus assimilaram muito da cultura helenística, adotando a linguagem, os costumes e o vestido dos gregos.
Após a morte de Alexandre, o Império Grego foi estabelecido em quatro divisões:
1- o Reino de Ptolomeu do Egito,
2- o Império Selêucida expandido mais a leste, sul e oeste,
3- o Reino de Pergamon, na Ásia Menor e
4- o Reino da Macedônia.
________________________________________________________________
Busto de Antiochius IV no Museu Altes de Berlim
Antíoco IV
Antíoco IV determinou perseguição aos judeus no perído de 175 a 163 aC.
Ele é lembrado como um perseguidor na tradição judaica Hanukkah e eventos associados, incluindo os livros dos Macabeus e do "Scroll de Antíoco".
Fontes rabínicas referem a ele como הרשע, harasha ("ímpio").
Antíoco IV Epifânio, nascido c. 215 aC e morreu 163 aC) governou o Império Selêucida de 175 aC até sua morte em 163 aC.
Ele era um filho do rei Antíoco III, o Grande, e irmão de Seleuco IV Philopator.
Seu nome original era Mithridates, ele assumiu a Antíoco, nome depois com que ele assumiu o trono.
Eventos notáveis durante o reinado de Antíoco IV incluem a conquista de quase a totalidade do Egito, o que levou a um confronto que se tornou a origem da frase metafórica, "linha na areia", e a rebelião dos macabeus judeus.
Antíoco IV assumiu epítetos divinos, que nenhum outro rei helenístico tinha feito, como Theos Epifânio ("Manifesto de Deus") e depois de sua derrota do Egito, Nicéforo ("Portador da Vitória").
Mas o seu comportamento muitas vezes excêntrico, caprichoso, ações e até mesmo a insanidade levou alguns de seus contemporâneos a chamá-lo Epimanes ("The One Mad"), num jogo de palavras com o título de Epifânio.
________________________________________________________________
Conquista do Egito - "Line in the Sand"
Quando os guardiões do rei Ptolomeu VI do Egito exigiram o retorno de Coele-Síria em 170 aC, Antíoco lançou um ataque preventivo contra o Egito, e foi vitorioso em todas as conquistas, chegou a Alexandria e capturou o rei Ptolomeu.
Para evitar a uma Roma alarmante, Antíoco permitiu Ptolomeu VI de continuar governando como um rei-fantoche.
Após a retirada de Antíoco, da cidade de Alexandria, escolheram um novo rei, um dos irmãos de Ptolomeu, também chamado Ptolomeu (VIII Euergetes).
Em vez de lutar uma guerra civil, os irmãos Ptolomeu concordaram em governar o Egito em conjunto.
Em 168 aC Antíoco levou um segundo ataque sobre o Egito e também enviaram uma frota para capturar Chipre.
Antes de chegar a Alexandria, seu caminho foi bloqueado por um único embaixador romano, chamado Gaius Popillius Laenas, que entregou uma mensagem do Senado romano dirigida para Antíoco de retirar seus exércitos do Egito e Chipre, ou se considerar em estado de guerra com os romanos da república.
Antíoco disse que iria discutir o assunto com o seu conselho, quando então o enviado Romano desenhou uma linha na areia ao seu redor e disse: "Antes de você cruzar este círculo eu quero que você me dê uma resposta para o Senado romano" - o que implica que Roma iria declarar guerra se o rei saísse do círculo sem o compromisso de deixar o Egito imediatamente.
Apoós pesar as suas opções, Antíoco sabiamente decidiu se retirar.
Só então Popillius concordou com aperto de mãos com ele.
________________________________________________________________
Massacre em Jerusalém
Enquanto Antíoco estava ocupado no Egito, correu um boato de que ele tinha sido morto.
O deposto High Priest Jason reuniu uma força de 1.000 soldados e fizeram um ataque surpresa contra a cidade de Jerusalém.
O Sumo Sacerdote nomeado por Antíoco, Menelau, foi forçado a fugir de Jerusalém durante um motim.
No retorno do rei do Egito em 167 aC, enfurecido por sua derrota, ele atacou Menelau e a cidade de Jerusalém então restaurada, e executou milhares de judeus.
"Quando estes acontecimentos foram relatados ao rei, ele achava que a Judéia estava em revolta.
Rugindo como um animal selvagem, ele partiu do Egito e tomou Jerusalém durante uma tempestade.
Ele ordenou a seus soldados para cortarem sem piedade aqueles a quem eles conheceram e matar aqueles que se refugiaram em sua casa.
Houve um massacre de jovens e velhos, uma matança de mulheres e crianças, um abate de virgens e crianças.
No espaço de três dias, 80 mil foram mortos, mais 40.000 foram condenados a ter uma morte violenta, e o mesmo número foi condenado a ser vendido como escravo. "(2 Macabeus 5:11-14)
Para consolidar o seu império e fortalecer seu domínio sobre a região, Antiochus decidiu ficar do lado dos judeus helenizados, proibindo os judeus de praticarem seus ritos e tradições religiosas, mantidas pelos judeus observantes, e ordenando o culto a Zeus como o deus supremo.
Este foi um anátema para os judeus e, quando eles se recusaram, Antíoco enviou um exército para fazer cumprir seu decreto.
Por causa da resistência, a cidade foi destruída, muitos foram abatidos, e um militar grego da cidadela chamada Acra foi estabelecido.
"Não muito tempo depois disto, o rei enviou um senador ateniense para forçar os judeus a abandonar os costumes de seus ancestrais e viver, não mais pelas leis de Deus, mas também profanar o templo em Jerusalém e dedicá-lo a Zeus Olímpico, e cultuar no Monte Gerizim, a Zeus o Hospitaleiro, como os habitantes do lugar pediam ...
Eles também trouxeram para o templo as coisas que foram proibidas, e o altar foi coberto com ofertas abomináveis, proibidas pelas leis.
Um homem não poderia manter o sábado ou celebrar as festas tradicionais, nem mesmo admitir que ele era judeu.
Por sugestão dos cidadãos de Ptolemaida, um decreto foi emitido, de ordenação das cidades vizinhas gregas, a agir da mesma forma contra os judeus: obrigá-los a participar dos sacrifícios, e condenando à morte aqueles que não quisessem adotar os costumes dos gregos.
Era óbvio, portanto, que este impedimento era um desastre.
Assim, duas mulheres que foram presas por terem circuncidado seus filhos foram publicamente desfiladas pela cidade com seus bebês pendurados em seus seios e, em seguida, jogadas para baixo do alto da muralha da cidade.
Outros, que se reuniram em cavernas próximas a observar o sábado em segredo, foram traídos para Philip e todos queimados até a morte. "(2 Macabeus 6:1-11)
________________________________________________________________
Rebelião dos macabeus
Wojciech Stattler de "Machabeusze" ("The Maccabees"), 1844
Jewish documentos históricos perto da hora do evento (1 Macc, escrito c. 135 aC; 2 Macc, escrito c. 124 aC), pintado a Revolta dos Macabeus como uma resistência nacional de uma opressão estrangeira política e cultural.
Estudiosos modernos argumentam que o rei estava intervindo em uma guerra civil entre os judeus tradicionalistas do país e os judeus helenizados em Jerusalém (de acordo com Joseph P. Schultz).
O que começou em muitos aspectos, como uma guerra civil que se intensificou quando o reino helenístico da Síria ficou de um lado com os judeus Hellenizing em seu conflito com os tradicionalistas do outro.
Como o conflito aumentou de proporções, Antíoco tomou o lado do helenizadores, proibindo as práticas religiosas que os tradicionalistas reuniam ao redor.
Isto pode explicar porque o rei, em um total abandono prática selêucida em todos os outros lugares e tempos, proibiu a religião tradicional de todo um povo.
Dois grupos de oposição, Antíoco: um grupo basicamente nacionalista liderada por Matatias, o Hasmoneu, um sumo sacerdote judeu, e seu filho Judas Macabeu, e um grupo tradicionalista religioso conhecida como a Chasidim, os precursores dos fariseus (sem conexão direta com o movimento moderno conhecido como chassidim).
Eles juntaram forças em uma revolta contra os dois motivos: assimilação dos judeus helenistas e a opressão pelo governo selêucida grego.
Os combates começaram em Modiin, uma vila não muito longe de Jerusalém.
Um oficial grego e soldados reunidos com os moradores, exigiram a a um judeu se curvar à um ídolo e comer a carne de um porco; atividades proibidas para os judeus.
O policial escolheu Matatias para participar da cerimônia.
Ele recusou, e outro morador se adiantou e se ofereceu para fazê-lo em seu lugar.
Matatias ficou indignado, pegou sua espada e matou o homem, em seguida, matou o oficial.
Seus cinco filhos e outros moradores da aldeia, em seguida, atacaram e mataram os soldados.
Matatias e sua família se embrenharam para se esconder nas montanhas próximas, onde muitos outros judeus que queriam lutar contra os gregos se juntaram a eles.
Eles atacavam os soldados gregos sempre que possível. Eventualmente, a revolução foi bem sucedida.
Judas Macabeu e seus soldados foram para o Templo Santo, e ficaram tristes porque muitas coisas estavam faltando ou estavam quebradas, incluindo o menorah de ouro.
Eles limparam e repararam o templo, e quando eles terminaram, eles decidiram fazer uma cerimônia de dedicação bem grande.
Para a celebração, os Macabeus queriam acender um menorah.
Eles procuraram por toda parte pelo oleo, e encontraram um pequeno frasco que continha apenas óleo suficiente para acender a menorá por um dia.
Milagrosamente, o óleo durou oito dias.
Isso deu-lhes tempo suficiente para obter óleo novo para manter acesa a Menorá.
O festival de Chanucá foi instituído por Judas Macabeu e seus irmãos Jochanan, Simeão, Eleatar e Jonathan para celebrar este evento.
Judeus celebram hoje Hanukkah por oito dias por acender velas em um menorah a cada noite, comemorando o milagre de oito dias do óleo.
________________________________________________________________
Talmud
O Talmude (em hebraico, "instrução, ensino"), é um texto central do judaísmo, na forma de um registro das discussões rabínicas relativas à lei judaica, ética, filosofia, costumes e história.
O Talmud tem dois componentes: a Mishná (c. 200 dC), o primeiro compêndio escrito da Lei Oral do judaísmo, eo Guemará (c. 500 dC), uma discussão sobre a Mishná e escritos relacionados.
A história do Hanukkah, juntamente com suas leis e costumes, é totalmente ausente da Mishna para além de referências que passam a ser várias.
A Mishna é a primeira grande redação escrita das tradições judaicas orais chamada de "Torá Oral" e a primeira grande obra do judaísmo rabínico.
Na Gemara, a história de Hanukkah e do milagre do azeite que queimou por oito dias é descrito.
No Talmud, No dia 25 de Kislev são os dias de Hanukkah, que são oito ... estes foram nomeados um Festival com Hallel [orações de louvor] e ação de graças.
-Shabat 21b, Babylonian Talmud -
________________________________________________________________
Tradições e Festas
(Foto © www.annarbor.com)
Hanukkah é comemorado por uma série de rituais que são realizados a cada dia durante todo o feriado de 8 dias; alguns são de base familiar e outros comuns.
Há adições especiais para o serviço de oração diária, e uma seção é adicionada a bênção após as refeições.
Hanukkah não é um "sábado-like" de férias, e não há nenhuma obrigação de abster-se de atividades que são proibidas no sábado.
As pessoas vão trabalhar como de costume, mas podem sair mais cedo, a fim de estar em casa para acender as luzes ao cair da noite.
Não há nenhuma razão religiosa para as escolas a serem fechadas, embora, em Israel, seja costume fechar as escolas a partir do segundo dia para a semana inteira de Hanukkah.
(Foto © www.alljewishlinks.com)
Acendendo o Hanukkah Lights
O festival é observado pelo acendimento das luzes de um candelabro especial, o Hanukkah Menorah, que possui nove velas: uma para cada noite, mais uma luz extra chamado Shamash (em hebraico, "servo", "guarda") a uma altura diferente.
O Shamash é usado para acender as outras luzes.
O propósito da luz extra é aderir à proibição, especificada no Talmud (Shabat 21b Tracate-23a), contra o uso das luzes de Hanukkah para qualquer outra coisa além de divulgar e meditar sobre a história Hanukkah.
Isso é diferente das velas Shabbath que se destinam a ser usadas para a iluminação.
Assim, se alguém precisa de iluminação extra em Hanukkah, a vela Shamash estaria disponível e se poderia evitar o uso das luzes proibidas.
Faz se alguma luz na vela Shamash primeiro e depois ela é utilizada para acender à luz das outras velas.
Na primeira noite, uma vela é colocada no canto direito.
A vela Shamash é iluminada e três Berakhot (bênçãos) são recitadas:
l'hadlik Neir (uma oração geral sobre velas), ela-asah Nisim (uma oração agradecendo a Deus para realizar milagres para antepassados judeus na época), e ela-Hekhianu (uma oração geral agradecendo a Deus por permitir que os judeus chegarssem bem a este momento do ano).
As bênçãos são ditas antes ou depois das velas serem acesas dependendo da tradição.
Quando a primeira vela é acesa a vela Shamash é colocada em seu suporte.
Em todas as noites seguintes, os judeus recitam apenas as duas primeiras bênçãos.
Hanukkah Blessings com Celebration e Songs:
Cada noite, outra vela é adicionada da direita para a esquerda (como a língua hebraica).
Velas são acesas da esquerda para a direita (para pagar honra para a nova primeira coisa).
Então, com todos juntos, incluindo o Shamash, duas luzes são acesas na primeira noite, três na segunda e assim por diante, terminando com todas as nove velas (8 do Hanukkah e a vela Shamash) na última noite, para um total de 44.
A razão para as luzes de Hanukkah não é para a "iluminação da casa por dentro", mas sim para a "iluminação da casa para fora," para que os transeuntes possam vê-las e assim ser lembrado o milagre do feriado.
Assim, as lâmpadas são colocadas em uma janela de destaque ou perto da porta que da para a rua.
As luzes podem ser velas ou lamparinas.
Luzes elétricas são por vezes usadas e são aceitáveis em locais onde chama aberta não é permitida, como uma sala de hospital.
(Foto © www.history.com)
As Luzes Hanukkah devem queimar por pelo menos uma meia hora depois que escurece.
Sexta à noite apresenta um problema.
Desde que as velas não podem ser acesas no Shabat em si, as velas devem ser acesas antes do pôr do sol.
No entanto, elas devem permanecer acesas até a hora e meia regulares e minutos após o anoitecer e as velas baratas de Hanukkah não queimam o tempo suficiente para cumprir a exigência.
Uma solução simples é usar velas de tamanho maior, ou as lâmpadas com azeite em quantidade maior que o tradicional.
De acordo com a proibição acima indicada, o menorah Hanukkah será aceso em primeiro lugar, seguido pelas velas de Shabat que significam o seu aparecimento.
Menorahs de todas as formas e tamanhos.
A única exigência é que as chamas sejam separadas o suficiente para que eles não foquem muito grandes e evitar de se assemelharem a uma fogueira pagã.
Menorahs antigas eram feitas de argila.
Elas consistem em pequenos vasos, pérola em forma, cada um com sua própria torcida, que foram dispostas lado a lado.
Menorah de hoje, que fica em uma base da qual brotam os ramos, lembra o santo Templo menorah que começaram a surgir no final da Idade Média.
Depois de acender as velas, cantar várias canções de Hanukkah é um costume habitual em muitos lares judaicos.
________________________________________________________________
Ma'oz Tzur
"Ma'oz Tzur" é um poema litúrgico judaico ou piyyut.
É escrito em hebraico, e é muitas vezes cantado no feriado do Hanukkah, depois de acender as luzes do festival.
O nome é uma referência à fortaleza dos Hasmoneus de Bete-Zur.
Esta canção hebraica é considerada ter sido escrita em algum momento do século 13.
Ele foi originalmente cantado apenas em casa, mas tem sido utilizado na sinagoga desde o século XIX ou anterior.
De suas estrofes de seis, muitas vezes, apenas a primeira estrofe é cantada (ou o primeiro e o quinto verso).
O hino é nomeado para suas duas primeiras palavras em hebraico, que significa "Stronghold of Rock" como um nome ou epíteto de Deus.
As primeiras letras dos cinco primeiros versos formam um acróstico do nome do compositor, Mordechai.
Maoz Tzur - Bel Canto & Women Madrigal
Em Inglês, há uma tradução não-literal popular que é cantado, chamado "Rock of Ages", que é baseado na versão alemã por Leopold Stein (1810-1882), e foi escrito por talmúdicos lingüistas Marcus Jastrow e Gottheil Gustav.
________________________________________________________________
Hanerot Halalu
Durante ou após as luzes se acenderem o hino Hanerot Halalu é recitado.
Existem várias versões diferentes, consoante às tradições regionais.
Hanerot Halalu, é um cântico antigo mencionado no Talmud (Soferim 20:6),
Hanerot Halalu - Por Baruch J. CohonArranjado por Blanche ChassRealizada pela Liberty High School Concert Choir, 2004
Letras das músicas:
Al hatshu-ot ve'al hamilchamot
She-Asita la'avoteynu
Bayamim hahem, bazman Hazeh
Al yedey kohanecha hakdoshim.
Vechol shmonat yemey Chanukah
Hanerot halalu hem kodesh,
Ve-ein Lanu reshut lehishtamesh bahem
Ela lirotam bilvad
Kedai lehodot leshimcha
Al nifleotecha vitela nissecha ve-al yeshuotecha.
Tradução:
Acendemos estas luzes
Para os milagres e maravilhas,
Para a redenção e as batalhas
Que você fez para os nossos antepassados
Naqueles dias, nesta época,
Através de seu e santos sacerdotes.
Durante os oito dias de Chanucá
Estas luzes são sagradas
E nós não estamos autorizados a fazer
Uso normal delas,
Mas só olhar para elas;
, A fim de agradecer
Em louvor ao Seu Nome grande
Pelos Seus milagres, Suas maravilhas
E Suas salvações.
Avraham Fried - Haneiros HalaluO vídeo a seguir inclui o Channukah Menorah, iluminação em Mumbai na Índia, na Casa Chabad (Nariman House), seguido por cantar ao vivo Avraham Fried de Haneiros Halalu transmitido ao vivo em todo o mundo:
________________________________________________________________
Jogando Dreidel
O jogo Dreidel era popular durante o reinado de Antíoco antes da revolta dos Macabeus, num momento em que soldados tinham ordens de executar quaisquer judeus que fossem pegos praticando sua religião.
Quando os judeus piedosos se reuniam para estudar a Torá, eles tinham um álibi preparado em caso eles ouviressem os soldados se aproximando.
Se os soldados aparecessem, eles escondiam as escrituras sagradas e fingiam jogar com o dreidel.
Em Israel, o dreidel é chamado de sivivon.
A palavra iídiche "dreidel" é derivado da palavra alemã "drehen" ("turn", girar).
Depois de acender a menorá Hanukkah, é costume em muitas casas de se jogar o jogo dreidel.
O dreidel é um top de quatro lados girando com uma letra hebraica inscrita em cada lado:
Nun, Gimel, Hey (Hay) e Shin. Essas letras significam a expressão hebraica "Nes Gadol Hayah Sham", um grande milagre aconteceu lá, referindo-se ao milagre do óleo.
As letras também representam as palavras iídiche Nit (nada), Gantz (todos), Halb (meia) e Shtell (put), que são as regras do jogo.
S'vivon Sov Sov Sov - Dreidel, Spin e SpinUm clássico "Song Dreidel"aqui realizado por Moshe Banda Skier
Cada jogador recebe um determinado número de moedas (real ou de chocolate), nozes, passas, doces ou outros marcadores, e coloca um marcador no "pote" (kupah ou gatinho).
O primeiro jogador gira o dreidel, e dependendo de qual lado do dreidel cai, ou ganha um marcador do pote ou desiste de parte do seu esconderijo.
Cada jogador por sua vez, gira o dreidel.
Quando o dreidel cai, ele vai cair em uma das quatro letras.
Segundo a carta, acontecerá o seguinte:
Nun - não ganhar / não perder,
Gimmel - tomar todas (do gatinho)
Hey - tome a metade (do gatinho)
Shin - perder (o que você depositou).
Qualquer pessoa que perder todos os fundos está fora do jogo.
Isto pode durar até uma pessoa ganhar tudo, ou até todos concordarem em parar.
Um dos mais conhecidos em Inglês países de língua é"A Canção do Dreidel" (Dreidel, Dreidel, Dreidel)aqui realizado por Harrison Classe Jardim de Infância Escola Avenue de 2007
Alguns comentaristas judeus atribuem significado simbólico para as marcas do dreidel. Um comentário, por exemplo, conecta as quatro letras com os quatro paises onde a nação de Israel era historicamente assunto: Babilônia, Pérsia, Grécia e Roma.
________________________________________________________________
Gift-Giving & Hanukkah Gelt
Ambas as versões israelenses e norte-americana de Hanukkah enfatizam a resistência, com foco em alguma combinação de libertação nacional e liberdade religiosa para definir o significado do feriado.
Na América do Norte, especialmente, Hanukkah ganhou importância maior com muitas famílias judias na segunda metade do século XX, incluindo um grande número de judeus seculares, que queriam uma alternativa judaica para as celebrações de Natal que muitas vezes se sobrepõem com Hanukkah.
Apesar de ter sido tradicional entre os judeus asquenazes (literalmente: "judeus alemães") dar "gelt" (iídiche: dinheiro, refere-se a dinheiro, bem como moedas de chocolate) às crianças durante a Hanukkah, em muitas famílias isso se transformou em presentes, a fim de evitar que as crianças judias vejam a se sentir deixadas de fora no presente de Natal que se dá nesta época.
Muitas famílias trocam presentes a cada noite.
Hanukkah Gelt é muitas vezes distribuído às crianças para melhorar a sua fruição das férias.
O montante é geralmente dado em pequenas moedas, embora os avós ou outros parentes possam dar grandes somas como um dom Hanukkah oficial.
Em Israel, Hanukkah gelt é conhecido como dmei Hanukkah.
Segundo o rabino Abraham P. Bloch "A tradição de dar dinheiro (Chanukah gelt) para crianças é de longa data.
O costume teve a sua origem na prática do século XVII do judaísmo polonês para dar dinheiro aos seus filhos pequenos para distribuição aos seus professores.
Com o tempo, como as crianças pediam um dinheiro para si tambem, surgiu o hábito de oferecer dinheiro e chocolate para as crianças, habito este que ficou preservado.
Garotos adolescentes logo receberam a sua parte.
De acordo com Magen Avraham (18 Cent.): Era costume para os estudantes pobres yeshiva visitar casas de benfeitores judeus que ofereciam no Chanukah um dinheiro a eles (Orach Chaim 670).
Os rabinos aprovam o costume de dar dinheiro em Chanukah porque é divulgada a história do milagre do óleo. "
No século XX chocolatiers americanos investiram no conceito de presentes / moeda, criando o gelt chocolate, chocolate de dinheiro.
________________________________________________________________
Dairy Foods - Judith and Holofernes
Em Hanukkah é um costume menor comer alimentos lácteos.
Esta tradição tem suas raízes na Judith histórica.
O livro de Judith deuterocanônicos (Yehudit ou Yehudis em hebraico), registra que, Holofernes, um general assírio, e seus homens, cercaram a aldeia de Betúlia como parte de sua campanha para conquistar a Judéia.
Depois de intensos combates, o abastecimento de água dos judeus foi cortada e a situação se tornou desesperadora.
Judith, uma viúva piedosa, disse aos líderes da cidade que ela tinha um plano para salvar a cidade.
Judith foi para os acampamentos da Assíria e fingiu se render.
Ela conheceu Holofernes, que foi encantado por sua beleza.
Ela voltou para a sua tenda com ele, onde ela enchia de queijo o seu prato e de vinho a sua taça.
Quando ele caiu em um sono embriagado, Judith o decapitou e escapou do acampamento, tendo a cabeça decepada com ela (a decapitação de Holofernes por Judith tem sido historicamente um tema popular na arte).
Quando os soldados de Holofernes encontraram o cadáver, eles foram tomados pelo medo; os judeus, por outro lado, foram encorajados, e lançou um contra-ataque bem sucedido.
A cidade foi salva, e os assírios derrotados.
Geralmente as mulheres são isentas na lei judaica do tempo ligado a mandamentos positivos, no entanto, o Talmud exige que as mulheres se envolvam na mitsvá de acender velas Hanukkah "pois elas também estavam envolvidas no milagre."
Esta história de envolvimento de Judith com os acontecimentos de Chanucá servem para explicar a exigência das mulheres participarem nos rituais de Hanukkah e as origens do costume de comer laticínios durante o feriado.
________________________________________________________________
(Foto © www.sheknow.com)
Latkes
Os temas mais populares em todo o Hanukkah em pratos são osalimentos fritos ou assados em óleo.
O óleo lembra o óleo que queimaram por oito dias em vez de um.
Latkes são panquecas de batata feita a partir de batata ralada misturada com ovos, cebola e farinha, em seguida, fritos em óleo vegetal.
A textura é crocante por fora e macia no interior.
Eles são servidos quentes e, muitas vezes mergulhados em molho de maçã ou creme acridoce.
Os soldados macabeus comeram latkes feito de queijo, legumes ou frutas que foram trazidos para eles nos campos de batalha.
No entanto, eles não comiam latkes de batata, as batatas não estavam disponíveis até o século 16.
________________________________________________________________
SUFGANIYOT - Hanukkah Jelly Doughnuts
Sufganiyot são donuts de geléia sem o furo no meio.
Eles estão cozidos em óleo quente deixando cair os pedaços, sem ser em forma, e saem por isso em formato estranho, formas engraçadas, então cobertas com açúcar em pó e / ou canela.
Sufganiyot são particularmente populares em Israel, onde são vendidos em carrinhos nas ruas mais de um mês antes de Hanukkah começar.
________________________________________________________________
Mi Yimalel (Quem pode recontar) - Uma canção Hanukkah tradicionaisaqui realizado por Craig Taubman, A Tribe & Mizzahi Albertono Live Concert "Luzes":
"Luzes" é um concerto de celebração Hanukkah com alguns dos artistas mais amados e emocionantes da comunidade judaica do mundo.
Representando uma grande variedade de estilos musicais, de cantorial a rock 'n roll, folk e sefarditas para bluegrass, Lights é uma experiência que mistura tradições judaicas do colorido de ontem, ao criar novas tradições para hoje e amanhã.
Lich'vod Hachanukkah - por Chaim Nachman Bialikuma canção de Chanukah tradicionaiscantada pelo vento WESTERNe Fran Avni
Chaim Nachman Bialik (hebraico: חיים נחמן ביאליק) (09 de janeiro de 1873, 04 de julho de 1934), também Chaim ou Haim, foi um poeta judeu que escreveu em hebraico.
Bialik foi um dos pioneiros dos poetas modernos hebraicos e passou a ser reconhecido como poeta nacional de Israel.
Bialik escreveu a maioria de seus poemas usando "Ashkenazi", que é uma pronúncia judaica, enquanto a pronuncia Hebraica que Israel usa é a pronúncia sefardita.
Em conseqüência, os poemas de Bialik raramente são recitados na métrica em que foram escritas.
________________________________________________________________
Desejo a todos os judeus ao redor do mundo
Hanukkah feliz!
Chag Sameach Chanukkah!
Best wishes,
Angela Nilsson
________________________________________________________________Fontes:http://www.history.com/topics/hanukkahhttp://judaism.about.com/od/holidays/a/hanukkah.htmhttp://www.jewfaq.org/holiday7.htmhttp://en.wikipedia.org/wiki/Hanukkahhttp://en.wikipedia.org/wiki/Antiochus_IV_Epiphaneshttp://en.wikipedia.org/wiki/Maccabees'http://judaism.about.com/od/chanukah/a/hanukahanerot.htmhttp://www.jewishfederations.org/page.aspx?id=51717
Boas Festas do Ano que se finda e do Ano Novo que se inicia em todo o mundo!
Em 25 de dezembro, o Natal é comemorado em todo o mundo.
Embora nominalmente seja um feriado cristão, o Natal também é amplamente comemorado por muitos não-cristãos.
O Natal, também é conhecido como o Dia de Natal ou Christmastide.
É um feriado anual que marca e homenageia o nascimento de Jesus de Nazaré, a figura central do cristianismo, que é a base para o ano Domini, no sistema de datação, que teria ocorrido entre 7 e 2 aC (antes de Cristo).
Igrejas ortodoxas orientais nacionais, incluindo as da Rússia, Geórgia, Egito, Ucrânia, Macedónia, Sérvia e do Patriarcado Grego de Jerusalém, marcam suas festas usando o antigo calendário juliano, e o dia 25 de Dezembro neste calendário atualmente corresponde ao dia 07 de janeiro sobre o mais amplamente utilizado calendário gregoriano, que é o usado pela maioria dos países ocidentais.
Os cristãos acreditam que Deus fez o Natal quando enviou o seu Filho ao mundo, e que este levou todos os pecados da humanidade sobre seus ombros.
Nos primeiros anos do cristianismo, a Páscoa era o feriado principal; o nascimento de Jesus não era celebrado.
No quarto século, autoridades da Igreja decidiram instituir o nascimento de Jesus como um feriado.
Chamado pela primeira vez de a Festa da Natividade, o costume se espalhou para o Egito pelo ano 432 de nossa era, e para a Inglaterra até o final do século VI.
Até o final do século VIII, a celebração do Natal tinha se espalhado por todo o caminho em direção à Escandinávia.
Para saber mais, clique em Mais Informações, abaixo.
Entre os países com forte tradição cristã, uma variedade de celebrações de Natal têm se desenvolvido que incorporam as culturas regionais e locais.
Para muitos cristãos, participar de um serviço religioso desempenha um papel importante no reconhecimento da temporada.
O Natal, junto com a Páscoa, é o período de atendimento mais alto de visitação anual na igreja.
Reuniões de família e a troca de presentes são uma tradição generalizada do feriado.
Dar presentes ocorre no dia de Natal ou - em muitos países - na véspera de Natal, um dia antes dia de Natal, 24 de dezembro, que é uma festa culturalmente significativa para a maioria do mundo ocidental e é amplamente observada como um feriado total ou parcial, em antecipação do Natal.
Outros consideram a prática de dar presentes em 6 de dezembro, Dia de São Nicolau, ou 06 de janeiro, Epifania.
"Silent Night"-O coral do Lar das Crianças Makumbi no Zimbábuecom os coristas do Oratório London School Schola:
"Silent Night" (em alemão: Stille Nacht, heilige Nacht) é uma das canções mais populares do mundo Natal.
Todos os anos é cantada em muitas línguas diferentes em todo o mundo.Sua popularidade se deve a sua melodia pacífica e sua simples narração do conto de Natal.
A letra original da canção foi escrita na Áustria pelo padre Joseph Mohr e da melodia foi composta pelo austríaco Franz Xaver Gruber diretor.Em 1859, John Freeman Young (segundo Bispo, Diocese Episcopal da Flórida) publicou a tradução em Inglês que é mais frequentemente cantada hoje.
O Natal como conhecemos hoje é uma invenção vitoriana da década de 1860.
Provavelmente a festa mais celebrada no mundo moderno, o Natal é um produto de centenas de anos de tradições seculares e religiosas de todo o mundo.
Várias figuras mitológicas semelhantes, conhecidas como São Nicolau, o Pai Natal e Papai Noel, entre muitos outros nomes, estão associadas com o ato de trazer presentes para as crianças durante o Natal.
O impacto econômico do Natal é um fator que tem crescido ao longo dos últimos séculos em muitas regiões do mundo.
Natal tem relacionado alguma controvérsia, sendo esta principalmente restrita às preocupações de um foco público sobre temas seculares de Natal, como Papai Noel e do ato comercial de presentear ao invés do que é algumas vezes expressa pelos cristãos como a "razão para a temporada", a comemoração do nascimento de Jesus.
______________________________________________________________
Natividade - por Lorenzo Lotto, 1523
A História do Natal
A história do Natal é encontrada na Bíblia, no Evangelho segundo Mateus (1:18 - 2:18) e no Evangelho segundo Lucas (1:26-56, 2:1-40).
Também é mencionado em Isaías.
Mateus narra a história em grande parte a partir da perspectiva de José, incluindo os sonhos que ele tinha e sua genealogia da família. Neste evangelho o "Reinado" de Jesus é o assunto principal.
Começando com a genealogia Kingly davídica através de José e da vinda dos Reis Magos (Sábios) que estão procurando o novo rei. Também a reação do rei Herodes está em Mateus.
Os eventos em Lucas são dados do ponto de vista de Maria.
O anjo Gabriel aparece a Maria e anuncia a vinda da criança.
Genealogia de Maria também é dada em Lucas (3:23-38); ela também era um descendente de David, mas não da realeza em linha direta.
O capítulo 2 começa com a história do Natal que todos estão familiarizados, com:
"Naqueles dias saiu um decreto da parte de César Augusto, determinando que todo o mundo deve ser registrado em um recenseamento.
2 "Este foi o primeiro registro quando Quirino era governador da Síria.
3 "E todos deviam alistar-se, cada um em sua própria cidade. E subiu também José da Galiléia, da cidade de Nazaré, à Judéia, à cidade de Davi, chamada Belém, porque era da casa e linhagem de David,
5 "Ia ser registrado com Maria, sua esposa, que estava grávida.
6 "E, enquanto eles estavam ali, chegou o momento de ela dar à luz.
7 "E deu à luz seu filho primogênito, e envolveu-o em panos e o deitou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem.
"E na mesma região havia pastores no campo, que guardavam o seu rebanho durante a noite.
"E um anjo do Senhor apareceu-lhes, e a glória do Senhor refulgiu ao redor deles, e eles ficaram cheios de temor.
10"E o anjo lhes disse: "Não temais, porque eis aqui vos trago boa nova de grande alegria que será para todo o povo.
"Para vós nasceu hoje, na cidade de Davi um Salvador, que é Cristo o Senhor.
"E isto será um sinal para vocês: vocês vão encontrar um bebê envolto em panos e deitado numa manjedoura "."
"E, de repente, apareceu com o anjo uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus e dizendo:
"Glória a Deus nas alturas,e paz na terra entre aqueles com quem Ele está satisfeito! "
A História do Natal
Uma longa tradição artística tem crescido de produção em representações da natividade pintada no mundo da arte.
Presépios são tradicionalmente definidos em um celeiro ou estábulo e incluem Maria, José, o menino Jesus, anjos, pastores e os Reis Magos: Baltazar, Melchior e Gaspar, que se disse terem seguido a estrela, conhecida como a Estrela de Belém, que os levou até o estábulo onde o Messias tão esperado nasceu neste mundo e que apresentaram os presentes: ouro, incenso e mirra para o menino na manjedoura.
O nascimento virginal de Jesus é um dogma do cristianismo e do islamismo, que sustenta que Maria concebeu Jesus milagrosamente, permanecendo virgem.
Enquanto o "nascimento de uma virgem" pode ser um fato comum ", a concepção de virgem" seria a informação mais precisa.
Esta doutrina tem sido uma crença universalmente aceita na igreja cristã por volta do século segundo, e tem sido mantida pelo anglicanismo, a Igreja do Oriente, a Ortodoxia Oriental, o protestantismo e o Catolicismo Romano.
Ele está incluído nos dois mais utilizados credos cristãos, que afirmam que Jesus "se encarnou pelo Espírito Santo e da Virgem Maria" e "nasceu da Virgem Maria".
______________________________________________________________Natal e XmasO termo "Xmas", uma forma popular abreviada da palavra Natal que se origina a partir do uso da letra grega chi para representar "Cristo" (Χριστός), tem sido um tema específico de controvérsia.
A palavra Natal originou-se como um composto que significa "massa de Cristo".É derivado do Inglês Médio "Christemasse" e do Inglês Antigo "Cristes maesse", uma frase registada pela primeira vez em 1038."Cristes" é do grego "christos" e "maesse" é de "missa" Latin.
No início de versões gregas do Novo Testamento, a carta Χ (chi), é a primeira letra de Cristo. Desde meados do século 16, Χ, ou a letra X semelhante ao Romano, tem sido usada como uma abreviação para Cristo. Assim, Xmas é muitas vezes usado como uma abreviação para o Natal.
A igreja primitiva usou as duas primeiras letras de Christos no alfabeto grego "chi" e "rho" para criar um monograma (símbolo) para representar o nome de Jesus.
Isto parece um X com um p pequeno no topo.
O símbolo de um peixe é por vezes utilizado pelos cristãos.Isto vem do tempo em que os primeiros cristãos tiveram que se encontrar em segredo; pois os romanos queriam matá-los (antes do Imperador Constantino tornar-se um cristão).
Jesus tinha dito que queria fazer "pescadores de homens" e seus seguidores, para que as pessoas pudessem se identificar entre si começaram a usar esse símbolo.
Quando dois cristãos se reuniam, uma pessoa riscava no chão a metade de uma forma de peixe básica (muitas vezes usando os pés na poeira no chão) e a outra pessoa desenhava a outra metade do peixe.A palavra grega para peixe é "Ikthus" ou "Ichthys".
Há cinco letras gregas na palavra. Pode-se também fazer uma sentença de crenças cristãs
"Ie-sous Christos Theou huios So-te-r 'que em português significa" Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador ".
A segunda letra desses cinco é letra X ou Christos!
Assim, Xmas também pode significar o Natal, mas também deve ser pronunciado CHRISTMAS 'Natal', em vez de 'exmas "(www.whychristmas.com)!.
______________________________________________________________
Transportar uma tora, por Robert Chamgers de 1832
Festivais pagãos e Solstício de Inverno
Existem muitas teorias diferentes a respeito de porque o Natal é comemorado em 25 de dezembro.
A metade do período, isto é, o meio do inverno tem sido um momento de celebração em todo o mundo.
Séculos antes da chegada do homem chamado Jesus, os europeus primitivos celebravam a luz e o nascimento da vida nos dias mais sombrios do inverno.
O Solstício de Inverno é o dia onde há o menor espaço de tempo entre o nascer do sol e a definição do por do sol.
Acontece em 21 de dezembro ou 22.
Muitos povos se alegravam durante o solstício de inverno, quando o pior do inverno foi deixado para trás e eles poderiam olhar para a frente com dias mais longos e horas extras de luz solar.
Os primeiros cristãos poderiam ter dado a este festival um novo significado - para celebrar o nascimento do Filho de Deus "o Filho invicto '(Na Bíblia uma profecia sobre o salvador judeu, que os cristãos acreditam que é Jesus, é chamado de" Sol da Justiça ". )
O Solstício de Inverno e os pagãos nos antigos festivais de inverno romano chamados "Saturnalia" (um feriado em honra de Saturno, o deus da agricultura) e "dies natalis Solis Invicti" tinham lugar em Dezembro.
Também na época do solstício de inverno, os romanos observaram a Juvenalia, uma festa em homenagem as crianças de Roma.
Além disso, os membros das classes superiores, muitas vezes comemoravam o aniversário de Mitra, o deus do sol invencível, em 25 de dezembro.
Acreditava-se que Mithra, um deus infantil, nasceu de uma rocha.
Para alguns romanos, o aniversário de Mithra era o dia mais sagrado do ano.
Odin, o Wanderer, por Georg von Rosen, 1886
Em germânico antigo, povo honrava o deus pagão Odin durante o feriado de meio do inverno.
Eles estavam com medo de Odin, como eles acreditavam que ele fez vôos noturnos através do céu para observar o seu povo, e então decidia que poderiam prosperar ou perecer.
Por causa de sua presença, muitas pessoas optaram por ficar dentro de casa.
Na Escandinávia, o Yule Norse comemorado a partir de 21 de dezembro, o solstício de inverno, através de janeiro.
Em reconhecimento do retorno do sol, pais e filhos traziam para casa troncos grandes (Yule logs), que seriam incendiados.
O povo de festa até que o log queimado, o que poderia levar até 12 dias.
Os vikings acreditavam que cada faísca do fogo representou um porco novo ou bezerro que teria nascido durante o próximo ano.
______________________________________________________________
O Papa Gregório XIII (1502-1585)
Calendários diferentes
O calendário gregoriano, também conhecido como o calendário ocidental ou o calendário cristão, é o calendário internacionalmente aceites civil.
Foi introduzido pelo Papa Gregório XIII, depois que o calendário foi nomeado, por decreto assinado em 24 de fevereiro de 1582,
Antes desta vez o 'Roman "ou Julian Calendar foi usado (em homenagem a Júlio César).
A motivação para a reforma gregoriana foi que o calendário Juliano assume que o tempo entre os equinócios de primavera é 365,25 dias, quando na verdade ele é cerca de 11 minutos a menos.
Por causa da Reforma Protestante, no entanto, muitos países da Europa Ocidental inicialmente não seguem a reforma gregoriana, e mantiveram a sua moda antiga sistemas. Eventualmente, outros países seguiram a reforma de uma questão de coerência, ou parcialmente adotaram o calendário gregoriano.
Júlio César (100-44 aC)
Igrejas Ortodoxa Copta um, incluindo os ofRussia, Georgia, Egito, Ucrânia, Macedónia, Serbiaand o Patriarcado Grego de Jerusalém marca festas usando o antigo calendário juliano.
25 de dezembro no calendário que atualmente corresponde a 07 janeiro no mais amplamente utilizado calendário gregoriano.
Igrejas ortodoxas orientais também usam seus próprios calendários, que são geralmente semelhante ao calendário juliano.
A Igreja Apostólica Armênia celebra a natividade em combinação com a Festa da Epifania em 6 de janeiro.
Igrejas armênias habitualmente usam o calendário gregoriano, mas alguns usam o calendário juliano e, assim, celebrar o Dia de Natal em 19 de janeiro, e véspera de Natal em 18 de janeiro (de acordo com o calendário gregoriano).
Em alguma parte do Reino Unido, 06 de janeiro ainda é chamado de "Velho do Natal", como este teria sido o dia que o Natal teria comemorado em, se a agenda não tinha sido mudado.
Algumas pessoas não querem utilizar o novo calendário como eles pensaram que 'enganado' los de 10 dias.
______________________________________________________________
Maria e Jesus numa manjedoura, início dos anos 1900 ilustração da Bíblia pela OA StemlerData de nascimento de JesusAs contas nascimento nos evangelhos do Novo Testamento de Mateus e Lucas não mencionam uma data ou época do ano para o nascimento de Jesus.No cristianismo ocidental, tem sido tradicionalmente comemorado em 25 de dezembro como Natal (no tempo litúrgico do Christmastide), uma data que pode ser rastreada, logo no ano 330 entre os cristãos romanos.Antes disso, no Cristianismo Oriental, do nascimento de Jesus era geralmente celebrada no dia 07/06 (tarde da noite em 6 de janeiro), como parte da festa da Teofania, também conhecido como Epifania, que comemora não só do nascimento de Jesus, mas também por seu batismo João no rio Jordão e eventos adicionais, possivelmente em sua vida.
O batismo de Jesus era originalmente visto como mais importante do seu nascimento, como este foi quando ele começou seu ministério.Mas logo as pessoas queriam um dia separado para comemorar seu nascimento.A igreja em geral, adotaram o Natal muito mais tarde do Epiphany, e antes do século 5 não houve consenso a respeito de quando ele deve vir no calendário, se em 06 de janeiro ou 25 de dezembro.
A primeira data gravada de Natal que se celebra em 25 de dezembro estava em 336AD no tempo do Imperador Constantino theRoman (ele foi o primeiro imperador romano cristão).
Poucos anos depois o Papa Júlio I declarou oficialmente que o nascimento de Jesus seria comemorado no 25 de dezembro.Alguns consideram isso como uma tentativa de cristianizar as celebrações pagãs que já aconteceu nesta época do ano.Por 529, 25 de dezembro tornou-se um feriado civil e por 567 a 12 dias a partir de 25 de dezembro para o Epiphany foram feriados.
Anunciação - por Fabrizio Boschi, do século 17Uma tradição muito cedo Christian disse que o dia em que Maria foi informada de que ela teria um bebê muito especial, Jesus (isso é chamado de Anunciação) foi em 25 de março - e ainda é comemorado hoje na 25 de marco.Nove meses após o 25 de marco é 25 de dezembro.
25 de março foi também o dia alguns cristãos algumas início pensei que o mundo tinha sido feito e também o dia em que Jesus morreu quando ele era um adulto.
Cronologia de Jesus descreve a tentativa de estabelecer uma cronologia histórica para os eventos da vida de Jesus retratado nos quatro evangelhos canônicos (que aludem várias datas para eventos diversos).
Determinados eventos na cronologia de Jesus, como descrito nos Evangelhos pode ser uma referência cruzada com festas judaicas (o judaísmo foi a principal religião de Israel na época do nascimento de Jesus), e para a posse dos governantes históricos e sumos sacerdotes.
No entanto, outros eventos, tais como os anos específicos do nascimento de Jesus ea morte não pode ser determinado com precisão.
Jesus nasceu antes ou 4 aC (quando Herodes, o Grande morreu) ou em 6 AD (quando o Censo histórico de Quirino foi realizado).
A data tradicional, 25 de dezembro 1 aC, é uma combinação entre uma escolha simbólica (para o dia do ano) e um cálculo de Dionísio Exiguus (para o ano em si).
O Novo Testamento não fornece nenhuma informação sobre a data do nascimento de Jesus.
A data tradicional é 25 de dezembro, que é pleno inverno na Judéia.
Porque o relato de Lucas diz que os pastores estavam ao ar livre com seus rebanhos que por vezes tem sido sugerido que isto implica uma data primavera, verão ou outono.
No entanto, o clima da Palestina é muito leve e em ovinos fato estão autorizados a forragem ainda em dezembro.
No entanto, hoje, com ou sem a data de nascimento de Jesus é em 25 de dezembro não é considerada uma questão importante nos principais denominações cristãs, em vez do acreditar que Deus fez enviou seu filho para o mundo que levou todos os pecados da humanidade em seu ombros, é considerado o principal propósito de celebrar o Natal.
______________________________________________________________
Celebrações históricas
Foi por volta de 350 dC, o bispo de Roma, o papa Julius I, declarou que o Natal ser comemorado em 25 de dezembro a cada ano.
Romanos cedo, no entanto, não poderiam professar abertamente sua religião como o cristianismo havia crescido em sangue e lágrimas, em Roma.O fim do ano 300 viram a conversão do imperador Constantino ao cristianismo e do estabelecimento do cristianismo como religião oficial do Império Romano.
Pelo 4 º século dC a religião passou a ser seguido por grandes massas da humanidade.
Esta comunidade sentiu a necessidade de celebrar o nascimento de Cristo como um festival em uma combinação de tradições cristãs, pagãs e folk.
Durante o período medieval (c.400AD - c.1400AD) Natal era um tempo de festa e folia.
Foi um festival predominantemente secular, mas que continha alguns elementos religiosos.
Natal Medieval durou 12 dias a partir véspera de Natal em 24 de dezembro, até a Epifania (Dia de Reis) em 06 de janeiro.
A Igreja tentou coibir práticas pagãs e os costumes populares foram dadas sentido cristão.
Carols que tinham começado como música para as celebrações pagãs, como verão e a colheita foram tomadas pela Igreja.
Ao final do período medieval o canto de canções de Natal se tornou uma tradição.
A partir de meados do século 17 até o início do século 18 os puritanos Christian suprimiram as celebrações de Natal na Europa e América.
O movimento puritano começou durante o reinado da rainha Elizabeth da Inglaterra (1558-1603).
Eles acreditavam em estritos códigos morais, muita oração e fechar abaixo da escritura do Novo Testamento.
Os peregrinos, separatistas inglêses que vieram para a América em 1620, foram ainda mais ortodoxos em suas crenças puritanas e, como resultado, o Natal não se tornou um feriado nos Estados Unidos mais cedo.A partir de 1659-1681, a celebração do Natal foi realmente proibido em Boston.
Por outro lado, no assentamento Jamestown, o Capitão John Smith informou que o Natal era apreciado por todos e a data passou sem incidentes.
Após a Revolução Americana, muitos costumes ingleses cairam em desuso, incluindo a celebração do Natal.
Na verdade, o Congresso estava em sessão de 25 de dezembro de 1789, o primeiro Natal sob nova Constituição dos Estados Unidos.
Natal não foi declarado feriado federal até 26 de junho de 1870.
Na Era Vitoriana (1837-1901) as celebrações de Natal tornaram-se altamente populares.
O Natal vitoriano foi baseado em nostalgia para Natais passados.
Um Dickens "A Christmas Carol (1843) com ideais inspirados do que o Natal deve ser, capturando a imaginação das classes médias britânicas e americanas.
Uma breve execução do filme de 1951 "A Christmas Carol", estrelado por Alastair Sim
Um Conto de Natal é uma novela de autor Charles Dickens, em Inglês publicado pela primeira vez por Chapman & Hall em 19 de Dezembro de 1843.
A história fala de transformação ideológica, ética e emocional do azedo e mesquinho Ebenezer Scrooge, após as visitações sobrenaturais de Jacob Marley e dos fantasmas de Natais Passado, Presente e Ainda por Vir.
______________________________________________________________
Árvores de Natal
A árvore de Natal é uma árvore conífera evergreen, isto é, sempre verde, mesmo no inverno, decorada, real ou artificial, e uma tradição associada à celebração do Natal.
A tradição da árvore como uma decoração evergreen no Natal começou em Livonia e na Alemanha no século 16.
A árvore de Natal é tradicionalmente levada para a casa e estão decorada com luzes de Natal (originalmente velas), enfeites, guirlandas, enfeites, e bastões de doces durante os dias em torno do Natal.
Um anjo ou estrela é colocada no topo da árvore, representando o exército de anjos ou a Estrela de Belém da Natividade.
A tradição da árvore de Natal teria sido criada em torno de mais de mil anos antes do nascimento de Jesus.
Enquanto uma árvore de Natal é um espetáculo popular em lares cristãos de hoje, a Igreja se opôs amplamente a elas na Idade Média.
Na verdade, as árvores de Natal não se tornaram populares até meados do século 19.
Antigas tribos germânicas foram as primeiras a usar árvores e outros evergreens, sempre verdes, para celebrar o solstício de inverno, ou Yule, que ocorre todos os anos entre dezembro dos dias 20 e 23.
Em outras culturas pagãs, tais como a dos druidas e celtas, as árvores também eram usadas assim como o seu visco, seiva, como símbolos da vida eterna e para homenagear a primavera chegando.
O registro mais antigo de uma árvore perene a ser utilizado e decorado (mas sem luzes) para o Natal é 1521 na região alemã da Alsácia.
O primeiro indício do uso moderno da árvore de Natal aconteceu no século 8.
St. Boniface, encomendado pelo Papa Gregório II, foi tentar converter tribos germânicas ao cristianismo e enfrentou diversas dificuldades, incluindo o uso generalizado de símbolos pagãos.
Um desses símbolos era o abeto.
Porque ele se parece com um triângulo, St. Boniface surgiu com a idéia de usá-lo como um símbolo da Santíssima Trindade.
No início do século 19, o costume se tornou popular entre a nobreza e se espalhou para cortes reais, tanto quanto a Rússia. Princesa Henrietta de Nassau-Weilburg introduzido a árvore de Natal para Viena em 1816, eo costume espalhou em toda a Áustria nos anos seguintes. Na França, a primeira árvore de Natal foi introduzida em 1840 pela duquesa d'Orléans.
"O Christmas Tree" é uma canção de Natal de origem alemã ("Oh Tannenbaum").A melhor versão conhecida foi escrita em 1824 pelo professor organista Leipzig, e Ernst Anschütz compositor.A melodia é uma melodia folclórica de idade:
Na Grã-Bretanha, a árvore de Natal foi introduzida pelo príncipe Albert, marido alemão nascido da rainha Victoria, que introduziu a tradição do Castelo de Windsor em 1834.
A árvore de Natal não fazer o seu caminho para a América até o final de 1800, em parte devido à penalização da Igreja da prática.
Com o advento da eletricidade, árvores de Natal começou a aparecer em praças públicas, parques e bairros.
______________________________________________________________
Pai Natale outros lendário dom de trazer figuras
Uma série de figuras de ambos origem cristã e mítico têm sido associados com o Natal e os sazonais doação de presentes.
Pai Natal é o nome usado em muitos países de língua Inglês para uma figura simbólica associada ao Natal.
Uma figura semelhante com o mesmo nome (em outras línguas) existe em vários outros países. Pai Natal é dito ao desgaste (estes dias) um terno vermelho brilhante, mas em tempos vitorianos e Tudor, ele usava um terno verde-claro.
Pai Natal era tipificado como o espírito de alegria no Natal, mas não era ele quem trazia um presente, nem particularmente era associado com as crianças.
As representações pré-modernas do bom doador da história da igreja, era São Nicolau.
Nicholas viveu no século IV e foi bispo de Myra, na Lícia, que é agora uma parte da Turquia.
Após a morte do pai do hiswealthy diz-se que Nicholas usou sua herança para ajudar aqueles em necessidade. Seus atos de bondade e misericórdia eram lendárias e ele se tornou conhecido em toda a cristandade como um homem santo.
O dia da festa de São Nicolau em 06 de dezembro é um feriado da igreja e um festival para crianças em muitos países na Europa, relacionadas com lendas sobreviventes do santo, e particularmente a sua reputação como um portador de presentes. Em muitos países, a figura de São Nicolau também foi misturado com o folclore local.
Devido à associação moderna com o Natal, São Nicolau é também um santo padroeiro do Natal.
(Veja mais sobre Saint Nicholas aqui).
Pai Natal remonta pelo menos até o século 17 na Grã-Bretanha, e fotos dele sobreviver daquela época, retratando-o como um homem bem nutrido alegre barbudo vestido com um longo, verde, robe pele-alinhado.
Ele simbolizava o espírito de alegria no Natal, e se refletiu como o "Fantasma do Natal Presente", no clássico de Charles Dickens festiva Um Conto de Natal.
Pré-modernas representações do dom doador da história da igreja e do folclore, nomeadamente St. Nicholas e Sinterklaas, fundiu-se com os britânicos personagem Pai Natal para criar o personagem conhecido por britânicos e americanos como Papai Noel.
______________________________________________________________
Presente de Natal-Bringers em todo o mundo
Europa e América do NorteEm toda a Europa e América do Norte, Santa Claus é geralmente conhecido como tal, mas em alguns países o nome do ofertante, atributos, data de chegada, e até mesmo a identidade varia.
Áustria: Christkind ("menino Jesus", muitas vezes falsly traduzida em Inglês como "Kris Kringle")Bélgica: "Santa Claus", chamado Père Noël pelos falantes de francês e Kerstman ("Pai Natal") por falantes do holandês.Bulgária: Дядо Коледа (Dyado Koleda, "Avô Natal"), com a versão russa emprestada de Дед Мороз (Djed Moroz, "Avô Gelo") que está sendo um pouco mais difundida nos tempos Socialista a partir do final da Segunda Guerra Mundial até 1989 e ainda nos dias de hoje favor.Canadá: Santa Claus (entre os falantes de Inglês); Le Père Noël ("Pai Natal"), entre falantes de francês.Croácia: Djed Božićnjak ("Avô de Natal"), ou Djed Mraz (Avô Gelo), Mali Isus ("Baby Jesus") para os cristãos religiosos.República Checa: Ježíšek (diminutivo de Ježíš ("Jesus")Dinamarca: Julemanden, ("O Homem do Natal"). Julemanden vive na Groenlândia.Estónia: Jõuluvana ("Velho do Natal")Finlândia: joulupukki ("Cabra Yule")França: Le Père Noël ("Pai Natal")Alemanha: Weihnachtsmann ("O homem do Natal") ou Christkind ("Menino Jesus") (no sul da Alemanha)Grécia: Άγιος Βασίλης ("São Basílio")Hungria: Na Hungria, os anjos estão trazendo os presentes de Natal ou o Menino Jesus ("Jézuska ou Kis Jezus");Islândia: Jólasveinar. Em contos islandês, há 13 papais-noéis.Irlanda: Daidí nd Nollag ("Pai Natal") entre os falantes da IrlandaItália: Babbo Natale ("Pai Natal"), às vezes substituído por Gesù Bambino ("Baby Jesus"), a fim de dar a este personagem dom de trazer uma conotação mais católico.Letónia: Ziemassvētku vecītis
Liechtenstein: ChristkindLituânia: Kalėdų SenelisLuxemburgo: KlaussenhoferMacedónia: Dedo MrazHolanda: "Santa Claus", chamado Kerstman ("O homem do Natal"), é comemorado recentemente por algumas pessoas no dia de Natal.
Noruega: Julenissen, um homem pequeno e idosos. um anão de NatalPolónia: Swiety Mikołaj / Mikołaj ("Saint Nicholas")Portugal: Pai Natal ("Pai Natal")Roménia: Mos Craciun ("Old Man Christmas")Rússia: Дед Мороз (Ded Moroz, "Avô Gelo"). Presentes estão dando às crianças na festa de Ano Novo.Escócia: Bodach nd Nollaig (Scots Gaelic: Velho do Natal)Sérvia: Deda Mraz (Деда Мраз - Avô Gelo) - renomeado de Bozic Bata (Божић Бата - Irmão de Natal) durante os tempos comunistas após a Segunda Guerra Mundial e se mudou de Natal para Ano Novo para evitar qualquer ligação religiosa.Eslováquia: Ježiško (Refere-se ao recém-nascido (bebê) Jesus);Eslovénia: BozicekEspanha: Papá Noel (Pai Noel), o Tió de Nadal na Catalunha; Olentzero no País Basco. A mais comum e tradicional de Natal figura presente-dando em Espanha são "Los Reyes Magos" ("The Three Kings", "magos").Suécia: Jultomten ("The Gnome Yule / Christmas")Suíça: ChristkindTurquia: Noel Baba ("Pai Noel") Além disso, Noel Baba é amplamente pensado para trazer apresenta novo ano na Turquia, devido à população predominante do país muçulmano. Natal é celebrado entre as comunidades cristãs.Turquemenistão: Ayaz babaReino Unido: Papai Noel, também conhecido como o Pai Natal se eles eram originalmente duas pessoas completamente diferentes, e Pai Natal originalmente não trazem presentes.Estados Unidos: Santa ClausWales: Corn SionAmérica LatinaArgentina: Papá Noel, El Niño Dios ("filho de Deus")Brasil: Papai NoelChile: Papai Noel é chamado de "Viejito Pascuero" (Antigo homem de Natal)Colômbia: El Niño Dios ("filho de Deus"), Papa NoelCosta Rica: San Nicolás ou Santa Claus (pronunciado "Santa Clos")República Dominicana: Santa Clos / Papá Noe. No entanto, tradicionalmente, presentes de Natal são dadas pelos Três Reis (Los Tres Reyes Magos) em 06 de janeiro e não no Natal.Equador: El Niño Dios ("filho de Deus"), Papá NoelMéxico: Santa Claus (pronunciado "Santa Clos"); El Niño Dios ("filho de Deus",) e também Los Tres Reyes Magos.Peru: Papá NoelPuerto Rico: Jesús (Natal, Los Tres Reyes Magos (O dia de Reis), Santa Clos.Venezuela: Niño Jesús ("Menino Jesus"); San Nicolás ("Santa").Depende da região.Pessoas na Ásia Oriental e Central, em particular os países que adotaram culturas ocidentais, também celebram o Natal e as tradições ofertante transmitida a eles a partir do Ocidente.
______________________________________________________________
O norte-americano de Papai Noel
A versão americana da figura do Pai Natal recebeu sua inspiração e seu nome da lenda holandesa de Sinter Klaas (uma forma curta de Nikolaas Sint, holandês para São Nicolau), trazida por colonos para New Amsterdam (nome histórico para Nova York) no século 17.
Já em 1773 o nome apareceu na imprensa americana como "St. A Claus ", mas foi o escritor popular Washington Irving que deu aos americanos, os primeiros detalhes sobre a versão holandesa de São Nicolau. Em sua História de Nova York, publicado em 1809 sob o pseudônimo Diedrich Knickerbocker, Irving descreveu a chegada do santo a cavalo (não acompanhado por Black Peter) cada véspera de São Nicolau.
Este holandês-americano Saint Nick alcançado sua forma totalmente americanizada em 1823 no poema "A Visit From Saint Nicholas" mais comumente conhecido como "The Night Before Christmas" pelo escritor Clement Clarke Moore.
Moore incluiu detalhes como os nomes das renas; risos de Papai Noel, winks, e acena com a cabeça, e o método pelo qual Saint Nicholas, referido como um elfo, retorna pela chaminé. (Frase de Moore "estabelece o dedo lado de seu nariz" foi elaborado diretamente da descrição de Irving 1809.)
"Foi The Night Before Christmas"também chamado de "A Visita de St. Nicholas" (1822)É tradição em muitas famílias americanas a ler o poema a cada véspera de Natal.
A data de primeira publicação foi a 23 de dezembro, 1823e foi um sucesso imediato.
A versão seguinte é lido por Harry E. Humphreye é tirado de um 1915 Edison Azul Amberol Cilindro:
A imagem americana de Santa Claus foi mais elaborada pelo ilustrador Thomas Nast, que desenhou um redondo Pai Natal para as edições da revista Harper entre 1860 e 1880.
Nast acrescentou detalhes, tais como a oficina do Papai Noel no Pólo Norte (na Europa, Papai Noel / Santa Claus é muitas vezes disse a residir nas montanhas de Korvatunturi, na Lapónia, Finlândia) e da lista do Papai Noel das crianças boas e más do mundo.
A versão humana do tamanho de Santa Claus, mais do que o elfo do poema de Moore, foi retratado em uma série de ilustrações para propagandas da Coca Cola introduzido em 1931, que introduziu e fez o vermelho de Santa Suits um ícone.
Renas de Papai Noel são uma equipe de renas voadoras tradicionalmente realizada para puxar o trenó de Papai Noel e ajudá-lo a entregar presentes de Natal.
Os nomes citados são da rena Dasher e Dancer, Prancer e Vixen, Comet e Cupid e Donder e Blitzen.
Eles são baseados naqueles versos usados no poema Uma visita de Natal de 1823 de St. Nicholas.
Rudolph, a rena de número nove, com um nariz vermelho e brilhante, foi inventado em 1939 por um escritor de publicidade, para a empresa Montgomery Ward.
De acordo com esta história, o nariz vermelho e brilhante de Rudolph fez dele um pária social, entre as outras renas.
No entanto, uma véspera de Natal, Papai Noel estava tendo muita dificuldade em fazer seu vôo ao redor do mundo, porque era muito nebuloso.
Quando o Papai Noel foi até a casa de Rudolph para entregar seus presentes notou o nariz vermelho que reluzia no quarto escuro e decidiu que poderia ser uma lâmpada improvisada para guiar o seu trenó.
Ele perguntou Rudolph levar o trenó para o resto da noite, Rudolph aceitou e voltou para casa um herói por ter ajudado o Papai Noel.
Rudolph história é uma história de Natal popular.
Rudolf a rena com nariz vermelho "- cantada por Dean Martin
Papai Noel desce chaminés, na noite antes do Natal para deixar seus presentes nas meias das crianças estabelecidos na prateleira da lareira é.
______________________________________________________________
Alguns Christmas Carols & Tradiçõesem diferentes países
Central e do SulNa Europa Central e nações sul-americanas, que têm uma população bastante grande cristão, o Natal ou presépio é a principal decoração em casas na época do Natal.Tradicionais canções espanholas (ou Villancicos) são uma obrigação para a maioria de língua espanhola famílias quando se trata de celebração de feriados, e especialmente o Natal.Vilancetes originou por volta do século 15 ou 15 e foram uma forma lírica comum durante o período do Renascimento na Península Ibérica.
Este poema lírico não foi originalmente definido para música, mas de horas extras passou a ser cantado em diferentes configurações e passou a ser associada com a música de acompanhamento.
Los Peces En El Rio - Villancicos - tradicional espanhola Carol
A coisa interessante sobre carols espanhol cantado durante o tempo de Natal é que esses Villancicos particular foram muitas vezes cômico na natureza e foram projetados para fazer as pessoas rirem, especialmente no que se reuniram durante as festas de Natal.______________________________________________________________
Na Argentina, vermelho e branco guirlandas são usadas para decorar casas.Depois de assistir a Missa do Galo, argentinos têm uma refeição, torradas uns dos outros, dançar e ir para fora para ver fogos de artifício.A refeição pode ser carne de porco assada ou peru, tomates recheados, tortas, pães e pudins de Natal.Bebidas, como suco de maçã e feita a partir de diferentes frutos são usados para o brinde.Presentes de Natal são abertos na véspera de Natal, pouco antes da família se retira para a cama.______________________________________________________________
Natal costumes no Brasil provêm de diversos grupos étnicos que compõem o país.A língua nacional do Brasil é o Português.
O presépio é chamado de Presépio e pode ser encontrado comumente apresentado em casas, igrejas e lojas.
Papai Noel ou Pai Noel, reside na Groenlândia e traz presentes no Natal.Diz-se usar roupas de seda porque o Natal ocorre durante o verão quando se está muito quente no Brasil.______________________________________________________________
No Chile, o Papai Noel é o Pai Natal e é conhecida como 'Viejito Pascuero.Ele chega de uma maneira semelhante, mas ligeiramente diferente do Papai Noel porque sua rena é puxado por um táxi.Os chilenos usam pequenas figuras feitas de barro para colocar perto da árvore de Natal em uma exibição chamada Pesebre para mostrar a história da Natividade.O jantar de Natal tradicional inclui sopa de frango com batatas recheadas, cebola e milho na espiga.Outro item favorito é um pão de Natal que é chamado de pan de Pasqua e que é feito com doces e frutas.______________________________________________________________
Natal na Colômbia é essencialmente uma celebração religiosa.Apresenta são trazidas pelo El Niño Jesus / Niño Dios (Menino Jesus) em vez de Papá Noel (Pai Natal), cujo dom dando papel tem sido subestimado alguns pela Igreja. No entanto, o Papai Noel ainda é uma figura importante de Natal, como decorações de Santa são comuns, e Santa pode ser vista posando para fotos em shopping centers.
Enquanto decorações de Natal pode ser colocado logo no início de novembro, o início oficial das festividades de Natal da Colômbia acontece em 7 de dezembro, Día de las Velitas, ou "Dia das Velas".À noite, as ruas, calçadas, varandas, alpendres e calçadas estão decorados com velas e lanternas de papel, que iluminam as cidades e vilas em um brilho amarelo para honrar a Imaculada Conceição no dia seguinte, 08 de dezembro.Atividades como eventos musicais e fogo de artifício são planejadas por cidades e realizou durante este tempo.
"Campana Sobre Campana" - A tradicional espanhol Carol:
______________________________________________________________No México, uma árvore de Natal também pode ser configurado em algumas casas, juntamente com o presépio ou Nacimiento.
A árvore de Natal é geralmente uma pequena árvore artificial, chamado Arbolito.Também pode ser tão simples quanto um corte de ramo a partir de um tipo especial de árvore ou um tipo de arbusto que é, então, minimamente decorado.A celebração do Natal primária no México é chamado La Posada.É uma procissão religiosa que dramatiza como José e Maria tentaram encontrar um lugar onde Jesus pudesse nascer.Durante a procissão, os participantes carregam imagens de Maria e José e ir de casa em casa procurando um lugar para ficar.
Feliz Navidad e Las Posadas
Durante a Missa do Galo, que é chamado de la misa del gallo ou 'massa de galo ", os presentes cantam canções de ninar para Jesus.No Natal as crianças recebem presentes Dia, bem como os doces que são enchidos em uma piñata.______________________________________________________________
Celebrações de Natal no Peru são uma combinação de tradições trazidas da Espanha e as tradições da experiência do nativo americano.
25 de dezembro é o grande dia para presentear e receber. No Peru, o grande dia é Noche Buena, ou "Boa Noite", em 24 de dezembro.Nesta noite, depois da missa (para os católicos praticantes) todo mundo vai para casa para abrir os presentes e festa em uma ceia de Natal elaborada preparado de peru assado tradicional.À meia-noite, o brinde com champanhe adultos e crianças levantam seus copos de chocolate quente como fogo de artifício brilham no céu noturno.
Alla Baja Jesucristo - vilancete Navidad Peru
A maioria das refeições servidas no Peru de Natal incluem o peru tradicional, bem como tamales, saladas, purê de maçã e um pão doce chamado Panettone.O chocolate quente é feito geralmente a partir do zero a partir de chocolate derretido escuro rico, canela e cravo.______________________________________________________________
Na Venezuela, o Natal é comemorado com uma série de costumes religiosos e tradicionais.Como um país predominantemente católico, festas de Natal celebramos o nascimento do menino Jesus.As celebrações religiosas começam no dia 16 de dezembro, com massas disse todas as manhãs até 24 de dezembro, quando o serviço religioso é realizada à meia-noite (Misa de Gallo).
A celebração principal ocorre na véspera de Natal, "Noche Buena", como é chamado em espanhol.As famílias se reúnem para apreciar a refeição tradicional do feriado: ". Dulce de lechoza" "hallacas", "pan de jamón",A panela de "jamón" é um pão muito cheio de presunto cozido e passas.O "dulce de lechoza" é uma sobremesa feita de mamão verde e açúcar mascavo, lentamente cozido por horas e servido frio.
Muitas casas colocar uma árvore de Natal, mas o costume é mais autêntica da Venezuela para mostrar um nacimiento (presépio).A mais sofisticada é a nacimiento Pesebre.Isso representa toda uma região, com montanhas, morros, planícies e vales.O ponto central é uma réplica do presépio de Belém.A estrutura é uma estrutura coberta com tela e pintada de acordo.Muitas vezes, a Pesebre torna-se uma verdadeira obra de arte.______________________________________________________________
AUSTRÁLIA
Na Austrália, como em todo o Hemisfério Sul, 25 de dezembro ocorre durante o auge da temporada de verão.
Segundo a tradição, as crianças são avisadas Papai Noel visita casas na véspera de Natal colocando apresenta para as crianças sob a árvore de Natal ou em meias ou sacos, que são geralmente pendurados por uma lareira. Presentes são abertos na manhã seguinte, 25 de Dezembro.Nas últimas décadas muitos novos apartamentos e casas foram construídas sem chaminés de combustão tradicional, porém com algumas inovações a tradição persiste.Lanches e bebidas (incluindo bebidas alcoólicas) pode ser deixado de fora para Santa para consumir durante a sua visita.
Tradicionalmente, a família reúne-se em 25 de dezembro para um almoço de Natal semelhante a um Reino Unido tradicional ceia de Natal (também com influências norte-americanas) que inclui presuntos decorados, peru assado, frango assado, saladas e legumes assados, acompanhados de Champagne, e seguido por frutas mince pies, pavlova, trifle, e pudim de ameixa com manteiga de brandy.Biscoitos de Natal são uma característica da refeição.Bastões de doces são uma confeitaria populares na Austrália no período de Natal.Mais recentemente, conforme apropriado para o clima quente, às vezes no dia, refeições mais leves com peixes e frutos do mar podem ser servidos, juntamente com almoços churrasqueira.No entanto, o assado típico permanece popular.Carols by Candlelight é uma tradição que começou em Melbourne em 1938 e desde então se espalhou ao redor da Austrália e do mundo.No evento as pessoas se reúnem na véspera de Natal, geralmente ao ar livre, cantar cânticos à luz de velas em um evento de estilo em larga escala de concerto.Carols da Austrália Vision pela Candlelight, que acontece no Sidney Myer Music Bowl em Melbourne na véspera de Natal, é televisionado em todo o país e tornou-se uma tradição para muitos australianos para assistir à performance.Carols no Domínio acontece em Sydney no sábado antes do Natal.
Ave Maria - Anthony Callea em Carols by Candlelight
Anthony Callea (que era então jogar Boq em Wicked, Melbourne) e The Boys Nacional 'Choir of Australia cantar Ave Maria em Carols Visão da Austrália By Candlelight, Melbourne, véspera do Natal de 2008.A noite é uma tradição estabelecida de Natal organizado pela Australian Vision Australia, que levanta fundos para e apóia pessoas com baixa visão.Animadores trabalho para nada, é sempre transmitido ao vivo e é uma das maiores transmissões de seu tipo no mundo.______________________________________________________________
FRANÇAA celebração do Natal na França varia conforme a região.A maioria das províncias celebram o Natal em 25 de dezembro, que é um feriado bancário.No entanto, no leste e norte da França, a temporada de Natal começa em 6 de Dezembro, la fête de Saint Nicolas, e em algumas províncias la fête des Rois * é um dos feriados mais importantes da temporada de Natal.
Em Lyon, 08 de dezembro é Lumières la Fête de, quando Lyonnais homenagear a virgem Maria, colocando velas em suas janelas para iluminar a cidade.
Le RéveillonEmbora cada vez menos franceses frequentam la Messe de Minuit na véspera de Natal, ainda é uma parte importante do Natal para muitas famílias.Ele é seguido por uma festa enorme, chamado le Réveillon (do verbo réveiller, para acordar ou reviver).Le Réveillon é um despertar para o significado simbólico do nascimento de Cristo e é o ponto alto da culinária da temporada, o que pode ser apreciado em casa ou em um restaurante ou café que está aberto toda a noite.Cada região na França tem o seu próprio menu de Natal tradicional, com pratos como peru, capão, ganso, galinha, e boudin blanc (semelhante ao pudim branco).
Após Réveillon, é costume deixar uma vela acesa no caso de a Virgem Maria passa.Durante toda a temporada de Natal francês, há especial sobremesas tradicionais:La bûche de Noël (Yule log) - Um bolo em forma de log feito de chocolate e castanhas. Representante do log madeira especial queimado de véspera de Natal ao Dia de Ano Novo no Périgord, que é um resquício de uma celebração pagã Gaul.Le dor calendeau (no sul da França) - é um pão de Natal, da qual uma parte é dada a uma pessoa pobre.
Talvez o mais conhecido tradicionais canções francesas, "Il est né, le divin Enfant!" Que vem da região de Provence.
e: "Petit Papa Noël"
Outro aspecto importante das celebrações de Natal francês é a creche cheia de santons, que é exibido em igrejas e muitos lares.Creches vivem na forma de peças de teatro e espectáculos de marionetas baseado em Natividade são comumente realizadas para ensinar as idéias importantes do cristianismo e da celebração do Natal.Visco está pendurado acima da porta durante a época do Natal para trazer boa sorte ao longo do ano.______________________________________________________________
ALEMANHAO Natal real presentear (em alemão: "Bescherung") geralmente ocorre na véspera de Natal.
Doações podem ser interpostos pela Weihnachtsmann (tradução, "O Natal do homem"), que se assemelha ou São Nicolau ou Santa Claus americano, ou pelo Christkind, uma criança-sprite como quem pode ou não representar o menino Jesus.A árvore de Natal é o primeiro colocado e decorado, na manhã do dia 24.Os dons são então colocados sob a árvore.Muitas vezes, depois do Natal Vésperas na igreja e antes ou depois de uma refeição à noite o pai (ou mãe) entra no quarto onde a árvore está em pé, acende as velas e os anéis de um pequeno sino.Em seguida, as crianças estão autorizadas a entrar no quarto à luz de velas. Em muitas famílias ainda é um costume de cantar canções de Natal ao redor da árvore antes de abrir os presentes.Algumas famílias, especialmente as famílias católicas, assistir a um culto da igreja à meia-noite depois do jantar e troca de presentes.
"Leise rieselt der Schnee" - Softly cai a cada floco de neveA tradicional alemã de Natal carolcomposta por Eduard Ebel cerca de 1900cantado por "Vocal Total" na Igreja Obervellmar
A festa da culinária se desenrola na ceia na véspera de Natal ou no primeiro dia do Natal, e geralmente envolve aves (galinha assada normalmente).Algumas famílias preferem uma refeição mais leve e mais simples na véspera de Natal.Eles comem salada de batata e enchidos, carpa ou uma sopa saudável e comer ganso, pato ou porco assado no dia de Natal.O mais famoso mercado de Natal na Alemanha é o "Nürnberger Christkindl Markt", que é conhecida por seus anjos folha de ouro e produzidos localmente bolos de gengibre.Pelo menos, 375 anos de idade, é um dos mais antigos e com mais de 200 fornecedores participantes a cada ano, é também um dos maiores mercados de Natal (Weihnachtsmärkte) na Alemanha.______________________________________________________________ITÁLIANa Itália, a temporada de Natal começa tradicionalmente com o disparo do canhão do Castelo de S. Angelo.
O Pifferari, que são pastores que vêm das montanhas de Abruzzo e Lácio, desempenhar o seu bagpipes.
Zampogna e Ciaramella di Montefalcone nel Sannio (Molise)L'Ancia Sannita Natale 2007
Presepi é um presépio italiano.Estes são extremamente embelezada.Catedrais, muitas vezes competem para ver quem tem a melhor presepi na cidade.As pessoas vão circular pela cidade e ver a presepi em diferentes igrejas.Cidade do Vaticano, em Roma e cidades maiores, como Nápoles, têm presepi excepcionalmente grande.O de Nápoles é um dos mais famosos.
Um dia antes de véspera de Natal, nada de carne é comido.Um monte de peixe é servido em seu lugar.Um prato de enguias tradicional chamado "Capitone" é servido como um curso tradicional principal.Sobremesas doces, como panetone, torrone, e panforte fazer acentos delicioso para a celebração do Natal.Pandoro é outra sobremesa italiana incrível tradicional servido no Natal.Na Itália, apresenta também são trazidos por La Befana, que chega no meio da noite para encher as meias das crianças.Uma lenda italiana diz que os Reis Magos pararam na casa de uma velha pedindo instruções para ajudá-los a encontrar o menino Jesus.Eles convidaram-lhe para vir com eles como eles procuraram, mas ela recusou a oferta porque ela estava muito ocupada.Ela lamentou a decisão e começou a procurar os Reis Magos eo Menino Jesus.Cada casa em que ela parou, ela deixou um presente para as crianças no caso de o menino Jesus estava lá.Esta lenda levou à tradição da Befana.As crianças colocam seus sapatos perto da lareira, ea Befana é dito para encher os sapatos e as meias com presentes e guloseimas para as crianças boas ou carvão para crianças desobedientes.
O Log Yule é queimado com a família e amigos durante um brinde.
A Urn of Fate, a urna do destino, é uma tigela grande decorativa com um presente para cada pessoa nela. Cada um vai tirando e repondo o presente por sua vez na tigela até encontrar o presente com o seu nome nele.
"Tu Scendi dalle Stelle" - Canzoni di Natale
Embora a pratica de Babbo Natale (Papai Noel), de dar presentes no Natal esteja se tornando mais comum, o principal dia de dar presentes é Epiphany, o 12 º dia de Natal, quando os três Reis Magos deram ao Menino Jesus os seus presentes. ______________________________________________________________
RÚSSIANatal na Rússia é mais amplamente comemorado em 07 de janeiro (25 de dezembro no calendário Juliano usado pela Igreja Ortodoxa Russa).
É um dia de ritual solene e alegre celebração.
Ortodoxos russos observam um jejum vegetariano por seis semanas até véspera de Natal.
A maioria das celebrações ocorre na véspera de Natal, em 06 de janeiro, que está principalmente relacionado com a Missa de Natal.
Em algumas catedrais esta cerimônia pode avançar por muito tempo na noite.
Para a maioria das pessoas, no entanto, a missa vai terminar mais cedo, e as pessoas voltam para casa para o jantar de Natal com suas famílias.
Depois do jantar, as crianças muitas vezes vão de casa em casa cantar, e receber doces como presentes.
Chesnokov de "Apareceu Gabriel" - Coro Ortodoxa Russa a partir de MoscovoSolista: Chernegov-Nomerov Egor (coral dir.)Чернегов-Номеров Егор Глебович
Como uma celebração religiosa, o Natal foi proibido durante a era Soviética.
No entanto, muitas pessoas continuavam a realizar suas celebrações em segredo, embora e tradições russas de Natal tivesse sido em grande parte mantidas vivas por transferir alguns deles para o Dia de Ano Novo.
Desde 1992, o Natal tornou-se novamente uma celebração muito popular na sociedade russa, ao lado do Novi Gord (Ano Novo) e da celebração das férias populares da Rússia.
No entanto, alguns russos observam dois Natais (de acordo com ambos, o Calendário Gregoriano e o Calendário Juliano).
A canção tradicional russa de Natal - (yolochka V lesu rodilas ')
Muitas tradições associadas com um Natal ocidental estão ligadas a estas celebrações do Ano Novo, como árvores de Natal decoradas, ou Yolka (árvores de Ano Novo),
que servem como um símbolo do Ano Novo (A Yolka mais famosa de lugares públicos é aquela na Praça Vermelha de Moscou ), e Pai Frost (Ded Moroz, russo: Дед Мороз).
Pai da Frost, Pai do Inverno, nome que também aparece no idioma local de outros países eslavos.
A tradução literal do nome seria vovô Frost, embora o nome é muitas vezes traduzido como Pai Frost.
O caráter tradicional Ded Moroz, ou um diminutivo Dedushka Moroz desempenha um papel semelhante ao do Papai Noel, trazendo presentes para as crianças em festas de Ano Novo pela Árvore de Ano Novo.
Ele carrega um cajado, usa valenki (estilo tradicional de inicialização russo feito de feltro de lã) e a festa é realizada em toda a Rússia em uma Troika.
A tróica russa é um trenó puxado por três cavalos atrelados a par.
A troika foi um estilo tradicional de transporte de frio.
Passageiros agrupam-se em peles na parte de trás do trenó para se afastar das temperaturas muitas vezes perigosamente baixas.
Ded Moroz é comumente acompanhada por Snegurochka (em russo: Снегурочка), ou 'Snow Maiden, a moça solteira de neve, que é um atributo exclusivo da imagem de Frost Pai - nenhum de seus colegas estrangeiros têm um companheiro similar.
Snegurochka é um personagem de contos de fadas russo.
De acordo com uma história, ela é filha da Primavera e Frost, inverno, que anseia pela companhia dos seres humanos mortais.
Ela cresce e passa a gostar de um pastor chamado Lel, mas seu coração é incapaz de conhecer o amor.
Sua mãe tem pena e dá-lhe essa capacidade, mas assim que ela se apaixona, seu coração aquece e ela derrete.
Esta versão da história foi feita em uma peça de Aleksandr Ostrovski (que estreou em 1873), com música incidental byTchaikovsky.
Modern Snegurochka também é descrito como a neta e ajudante de Ded Moroz.
Tipicamente, Ded Moroz e Snegurochka distribuiam presentes para as crianças, lutando contra a bruxa má, Baba Yaga, que tenta roubar os presentes.
O período após o dia de Natal até o 18 de janeiro é conhecido como Svyatki (Christmastide) que é uma parte muito alegre de celebrações do Natal russo.
Como em outras festas tradicionais, o russo Christmastide caiu em desgraça com as autoridades durante o século 20, mas Svyatki voltou, junto com outros notáveis antigos festivais que fazem parte da cultura russa.
O período de Svyatki é associado com o costume pagão de Koliada e é tradicionalmente um tempo para se disfarçar, brincar carnavais, fazer contos de carol, cantar e adivinhação.
Muitos procedimentos de adivinhação, aos costumes, giravam em torno de perguntas feitas por mulheres solteiras "em busca de sinais sobre os seus futuros maridos" em cera, em espelhos, ou na sombra.
Russia Today: Russian Christmastide Svyatki
Velhos costumes Svyatki são referenciados em alguns dos mais conhecidos clássicos da literatura russa.
A fortuna e suas práticas são descritas em Eugene Onegin de Pushkin, e os mummers fantasiados são descritos em uma cena de Natal de Guerra e Paz de Tolstoi.______________________________________________________________
SUÉCIACelebrações do Natal sueco começam com o primeiro do Advento.
O dia de São Lucy (localmente conhecido como Luciadagen), que é a primeira grande celebração do Natal antes do Natal em si.
Velas elétricas e estrelas brilhantes são colocadas em quase todas as janelas no mês de dezembro, na Suécia.
Como em muitos outros países no Norte da Europa, o Jultomte - Santa Claus (ou simplesmente Tomte) traz os presentes em 24 de dezembro, véspera de Natal, o dia geralmente considerado como Natal.
O Jultomte foi originalmente morador de uma pequena casa invisível de Natal com gnomos ou anões da mitologia nórdica, que vigiavam a casa e seus habitantes.
Uma velha superstição ainda chama para alimentar o Tomte na véspera de Natal com uma pequena tigela de mingau.
Se uma tigela de mingau não é escolhida por ele em algum lugar dentro ou fora da casa, isto vai trazer má sorte para todos da casa no ano seguinte.
O moderno "Tomten", hoje em dia é uma versão do Papai Noel em tecido vermelho e barba branca, exceto que ele não entra na casa pela chaminé, mas bate na porta e pergunta: "finlandeses det nagra snälla har celeiro?" ( existem bons filhos aqui?)
"Nar det lider mot julho" - tradicional sueco Christmas CarolGravado ao vivo na Igreja Botkyrka 21 de dezembro de 2008.Voz Ann-Katrin Hegvold, órgão Rune Karlsson.
Natal na Suécia é, como em qualquer outro lugar, uma ocasião celebrada com alimentos.
Quase todas as famílias suecas celebram em 24 de dezembro com uma mesa de Natal, chamada Natal smörgåsbord (julbord),uma exposição de vários itens de alimentos de Natal.
Quase tudo existe no julbord de Natal: presunto, (julskinka), acompanhado por outros pratos de Natal, tais como almôndegas pequenas, arenque, spareribs, pequenos cachorros quentes, lutfisk, lingüiça de porco, salmão, Janssons frestelse (batata caçarola com anchovas), e pudim de arroz.
O julbord de Natal é servido com julmust e bebidas como vinho quente, cerveja de Natal ou fermentados.
Uma especialidade escandinava é o glogg (vinho quente e temperado com amêndoas e passas), que é servido quente em copos pequenos.
Os pratos diferentes do julbord podem variar em toda a Suécia, do Sul para o Norte.
Empresas tradicionalmente convidam seus funcionários para um jantar ou almoço de confraternização nas semanas antes do Natal, e as pessoas saem em particular para restaurantes que também costumam oferecer julbord no mês de dezembro.______________________________________________________________
UCRÂNIA& "Carol of the Bells""Carol of the Bells" é uma canção de Natal feita e cantada em todo o mundo durante a temporada de Natal.
O trabalho coral em miniatura é originalmente composto pelo compositor ucraniano Mykola Leontovych e também conhecido como "O ucraniano de Bell Carol".
Ao longo da composição, Leontovych utiliza um motivo de quatro notas tirado de uma cantiga antiga pagã de Ano Novo ucraniana conhecida na Ucrânia como "Shchedryk".
Shedrik - Carol dos Sinos
Uma andorinha visita um agricultor e sua família durante oNatal e deseja-lhes felicidade e recompensas em todas as coisas.
"Carol of the Bells" foi estreado em dezembro de 1916 por um grupo coral composto por alunos da Universidade de Kiev.
Foi apresentado ao público ocidental pelo Coro Nacional da Ucrânia durante sua turnê na Europa e nas Américas, onde se estreou nos Estados Unidos em 05 de outubro de 1921 no Carnegie Hall.
Mais tarde, foi adaptado em uma versão em Inglês por Peter Wilhousky na década de 1930, e até hoje é realizada e cantada em todo o mundo durante a temporada de Natal.
Uma versão alternativa Inglêsa ("Ring, Natal Bells") com letras mais baseadas na Natividade foi escrito por Louise Minna Hohman em 1947, também é amplamente realizada.
A música original ucraniana é baseada em uma antiga lenda eslava que cada sino do mundo tocou em honra de Jesus, na noite de seu nascimento.
Esta canção conta a história de uma andorinha voando sobre uma casa a cantar sobre a riqueza que virá com a primavera seguinte.
Os dias festivos do Natal ucraniano segundo o calendário juliano, começam em 06 de janeiro, véspera de Natal, e terminam em 19 de janeiro, "Jordan" ou Epifania.
Sviata Vecheria ou "Santa Ceia" na véspera de Natal é a tradição central das celebrações de Natal em casas ucranianas.
A mesa de jantar, por vezes, tem alguns wisps, folhas, de feno na toalha de mesa bordada como um lembrete da manjedoura de Belém.
Kutia (pudim de doce de grãos) é tradicionalmente servido na mesa de jantar de Natal ucraniana.
Muitas vezes, é o primeiro prato dos tradicionais doze pratos da ceia de Natal (também conhecidos como Svyaty Vechir) e raramente é servido em outras épocas do ano.
Na Ucrânia Ocidental, especialmente na Rutênia dos Cárpatos, devido ao culturismo multi-histórico, o Natal pode ser observado duas vezes, em 25 de dezembro e 07 de janeiro (Dia de Natal), muitas vezes independentemente, se a família pertence à Igreja Greco-Católica ucraniana, (Roman) Igreja Católica , uma das Igrejas Ortodoxa Ucraniana ou uma das denominações protestantes.______________________________________________________________
ESTADOS UNIDOSe CANADANatal é um feriado comemorado extensamente nos Estados Unidos e Canadá.
Tradições de Natal são essencialmente as mesmas que no Reino Unido e na maior parte da Europa, exceto em Quebec e outras áreas onde se fala francês, com o seu réveillon e o Père Noël ("Pai Natal" em francês).
A celebração do Dia de Santo Estêvão no dia seguinte ao Dia de Natal é uma tradição praticada no Canadá, como é na Commonwealth.
Old Saint Nick, mais conhecido como Santa Claus é mais conhecido por viver no Pólo Norte e entrando nos lares das pessoas através de suas chaminés durante a noite antes do amanhecer de Natal para deixar presentes.
Esta inocência é mais conhecida nas crianças, de que Papai Noel tem uma lista de crianças boas e uma lista de crianças impertinentes.
As crianças abrem seus presentes na manhã do dia de Natal.
Crianças na lista, impertinentes, recebem carvão em suas meias, enquanto as crianças que se apresentam com bom comportamento, balas em suas meias, e por baixo de suas árvores de Natal.
Meias são penduradas acima da lareira / manto de Papai Noel para preencher com os presentes.
Uma árvore de Natal está configurada, quando normalmente decorada com ornamentos e enfeites, com algo parecido com uma estrela, ou um anjo no topo da árvore.
Os presentes são deixados sob a árvore pelo Papai Noel.
"Joy to the World" - cantada por Nat King ColePalavras: Isaac Watts baseada no Salmo 98Música: Lowell Mason organizadas porcom base em temas no Messias de Handel
Muitas atrações turísticas de Natal relacionadas, tais como a árvore de Natal do Rockefeller Center e elaboradas vitrines de Nova York são muito visitadas por turistas não-cristãos de todo o mundo.
Natal é comemorado por quase todos, não importa qual religião a pessoa tem.
Dia de Natal é um feriado nacional e federal, tanto nos Estados Unidos e Canadá.
Dia de Natal é o único dia em que quase todos os varejistas, bancos e escritórios governamentais estão fechados.
"The Little Drummer Boy" (Carol do tambor),escrito por Katherine K. Davis - cantada por Bob Seger
"Jingle Bells" é uma das canções de inverno mais conhecido e comumente cantada no mundo.
Ela foi escrita por James Lord Pierpont (1822-1893) e publicado sob o título "One Horse Sleigh Open" em 1857.
Embora seja comumente referido como uma canção de Natal, na verdade foi escrita e cantada de Acção de Graças.
Foi erroneamente rotulado como uma canção de Natal porque ser extremamente popular em Ação de Graças, foi cantada novamente por volta do Natal.
"Jingle Bells" - cantada por Dean Martin
"White Christmas" é uma canção de Irving Berlin rememorando um cenário de Natal à moda antiga.
Segundo o Livro Guinness de Recordes Mundiais, a versão cantada por Bing Crosby é o único best-seller de todos os tempos, com vendas estimadas de mais de 50 milhões de cópias em todo o mundo.
Relatos variam sobre quando e onde Berlin escreveu a canção.
Uma história é que ele o escreveu em 1940, ao lado da piscina do hotel Biltmore em Phoenix, Arizona.
Muitas vezes ele ficava toda a noite a escrever - disse o secretário, "Deixando cair a sua caneta e ser tomado pela música."
Eu acabei de escrever a melhor canção que eu já escrevi - que diabo, eu só escrevi a melhor música que alguém já tenha escrito "!
"White Christmas" - Bing Crosbyde "O Holiday Inn" trilha sonora de 1942
A paz na Terra é um reel-1939 cartoon Metro-Goldwyn-Mayer curta dirigido por Hugh Harman, sobre um mundo pós-apocalíptico povoado apenas por animais.
Dois esquilos jovens pedem seu avô na véspera de Natal, uma histórioa sobre os "homens" que estão na letra "Paz na Terra, boa vontade aos homens."
O esquilo avô, então, diz-lhes uma história da raça humana, concentrando-se sobre as guerras sem fim travada pelos homens.
Em última análise, as guerras do fim, com as mortes dos últimos homens na Terra, com dois soldados atirando um no outro.
Posteriormente, os animais sobreviventes descobrem um exemplar da Bíblia nas ruínas de uma igreja.
Inspirado pelos ensinamentos do livro, eles decidem reconstruir uma sociedade dedicada à paz e à não-violência (usando os capacetes de soldados para a construção de casas).
Peace On Earth. Natal clássico cartoon (MGM 1939)
O cartoon apresenta uma canção original escrita para a melodia de "Hark! O Herald Angels Sing ".
De acordo com o obituário de Hugh Harman no New York Times e Ben Mankiewicz, apresentador do Beco dos desenhos animados, o desenho animado foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz.
No entanto, não está listado no banco de dados oficial de nomeação do Prêmio Nobel.
Mankiewicz também alegou que o cartoon foi o primeiro sobre um assunto sério feito por um grande estúdio.
Em 1994, foi votado # 40 das 50 Greatest Cartoons de todos os tempos pelos membros do campo da animação.
Foi também nomeado para o Oscar 1939 para Assuntos Short (Cartoons).
______________________________________________________________
"Feliz Natal (War Is Over)" - John Lennon
"Happy Xmas (War Is Over)" é uma canção escrita por John Lennon, lançada como single em 1971 por John Lennon, Yoko Ono, e a Plastic Ono Band em Apple Records nos EUA e no Reino Unido.
Embora aparentemente uma canção de protesto sobre a Guerra do Vietnã, tornou-se um padrão de Natal e tem aparecido em vários álbuns de Natal.
Até os dias atuais, a música é o mais prevalente "hino de paz" em todo o mundo.
______________________________________________________________
Desejo a todos os que celebram
FELIZ NATAL
e um feliz ano novo!
Best wishes,
Angela Nilsson
______________________________________________________________Fontes:http://answersforthefaith.com/biblestudy/2007/12/25/bible-study-the-christmas-story/http://www.history.com/topics/christmashttp://en.wikipedia.org/wiki/Gregorian_calendarhttp://en.wikipedia.org/wiki/Chronology_of_Jesushttp://www.whychristmas.com/customs/25th.shtmlhttp://www.bbc.co.uk/religion/religions/christianity/holydays/christmas_1.shtmlhttp://www.the-north-pole.com/history/http://en.wikipedia.org/wiki/Father_Christmashttp://en.wikipedia.org/wiki/Ded_Morozhttp://en.wikipedia.org/wiki/Christmas_worldwidehttp://french.about.com/cs/culture/a/christmas.htmhttp://www.associatedcontent.com/article/2272203/a_traditional_italian_christmas.htmlhttp://en.wikipedia.org/wiki/Christmas_carolhttp://www.spanish-translation-help.com/traditional-spanish-carols.htmlhttp://www.theholidayspot.com/christmas/worldxmas/index.htmhttp://www.californiamall.com/holidaytraditions/traditions-Venezuela.htmhttp://ourdance.info/tag/venezuelas-favorite-christmas-songs/http://www.russian-language-for-lovers.com/russian-christmas.htmlhttp://goeasteurope.about.com/b/2010/01/11/russian-culture-svyatki-russian-christmastide.htmhttp://christmas.lovetoknow.com/Christmas_Traditions_in_Peruhttp://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Christmas_carols
Hanukkah - O Festival das Luzes
H A N U K K A H - O Festival das Luzes
Enviado em 29 de novembro de 2010
por: Angela Nilsson
(Foto © chabad.de)
De 20-28 dezembro de 2011, Hanukkah (Chanucá), também conhecido como o Festival das Luzes, sendo celebrado pelos judeus ao redor do mundo.
É um feriado de oito dias que começa no dia 25 do mês de Kislev de acordo com o calendário hebraico, o que pode ocorrer a qualquer momento no final de novembro para final de dezembro no calendário gregoriano, e continua até o segundo do mês de Tevet .
Em hebraico, a palavra é escrita Hanukkah חנֻכה ou חנוכה, que significa "dedicação" ou "consagração". e é mais comumente transliterado para Inglês como Chanukah ou Hanukkah.
O feriado comemora o milagre que aconteceu depois de um ano judeu, 164 aC , sobre a vitória sobre os sírios helenistas.
Antíoco IV, o rei grego da Síria, que proibiu os judeus, havia proibido a observância do judaísmo, sob pena de morte e forçou os judeus a adorar deuses gregos.
Após a vitória, uma lâmpada do Templo foi iluminada e, apesar de a lâmpada ter óleo para apenas um dia, e ela ficou milagrosamente acesa por oito dias, até que uma nova oferta de oleo pudesse estar preparada.
Para comemorar esse milagre, Hannukah é observado por uma nova iluminação de luz de Hanukkah em um dos Menorah (candelabro) em cada uma das noites dos 8 feriados, progredindo para oito luzes na noite final do Hanukkah.
Hanukkah em suas festividades incluem jogos, troca de presentes para as crianças e de encontros para apreciar os alimentos tradicionais.
Hanukkah é uma festa judaica de singificado menor e seu significado religioso é muito menos relevante do que o de Rosh Hashanah, Yom Kippur, Sucot, a Páscoa, e Shavuot.
Ele é aproximadamente equivalente a Purim em importância.
Por outro lado, Hanukkah é provavelmente uma das mais conhecidas festas judaicas por causa de sua proximidade com o Natal.
Alguns grupos ortodoxos criticam a adoção de muitos costumes do Natal, como dar presentes e decoração, tornando Hanukkah o feriado mais secular do calendário judaico.
Chanukah, Oh Chanukah! - Uma canção Hanukkah tradicionais,cantada por Theodore Bikelprimeiro em iídiche, em seguida, em Inglês, então em hebraico
Hanukkah começou a encontrar uma nova expressão nos anos que antecederam a fundação do moderno Estado de Israel e se tornou um feriado rico com importância histórica, com narrativas de milagre físico e sobrenatural, e um diálogo com a história judaica.
________________________________________________________________
História e Origens
A história de Chanukkah começa no reinado de Alexandre, o Grande.
Alexandre conquistou a Síria, Egito e a Palestina, mas permitiu que as terras sob seu controle continuassem observando suas próprias religiões e de manter um certo grau de autonomia.
De acordo com esta regra relativamente benevolente, muitos judeus assimilaram muito da cultura helenística, adotando a linguagem, os costumes e o vestido dos gregos.
Após a morte de Alexandre, o Império Grego foi estabelecido em quatro divisões:
1- o Reino de Ptolomeu do Egito,
2- o Império Selêucida expandido mais a leste, sul e oeste,
3- o Reino de Pergamon, na Ásia Menor e
4- o Reino da Macedônia.
________________________________________________________________
Busto de Antiochius IV no Museu Altes de Berlim
Antíoco IV
Antíoco IV determinou perseguição aos judeus no perído de 175 a 163 aC.
Ele é lembrado como um perseguidor na tradição judaica Hanukkah e eventos associados, incluindo os livros dos Macabeus e do "Scroll de Antíoco".
Fontes rabínicas referem a ele como הרשע, harasha ("ímpio").
Antíoco IV Epifânio, nascido c. 215 aC e morreu 163 aC) governou o Império Selêucida de 175 aC até sua morte em 163 aC.
Ele era um filho do rei Antíoco III, o Grande, e irmão de Seleuco IV Philopator.
Seu nome original era Mithridates, ele assumiu a Antíoco, nome depois com que ele assumiu o trono.
Eventos notáveis durante o reinado de Antíoco IV incluem a conquista de quase a totalidade do Egito, o que levou a um confronto que se tornou a origem da frase metafórica, "linha na areia", e a rebelião dos macabeus judeus.
Antíoco IV assumiu epítetos divinos, que nenhum outro rei helenístico tinha feito, como Theos Epifânio ("Manifesto de Deus") e depois de sua derrota do Egito, Nicéforo ("Portador da Vitória").
Mas o seu comportamento muitas vezes excêntrico, caprichoso, ações e até mesmo a insanidade levou alguns de seus contemporâneos a chamá-lo Epimanes ("The One Mad"), num jogo de palavras com o título de Epifânio.
________________________________________________________________
Conquista do Egito - "Line in the Sand"
Quando os guardiões do rei Ptolomeu VI do Egito exigiram o retorno de Coele-Síria em 170 aC, Antíoco lançou um ataque preventivo contra o Egito, e foi vitorioso em todas as conquistas, chegou a Alexandria e capturou o rei Ptolomeu.
Para evitar a uma Roma alarmante, Antíoco permitiu Ptolomeu VI de continuar governando como um rei-fantoche.
Após a retirada de Antíoco, da cidade de Alexandria, escolheram um novo rei, um dos irmãos de Ptolomeu, também chamado Ptolomeu (VIII Euergetes).
Em vez de lutar uma guerra civil, os irmãos Ptolomeu concordaram em governar o Egito em conjunto.
Em 168 aC Antíoco levou um segundo ataque sobre o Egito e também enviaram uma frota para capturar Chipre.
Antes de chegar a Alexandria, seu caminho foi bloqueado por um único embaixador romano, chamado Gaius Popillius Laenas, que entregou uma mensagem do Senado romano dirigida para Antíoco de retirar seus exércitos do Egito e Chipre, ou se considerar em estado de guerra com os romanos da república.
Antíoco disse que iria discutir o assunto com o seu conselho, quando então o enviado Romano desenhou uma linha na areia ao seu redor e disse: "Antes de você cruzar este círculo eu quero que você me dê uma resposta para o Senado romano" - o que implica que Roma iria declarar guerra se o rei saísse do círculo sem o compromisso de deixar o Egito imediatamente.
Apoós pesar as suas opções, Antíoco sabiamente decidiu se retirar.
Só então Popillius concordou com aperto de mãos com ele.
________________________________________________________________
Massacre em Jerusalém
Enquanto Antíoco estava ocupado no Egito, correu um boato de que ele tinha sido morto.
O deposto High Priest Jason reuniu uma força de 1.000 soldados e fizeram um ataque surpresa contra a cidade de Jerusalém.
O Sumo Sacerdote nomeado por Antíoco, Menelau, foi forçado a fugir de Jerusalém durante um motim.
No retorno do rei do Egito em 167 aC, enfurecido por sua derrota, ele atacou Menelau e a cidade de Jerusalém então restaurada, e executou milhares de judeus.
"Quando estes acontecimentos foram relatados ao rei, ele achava que a Judéia estava em revolta.
Rugindo como um animal selvagem, ele partiu do Egito e tomou Jerusalém durante uma tempestade.
Ele ordenou a seus soldados para cortarem sem piedade aqueles a quem eles conheceram e matar aqueles que se refugiaram em sua casa.
Houve um massacre de jovens e velhos, uma matança de mulheres e crianças, um abate de virgens e crianças.
No espaço de três dias, 80 mil foram mortos, mais 40.000 foram condenados a ter uma morte violenta, e o mesmo número foi condenado a ser vendido como escravo. "(2 Macabeus 5:11-14)
Para consolidar o seu império e fortalecer seu domínio sobre a região, Antiochus decidiu ficar do lado dos judeus helenizados, proibindo os judeus de praticarem seus ritos e tradições religiosas, mantidas pelos judeus observantes, e ordenando o culto a Zeus como o deus supremo.
Este foi um anátema para os judeus e, quando eles se recusaram, Antíoco enviou um exército para fazer cumprir seu decreto.
Por causa da resistência, a cidade foi destruída, muitos foram abatidos, e um militar grego da cidadela chamada Acra foi estabelecido.
"Não muito tempo depois disto, o rei enviou um senador ateniense para forçar os judeus a abandonar os costumes de seus ancestrais e viver, não mais pelas leis de Deus, mas também profanar o templo em Jerusalém e dedicá-lo a Zeus Olímpico, e cultuar no Monte Gerizim, a Zeus o Hospitaleiro, como os habitantes do lugar pediam ...
Eles também trouxeram para o templo as coisas que foram proibidas, e o altar foi coberto com ofertas abomináveis, proibidas pelas leis.
Um homem não poderia manter o sábado ou celebrar as festas tradicionais, nem mesmo admitir que ele era judeu.
Por sugestão dos cidadãos de Ptolemaida, um decreto foi emitido, de ordenação das cidades vizinhas gregas, a agir da mesma forma contra os judeus: obrigá-los a participar dos sacrifícios, e condenando à morte aqueles que não quisessem adotar os costumes dos gregos.
Era óbvio, portanto, que este impedimento era um desastre.
Assim, duas mulheres que foram presas por terem circuncidado seus filhos foram publicamente desfiladas pela cidade com seus bebês pendurados em seus seios e, em seguida, jogadas para baixo do alto da muralha da cidade.
Outros, que se reuniram em cavernas próximas a observar o sábado em segredo, foram traídos para Philip e todos queimados até a morte. "(2 Macabeus 6:1-11)
________________________________________________________________
Rebelião dos macabeus
Wojciech Stattler de "Machabeusze" ("The Maccabees"), 1844
Jewish documentos históricos perto da hora do evento (1 Macc, escrito c. 135 aC; 2 Macc, escrito c. 124 aC), pintado a Revolta dos Macabeus como uma resistência nacional de uma opressão estrangeira política e cultural.
Estudiosos modernos argumentam que o rei estava intervindo em uma guerra civil entre os judeus tradicionalistas do país e os judeus helenizados em Jerusalém (de acordo com Joseph P. Schultz).
O que começou em muitos aspectos, como uma guerra civil que se intensificou quando o reino helenístico da Síria ficou de um lado com os judeus Hellenizing em seu conflito com os tradicionalistas do outro.
Como o conflito aumentou de proporções, Antíoco tomou o lado do helenizadores, proibindo as práticas religiosas que os tradicionalistas reuniam ao redor.
Isto pode explicar porque o rei, em um total abandono prática selêucida em todos os outros lugares e tempos, proibiu a religião tradicional de todo um povo.
Dois grupos de oposição, Antíoco: um grupo basicamente nacionalista liderada por Matatias, o Hasmoneu, um sumo sacerdote judeu, e seu filho Judas Macabeu, e um grupo tradicionalista religioso conhecida como a Chasidim, os precursores dos fariseus (sem conexão direta com o movimento moderno conhecido como chassidim).
Eles juntaram forças em uma revolta contra os dois motivos: assimilação dos judeus helenistas e a opressão pelo governo selêucida grego.
Os combates começaram em Modiin, uma vila não muito longe de Jerusalém.
Um oficial grego e soldados reunidos com os moradores, exigiram a a um judeu se curvar à um ídolo e comer a carne de um porco; atividades proibidas para os judeus.
O policial escolheu Matatias para participar da cerimônia.
Ele recusou, e outro morador se adiantou e se ofereceu para fazê-lo em seu lugar.
Matatias ficou indignado, pegou sua espada e matou o homem, em seguida, matou o oficial.
Seus cinco filhos e outros moradores da aldeia, em seguida, atacaram e mataram os soldados.
Matatias e sua família se embrenharam para se esconder nas montanhas próximas, onde muitos outros judeus que queriam lutar contra os gregos se juntaram a eles.
Eles atacavam os soldados gregos sempre que possível. Eventualmente, a revolução foi bem sucedida.
Judas Macabeu e seus soldados foram para o Templo Santo, e ficaram tristes porque muitas coisas estavam faltando ou estavam quebradas, incluindo o menorah de ouro.
Eles limparam e repararam o templo, e quando eles terminaram, eles decidiram fazer uma cerimônia de dedicação bem grande.
Para a celebração, os Macabeus queriam acender um menorah.
Eles procuraram por toda parte pelo oleo, e encontraram um pequeno frasco que continha apenas óleo suficiente para acender a menorá por um dia.
Milagrosamente, o óleo durou oito dias.
Isso deu-lhes tempo suficiente para obter óleo novo para manter acesa a Menorá.
O festival de Chanucá foi instituído por Judas Macabeu e seus irmãos Jochanan, Simeão, Eleatar e Jonathan para celebrar este evento.
Judeus celebram hoje Hanukkah por oito dias por acender velas em um menorah a cada noite, comemorando o milagre de oito dias do óleo.
________________________________________________________________
Talmud
O Talmude (em hebraico, "instrução, ensino"), é um texto central do judaísmo, na forma de um registro das discussões rabínicas relativas à lei judaica, ética, filosofia, costumes e história.
O Talmud tem dois componentes: a Mishná (c. 200 dC), o primeiro compêndio escrito da Lei Oral do judaísmo, eo Guemará (c. 500 dC), uma discussão sobre a Mishná e escritos relacionados.
A história do Hanukkah, juntamente com suas leis e costumes, é totalmente ausente da Mishna para além de referências que passam a ser várias.
A Mishna é a primeira grande redação escrita das tradições judaicas orais chamada de "Torá Oral" e a primeira grande obra do judaísmo rabínico.
Na Gemara, a história de Hanukkah e do milagre do azeite que queimou por oito dias é descrito.
No Talmud, No dia 25 de Kislev são os dias de Hanukkah, que são oito ... estes foram nomeados um Festival com Hallel [orações de louvor] e ação de graças.
-Shabat 21b, Babylonian Talmud -
________________________________________________________________
Tradições e Festas
(Foto © www.annarbor.com)
Hanukkah é comemorado por uma série de rituais que são realizados a cada dia durante todo o feriado de 8 dias; alguns são de base familiar e outros comuns.
Há adições especiais para o serviço de oração diária, e uma seção é adicionada a bênção após as refeições.
Hanukkah não é um "sábado-like" de férias, e não há nenhuma obrigação de abster-se de atividades que são proibidas no sábado.
As pessoas vão trabalhar como de costume, mas podem sair mais cedo, a fim de estar em casa para acender as luzes ao cair da noite.
Não há nenhuma razão religiosa para as escolas a serem fechadas, embora, em Israel, seja costume fechar as escolas a partir do segundo dia para a semana inteira de Hanukkah.
(Foto © www.alljewishlinks.com)
Acendendo o Hanukkah Lights
O festival é observado pelo acendimento das luzes de um candelabro especial, o Hanukkah Menorah, que possui nove velas: uma para cada noite, mais uma luz extra chamado Shamash (em hebraico, "servo", "guarda") a uma altura diferente.
O Shamash é usado para acender as outras luzes.
O propósito da luz extra é aderir à proibição, especificada no Talmud (Shabat 21b Tracate-23a), contra o uso das luzes de Hanukkah para qualquer outra coisa além de divulgar e meditar sobre a história Hanukkah.
Isso é diferente das velas Shabbath que se destinam a ser usadas para a iluminação.
Assim, se alguém precisa de iluminação extra em Hanukkah, a vela Shamash estaria disponível e se poderia evitar o uso das luzes proibidas.
Faz se alguma luz na vela Shamash primeiro e depois ela é utilizada para acender à luz das outras velas.
Na primeira noite, uma vela é colocada no canto direito.
A vela Shamash é iluminada e três Berakhot (bênçãos) são recitadas:
l'hadlik Neir (uma oração geral sobre velas), ela-asah Nisim (uma oração agradecendo a Deus para realizar milagres para antepassados judeus na época), e ela-Hekhianu (uma oração geral agradecendo a Deus por permitir que os judeus chegarssem bem a este momento do ano).
As bênçãos são ditas antes ou depois das velas serem acesas dependendo da tradição.
Quando a primeira vela é acesa a vela Shamash é colocada em seu suporte.
Em todas as noites seguintes, os judeus recitam apenas as duas primeiras bênçãos.
Hanukkah Blessings com Celebration e Songs:
Cada noite, outra vela é adicionada da direita para a esquerda (como a língua hebraica).
Velas são acesas da esquerda para a direita (para pagar honra para a nova primeira coisa).
Então, com todos juntos, incluindo o Shamash, duas luzes são acesas na primeira noite, três na segunda e assim por diante, terminando com todas as nove velas (8 do Hanukkah e a vela Shamash) na última noite, para um total de 44.
A razão para as luzes de Hanukkah não é para a "iluminação da casa por dentro", mas sim para a "iluminação da casa para fora," para que os transeuntes possam vê-las e assim ser lembrado o milagre do feriado.
Assim, as lâmpadas são colocadas em uma janela de destaque ou perto da porta que da para a rua.
As luzes podem ser velas ou lamparinas.
Luzes elétricas são por vezes usadas e são aceitáveis em locais onde chama aberta não é permitida, como uma sala de hospital.
(Foto © www.history.com)
As Luzes Hanukkah devem queimar por pelo menos uma meia hora depois que escurece.
Sexta à noite apresenta um problema.
Desde que as velas não podem ser acesas no Shabat em si, as velas devem ser acesas antes do pôr do sol.
No entanto, elas devem permanecer acesas até a hora e meia regulares e minutos após o anoitecer e as velas baratas de Hanukkah não queimam o tempo suficiente para cumprir a exigência.
Uma solução simples é usar velas de tamanho maior, ou as lâmpadas com azeite em quantidade maior que o tradicional.
De acordo com a proibição acima indicada, o menorah Hanukkah será aceso em primeiro lugar, seguido pelas velas de Shabat que significam o seu aparecimento.
Menorahs de todas as formas e tamanhos.
A única exigência é que as chamas sejam separadas o suficiente para que eles não foquem muito grandes e evitar de se assemelharem a uma fogueira pagã.
Menorahs antigas eram feitas de argila.
Elas consistem em pequenos vasos, pérola em forma, cada um com sua própria torcida, que foram dispostas lado a lado.
Menorah de hoje, que fica em uma base da qual brotam os ramos, lembra o santo Templo menorah que começaram a surgir no final da Idade Média.
Depois de acender as velas, cantar várias canções de Hanukkah é um costume habitual em muitos lares judaicos.
________________________________________________________________
Ma'oz Tzur
"Ma'oz Tzur" é um poema litúrgico judaico ou piyyut.
É escrito em hebraico, e é muitas vezes cantado no feriado do Hanukkah, depois de acender as luzes do festival.
O nome é uma referência à fortaleza dos Hasmoneus de Bete-Zur.
Esta canção hebraica é considerada ter sido escrita em algum momento do século 13.
Ele foi originalmente cantado apenas em casa, mas tem sido utilizado na sinagoga desde o século XIX ou anterior.
De suas estrofes de seis, muitas vezes, apenas a primeira estrofe é cantada (ou o primeiro e o quinto verso).
O hino é nomeado para suas duas primeiras palavras em hebraico, que significa "Stronghold of Rock" como um nome ou epíteto de Deus.
As primeiras letras dos cinco primeiros versos formam um acróstico do nome do compositor, Mordechai.
Maoz Tzur - Bel Canto & Women Madrigal
Em Inglês, há uma tradução não-literal popular que é cantado, chamado "Rock of Ages", que é baseado na versão alemã por Leopold Stein (1810-1882), e foi escrito por talmúdicos lingüistas Marcus Jastrow e Gottheil Gustav.
________________________________________________________________
Hanerot Halalu
Durante ou após as luzes se acenderem o hino Hanerot Halalu é recitado.
Existem várias versões diferentes, consoante às tradições regionais.
Hanerot Halalu, é um cântico antigo mencionado no Talmud (Soferim 20:6),
Hanerot Halalu - Por Baruch J. CohonArranjado por Blanche ChassRealizada pela Liberty High School Concert Choir, 2004
Letras das músicas:
Al hatshu-ot ve'al hamilchamot
She-Asita la'avoteynu
Bayamim hahem, bazman Hazeh
Al yedey kohanecha hakdoshim.
Vechol shmonat yemey Chanukah
Hanerot halalu hem kodesh,
Ve-ein Lanu reshut lehishtamesh bahem
Ela lirotam bilvad
Kedai lehodot leshimcha
Al nifleotecha vitela nissecha ve-al yeshuotecha.
Tradução:
Acendemos estas luzes
Para os milagres e maravilhas,
Para a redenção e as batalhas
Que você fez para os nossos antepassados
Naqueles dias, nesta época,
Através de seu e santos sacerdotes.
Durante os oito dias de Chanucá
Estas luzes são sagradas
E nós não estamos autorizados a fazer
Uso normal delas,
Mas só olhar para elas;
, A fim de agradecer
Em louvor ao Seu Nome grande
Pelos Seus milagres, Suas maravilhas
E Suas salvações.
Avraham Fried - Haneiros HalaluO vídeo a seguir inclui o Channukah Menorah, iluminação em Mumbai na Índia, na Casa Chabad (Nariman House), seguido por cantar ao vivo Avraham Fried de Haneiros Halalu transmitido ao vivo em todo o mundo:
________________________________________________________________
Jogando Dreidel
O jogo Dreidel era popular durante o reinado de Antíoco antes da revolta dos Macabeus, num momento em que soldados tinham ordens de executar quaisquer judeus que fossem pegos praticando sua religião.
Quando os judeus piedosos se reuniam para estudar a Torá, eles tinham um álibi preparado em caso eles ouviressem os soldados se aproximando.
Se os soldados aparecessem, eles escondiam as escrituras sagradas e fingiam jogar com o dreidel.
Em Israel, o dreidel é chamado de sivivon.
A palavra iídiche "dreidel" é derivado da palavra alemã "drehen" ("turn", girar).
Depois de acender a menorá Hanukkah, é costume em muitas casas de se jogar o jogo dreidel.
O dreidel é um top de quatro lados girando com uma letra hebraica inscrita em cada lado:
Nun, Gimel, Hey (Hay) e Shin. Essas letras significam a expressão hebraica "Nes Gadol Hayah Sham", um grande milagre aconteceu lá, referindo-se ao milagre do óleo.
As letras também representam as palavras iídiche Nit (nada), Gantz (todos), Halb (meia) e Shtell (put), que são as regras do jogo.
S'vivon Sov Sov Sov - Dreidel, Spin e SpinUm clássico "Song Dreidel"aqui realizado por Moshe Banda Skier
Cada jogador recebe um determinado número de moedas (real ou de chocolate), nozes, passas, doces ou outros marcadores, e coloca um marcador no "pote" (kupah ou gatinho).
O primeiro jogador gira o dreidel, e dependendo de qual lado do dreidel cai, ou ganha um marcador do pote ou desiste de parte do seu esconderijo.
Cada jogador por sua vez, gira o dreidel.
Quando o dreidel cai, ele vai cair em uma das quatro letras.
Segundo a carta, acontecerá o seguinte:
Nun - não ganhar / não perder,
Gimmel - tomar todas (do gatinho)
Hey - tome a metade (do gatinho)
Shin - perder (o que você depositou).
Qualquer pessoa que perder todos os fundos está fora do jogo.
Isto pode durar até uma pessoa ganhar tudo, ou até todos concordarem em parar.
Um dos mais conhecidos em Inglês países de língua é"A Canção do Dreidel" (Dreidel, Dreidel, Dreidel)aqui realizado por Harrison Classe Jardim de Infância Escola Avenue de 2007
Alguns comentaristas judeus atribuem significado simbólico para as marcas do dreidel. Um comentário, por exemplo, conecta as quatro letras com os quatro paises onde a nação de Israel era historicamente assunto: Babilônia, Pérsia, Grécia e Roma.
________________________________________________________________
Gift-Giving & Hanukkah Gelt
Ambas as versões israelenses e norte-americana de Hanukkah enfatizam a resistência, com foco em alguma combinação de libertação nacional e liberdade religiosa para definir o significado do feriado.
Na América do Norte, especialmente, Hanukkah ganhou importância maior com muitas famílias judias na segunda metade do século XX, incluindo um grande número de judeus seculares, que queriam uma alternativa judaica para as celebrações de Natal que muitas vezes se sobrepõem com Hanukkah.
Apesar de ter sido tradicional entre os judeus asquenazes (literalmente: "judeus alemães") dar "gelt" (iídiche: dinheiro, refere-se a dinheiro, bem como moedas de chocolate) às crianças durante a Hanukkah, em muitas famílias isso se transformou em presentes, a fim de evitar que as crianças judias vejam a se sentir deixadas de fora no presente de Natal que se dá nesta época.
Muitas famílias trocam presentes a cada noite.
Hanukkah Gelt é muitas vezes distribuído às crianças para melhorar a sua fruição das férias.
O montante é geralmente dado em pequenas moedas, embora os avós ou outros parentes possam dar grandes somas como um dom Hanukkah oficial.
Em Israel, Hanukkah gelt é conhecido como dmei Hanukkah.
Segundo o rabino Abraham P. Bloch "A tradição de dar dinheiro (Chanukah gelt) para crianças é de longa data.
O costume teve a sua origem na prática do século XVII do judaísmo polonês para dar dinheiro aos seus filhos pequenos para distribuição aos seus professores.
Com o tempo, como as crianças pediam um dinheiro para si tambem, surgiu o hábito de oferecer dinheiro e chocolate para as crianças, habito este que ficou preservado.
Garotos adolescentes logo receberam a sua parte.
De acordo com Magen Avraham (18 Cent.): Era costume para os estudantes pobres yeshiva visitar casas de benfeitores judeus que ofereciam no Chanukah um dinheiro a eles (Orach Chaim 670).
Os rabinos aprovam o costume de dar dinheiro em Chanukah porque é divulgada a história do milagre do óleo. "
No século XX chocolatiers americanos investiram no conceito de presentes / moeda, criando o gelt chocolate, chocolate de dinheiro.
________________________________________________________________
Dairy Foods - Judith and Holofernes
Em Hanukkah é um costume menor comer alimentos lácteos.
Esta tradição tem suas raízes na Judith histórica.
O livro de Judith deuterocanônicos (Yehudit ou Yehudis em hebraico), registra que, Holofernes, um general assírio, e seus homens, cercaram a aldeia de Betúlia como parte de sua campanha para conquistar a Judéia.
Depois de intensos combates, o abastecimento de água dos judeus foi cortada e a situação se tornou desesperadora.
Judith, uma viúva piedosa, disse aos líderes da cidade que ela tinha um plano para salvar a cidade.
Judith foi para os acampamentos da Assíria e fingiu se render.
Ela conheceu Holofernes, que foi encantado por sua beleza.
Ela voltou para a sua tenda com ele, onde ela enchia de queijo o seu prato e de vinho a sua taça.
Quando ele caiu em um sono embriagado, Judith o decapitou e escapou do acampamento, tendo a cabeça decepada com ela (a decapitação de Holofernes por Judith tem sido historicamente um tema popular na arte).
Quando os soldados de Holofernes encontraram o cadáver, eles foram tomados pelo medo; os judeus, por outro lado, foram encorajados, e lançou um contra-ataque bem sucedido.
A cidade foi salva, e os assírios derrotados.
Geralmente as mulheres são isentas na lei judaica do tempo ligado a mandamentos positivos, no entanto, o Talmud exige que as mulheres se envolvam na mitsvá de acender velas Hanukkah "pois elas também estavam envolvidas no milagre."
Esta história de envolvimento de Judith com os acontecimentos de Chanucá servem para explicar a exigência das mulheres participarem nos rituais de Hanukkah e as origens do costume de comer laticínios durante o feriado.
________________________________________________________________
(Foto © www.sheknow.com)
Latkes
Os temas mais populares em todo o Hanukkah em pratos são osalimentos fritos ou assados em óleo.
O óleo lembra o óleo que queimaram por oito dias em vez de um.
Latkes são panquecas de batata feita a partir de batata ralada misturada com ovos, cebola e farinha, em seguida, fritos em óleo vegetal.
A textura é crocante por fora e macia no interior.
Eles são servidos quentes e, muitas vezes mergulhados em molho de maçã ou creme acridoce.
Os soldados macabeus comeram latkes feito de queijo, legumes ou frutas que foram trazidos para eles nos campos de batalha.
No entanto, eles não comiam latkes de batata, as batatas não estavam disponíveis até o século 16.
________________________________________________________________
SUFGANIYOT - Hanukkah Jelly Doughnuts
Sufganiyot são donuts de geléia sem o furo no meio.
Eles estão cozidos em óleo quente deixando cair os pedaços, sem ser em forma, e saem por isso em formato estranho, formas engraçadas, então cobertas com açúcar em pó e / ou canela.
Sufganiyot são particularmente populares em Israel, onde são vendidos em carrinhos nas ruas mais de um mês antes de Hanukkah começar.
________________________________________________________________
Mi Yimalel (Quem pode recontar) - Uma canção Hanukkah tradicionaisaqui realizado por Craig Taubman, A Tribe & Mizzahi Albertono Live Concert "Luzes":
"Luzes" é um concerto de celebração Hanukkah com alguns dos artistas mais amados e emocionantes da comunidade judaica do mundo.
Representando uma grande variedade de estilos musicais, de cantorial a rock 'n roll, folk e sefarditas para bluegrass, Lights é uma experiência que mistura tradições judaicas do colorido de ontem, ao criar novas tradições para hoje e amanhã.
Lich'vod Hachanukkah - por Chaim Nachman Bialikuma canção de Chanukah tradicionaiscantada pelo vento WESTERNe Fran Avni
Chaim Nachman Bialik (hebraico: חיים נחמן ביאליק) (09 de janeiro de 1873, 04 de julho de 1934), também Chaim ou Haim, foi um poeta judeu que escreveu em hebraico.
Bialik foi um dos pioneiros dos poetas modernos hebraicos e passou a ser reconhecido como poeta nacional de Israel.
Bialik escreveu a maioria de seus poemas usando "Ashkenazi", que é uma pronúncia judaica, enquanto a pronuncia Hebraica que Israel usa é a pronúncia sefardita.
Em conseqüência, os poemas de Bialik raramente são recitados na métrica em que foram escritas.
________________________________________________________________
Desejo a todos os judeus ao redor do mundo
Hanukkah feliz!
Chag Sameach Chanukkah!
Best wishes,
Angela Nilsson
________________________________________________________________Fontes:http://www.history.com/topics/hanukkahhttp://judaism.about.com/od/holidays/a/hanukkah.htmhttp://www.jewfaq.org/holiday7.htmhttp://en.wikipedia.org/wiki/Hanukkahhttp://en.wikipedia.org/wiki/Antiochus_IV_Epiphaneshttp://en.wikipedia.org/wiki/Maccabees'http://judaism.about.com/od/chanukah/a/hanukahanerot.htmhttp://www.jewishfederations.org/page.aspx?id=51717
Labels: Feliz Natal 2011, Festa das Luzes, Hanukah
posted by Cah Ayu @ 5:30 PM 0 Comments
0 Comments:
Post a Comment
Subscribe to Post Comments [Atom]
<< Home